- Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Envíos recientes
Este trabalho, intitulado "Museus de Campina Grande: o Papel de Construção da Memória Histórica e a Educação Patrimonial", investiga a contribuição do Museu do Algodão e do Museu Histórico de Campina Grande na construção e preservação da memória histórica local, assim como sua influência na esfera da educação patrimonial. O estudo enfoca o patrimônio cultural como um recurso essencial para a compreensão das referências culturais em suas diversas manifestações, promovendo seu reconhecimento, valorização e conservação, principalmente após atividades acadêmicas desenvolvidas com a bolsa PET e com as novas disciplinas do currículo do curso de História da UFCG. No contexto da História, a análise crítica da memória e do patrimônio é fundamental, portanto, este trabalho, além de fazer parte do...
O objetivo deste trabalho foi analisar as legendas em língua portuguesa brasileira dos marcadores culturais da série Insecure com foco em quatro personagens, Issa, Molly, Tiffany e Kelli. Para isso, os marcadores culturais em língua inglesa foram identificados e classificados em cinco categorias; em seguida, os processos tradutórios utilizados foram analisados a partir da teoria de Estrangeirização e Domesticação de Venuti (2019, 2021). Como fundamentação teórica, foi estudada a área de Tradução Audiovisual, a partir de Diaz Cintas (2005, 2008), Delabastita (1989) e Nobre (2002), seguida da Legendagem, com os estudos de Diaz Cintas e Remael (2021), Nobre (2002), Viccino (2007). A próxima teoria estudada foi a Estrangerização e Domesticação de Venuti (2019, 2021). Por último, foi discuti...
Objetivando melhorar o desempenho do sistema de irrigação por microaspersão, usando o microaspersor NAAN 7110 “HADAR”, este trabalho fornece informações de vazão x pressão para diferentes diâmetros de bocais do microaspersor, perda de carga localizada na inserção do microaspersor em função da vazão à montante do microaspersor para os diâmetros DN 12 e DN 16 e o comprimento máximo da linha lateral em função do espaçamento dos microaspersores e da topografia do terreno
O objetivo do presente trabalho foi desenvolver um sistema automático de controle de irrigação para plantas cultivadas em vasos dentro de estufas, tendo transdutores de pressão acoplados a tensiômetros como sensores de umidade. O sistema de controle funcionou satisfatoriamente durante o período de testes, sem apresentar falhas operacionais e conseguindo controlar eficientemente as irrigações. Adicionalmente, monitorou corretamente a tensão de água do substrato na opção de controle automático, aplicando água em função da demanda das plantas.
Avaliou-se a confiabilidade do teste do furo de trado na determinação da condutividade hidráulica em seis lotes, com drenagem subterrânea, do Perímetro Irrigado de Bebedouro-Petrolina. A confiabilidade foi testada mediante comparações com estimativas desse parâmetro fornecidas a partir de medições de cargas hidráulicas e descargas nos drenos. Nos cinco lotes que foram possíveis medições de cargas hidráulicas e descargas, ratifica-se a confiabilidade a esse teste porque ocorreram diferenças de apenas 3,3 a 10%, em relação aos valores estimados a partir de medições das cargas hidráulicas e descargas.
Estudou-se o comportamento do P-ocluso em um solo sob vegetação de cerrado, o qual recebera anteriormente 5 níveis de adubação fosfatada. Procedeu-se ataque enérgico com HCl, HNO3 e H2SO4 concentrados, em amostras de solos remanescentes das extrações do P-inorgânico (P-NH4Cl, P-Al, P-Fe e P-Ca), sendo o fósforo quantificado espectrofotometricamente com o reagente sulfo-Bismuto molíbdico, usando o ácido ascórbico como redutor. Os resultados indicaram valores elevados de P-ocluso nos níveis mais altos de adubação fosfatada e um certo equilíbrio da 2ª. até à 4ª. época de amostragem.
A cultura de tangerina foi irrigada por microaspersão, sendo 4 tratamentos irrigados e um não irrigado. Foi comparado o comportamento do potencial de água na folha de agosto a novembro de 1994 e 1995 determinado entre 11 e 12 horas. No tratamento que recebe lâmina equivalente a 100% da evaporação do tanque classe A e no tratamento não irrigado foi avaliado o comportamento do potencial ao longo do dia nos meses de maio, julho, setembro e outubro/95. Constatou-se que no ano de 1995 o potencial tende a ser maior do que em 1994 e que após as 6 horas os valores diminuem até as 12 horas e a partir daí tendem a aumentar.
Amostras de raízes de milho foram retiradas em um campo irrigado por gotejamento. Após preparadas, as raízes foram passadas num “scanner” gerando imagens digitais. Dois programas de computador foram usados na medição da área, comprimento e diâmetro: Delta-T Scan e Rootedge. Os dois programas geraram uma pequena diferença (7%) entre as medições. Em geral, a área e o comprimento obtidos pelo Rootedge foram menores que os valores obtidos pelo Delta-T, o que não ocorreu no caso do diâmetro das raízes.
O objetivo deste trabalho foi o de avaliar o comportamento de novas linhagens de arroz irrigado, em sistema de irrigação contínua em solo de várzea de Roraima, com a finalidade de indicar as melhores para testes de rendimento mais avançados e posterior lançamento/recomendação como cultivares. No período de dezembro /95 a abril/96, Foi conduzido um ensaio no Campo Experimental Bom Intento, município de Boa Vista,RR, testando-se 20 linhagens no delineamento em blocos ao acaso com quatro repetições. De acordo com os resultados obtidos foram selecionadas as linhagens CNA8257, CNA 8319, CNA 8246, CNA 8236; CNA 8243 e CNA 8235 que apresentaram rendimentos variando de 8,92t/há a 7,69 t/ha, resistência à brusone nas folhas e características de grãos compatíveis com as exigência do merc...
Este trabalho foi realizado na Fazenda Frutivale, Juazeiro-BA, num pomar de mangueira var. Tommy Atkins com quatro anos de idade e plantas apresentando 4,70m de altura. O estudo compreendeu a abertura de trincheiras num dos quadrantes explorados pela planta, utilizando os métodos dos monólitos descritos por Kelesnicov (1971). Quanto à distribuição horizontal das raízes na camada de 0 a 30cm, constatou-se que 91,34% das raízes de absorção de água e nutrientes e 100% das raízes de sustentação estavam concentradas na distância de 0 a 150cm em relação à planta, quando se considera o espaçamento entre fileiras e 88,43 e 100%, respectivamente, estavam situadas na distância de 0 a 200cm, com relação ao espaçamento entre plantas. Nas camadas de 31 a 120cm de profundidade, a distribuiçã...
Para verificar o comportamento de 4 métodos de controle de irrigação, foi conduzido um experimento com a cultura do milho, na área do CNPMS/EMBRAPA, Sete Lagoas- MG, utilizando o delineamento de blocos casualizados com quatro métodos de controle de água, dois níveis de potencial de água no solo(-0,07 MPa e - 0,3 MPa ) e três repetições. Não houve diferença estatística significativa entre sete dos oito tratamentos. Exceção se faz ao tratamento T7, o qual foi monitorado por blocos de resistência elétrica (blocos de gesso) para determinar o momento de irrigar, no potencial da água no solo de -0,3 MPa , e a lâmina de irrigação estimada pela evaporação do tanque Classe A.
Dois procedimentos de cálculo da condutividade hidráulica do solo saturado pelo método do poço na presença do lençol freático são analisados e discutidos. Os resultados mostraram não haver diferenças significativas entre eles. Entretanto, o método com a regressão do tipo exponencial apresenta a vantagem de evitar o uso de tabelas e ser mais apropriado para cálculos através do uso de programas computacionais.
Neste trabalho determinaram-se os custos e os coeficientes de uniformidade de Christiansen, para um sistema de irrigação semiportátil, para dois modelos de aspersores, três pressões de operação e seis combinações de espaçamento. Os resultados mostraram que, para o aspersor NAAN e CUC de até 90%, os menores custos foram obtidos para a pressão de operação de 147,1 kPa, acima de 90% a pressão de 196,2 kPa proporciona um menor custo total do sistema. Para o aspersor FABRIMAR, considerando-se um mesmo valor de CUC, para a maioria das situações, os menores custos foram obtidos com a pressão de operação de 147,1 kPa, e os maiores para a pressão de 98,1 kPa.
Realizou-se um estudo para obtenção de uma equação, que possibilitasse a determinação de coeficiente de cultura, Kc, para a alface irrigada , independente da época e local de plantio. O ajuste foi feito relacionando Kc com graus-dia de desenvolvimento, GDD, de modo a facilitar o planejamento e manejo de irrigação desta cultura com uso de programa de computador.
Esta pesquisa visa determinar o coeficiente de energia cinética R da equação universal da perda de solo, junto ao campo experimental da Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP. Foi utilizada o método de Eigel e Moore para obter a distribuição espectral das gotas de chuva, e o valor encontrado foi R=38.22 J/m2.mm para uma chuva de intensidade igual a 5.4 mm/h.
Neste trabalho objetivou-se avaliar a sensibilidade de alguns coeficientes de uniformidade a mudanças nos fatores operacionais; identificar entre os fatores operacionais testados aquele que mais influencia nos coeficientes e desenvolver um software que facilite o uso dos diversos coeficientes. Pelos resultados concluiu-se que: 1o) o coeficiente de Benami e Hore, parece ser mais sensível às mudanças dos fatores operacionais e os coeficientes de Christiansen, Hart e Karmeli os menos sensíveis; 2o) o espaçamento entre aspersores e linhas laterais foram os fatores operacionais que mais influenciaram os coeficientes, e o tempo de duração do teste o que menos influenciou.
O trabalho foi conduzido para avaliar o efeito da umidade do solo na produção do inhame. Quatro tratamentos A, B, C e D, repetidos três vezes, constituíram em se elevar, durante a fase de crescimento do inhame ( 90 a 180 dias após o plantio) o teor de umidade do solo para a capacidade de campo em turnos de 3, 5, 7 e 9 dias, respectivamente. Os teores de umidade do perfil dos primeiros 60 centímetros de solo, foram monitorados diariamente através de uma sonda de neutrons. A deficiência de água no solo, durante a fase de crescimento, afetou a produção do inhame. As maiores produções médias, tanto de túberas comerciais como de túberas sementes, foram do tratamento B. Recomenda-se irrigar o inhame, durante a sua fase de crescimento, com uma fração de esgotamento da água disponível ...
Este trabalho refere-se a caracterização hidrodinâmica do Latossolo Roxo Distrófico/Campus Experimental da Engenharia Agrícola-UNIOESTE, feita a partir da realização de ensaios de drenagem interna no período de exploração com culturas anuais. Procedeu-se a caracterização hidrodinâmica através da determinação da relação K(0) e h(0) em cada fase do experimento, com a finalidade de se verificar a influência das práticas de preparo e manejo do solo nos processos hidrodinâmicos através de seu perfil.
Avaliou-se o coeficiente de uniformidade de distribuição de Christiansen (CUC) e o coeficiente de variação de distribuição (CVD) do microaspersor NAAN 7110, em laboratório, na ausência de vento, e em campo, para diferentes condições de vento. Os coeficientes de uniformidades de Christiansen apresentaram-se baixos, tanto no laboratório como em campo. Já o coeficiente de variação de distribuição apresentou valores considerados razoáveis. Para as condições estudadas, não houve influência do vento nos coeficientes.
Avaliou-se o coeficiente de variação de fabricação (CV) e as possíveis alterações de funcionamento no micro gotejador Katif (3,75 l/h), após 2,5 anos de uso. Foram testados 54 emissores novos e 96 usados, que foram coletados em campo. Os emissores novos apresentaram uma excelente uniformidade de fabricação (CV=4,8%), enquanto que os usados foram marginais (CV=9,3%), resultando numa redução de desempenho. Constatou-se que a vazão nominal do emissor está subestimada, e que deve-se utilizar mais de um emissor por planta para se garantir uma melhor uniformidade de aplicação d’água pelo sistema.
Comunidades en DSpace
Elija una comunidad para visualizar sus colecciones.
Discover
- 138 GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
- 97 FRANCISCO, Paulo Roberto Megna.
- 90 RIBEIRO, George do Nascimento.
- 83 SILVA, José Irivaldo Alves Oliveira.
- 82 LACERDA, Alecksandra Vieira de.
- 77 SANTOS, Marcos dos.
- 59 ANDRADE, Valéria.
- 58 LEMOS, Flávia Cristina Silveira.
- 47 SANTOS, Djail.
- 45 CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
- . next >
- 2579 Engenharia Elétrica.
- 2571 História.
- 1919 Engenharia Civil
- 1683 Engenharia de Produção.
- 1659 Educação.
- 1434 Estágio em Engenharia Civil
- 1411 Direito
- 1151 Estágio em Engenharia Elétrica
- 1049 Civil Engineering Internship
- 1040 Ciência da Computação
- . next >
- 7208 2020 - 2024
- 20596 2010 - 2019
- 6116 2000 - 2009
- 1935 1990 - 1999
- 1514 1980 - 1989
- 387 1970 - 1979
- 1 1968 - 1969