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  1. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG

Envíos recientes

Propriedades nutricional e antioxidante de cogumelos comestíveis Pleurotus ostreatus cultivados em substratos obtidos de resíduos agrícolas.

Os cogumelos da espécie Pleurotus ostreatus são um dos cogumelos mais consumidos mundialmente, pois possuem baixo teor de lipídios e energia, mas são ricos em proteínas, carboidratos, vitaminas, fibras alimentares e minerais. Além disso, são dotados de metabólitos secundários que oferecem ação promotora da saúde, como antioxidantes, e conseguem degradar substratos lignocelulósicos presentes em resíduos agrícolas. Contudo, o substrato pode interferir nos atributos funcionais dos cogumelos. Nessa perspectiva, foi objetivo avaliar a influência dos resíduos agrícolas folha de bananeira e bagaço de cana-de-açúcar no potencial nutricional e antioxidante de P. ostreatus. O estudo utilizou folha de bananeira e bagaço de cana-de-açúcar combinados em 5 formulações diferentes, como...

Juventude do campo e quilombola: Educação e identidade cultural na Comunidade Quilombola de Itaboca - Inhangapi – PA.

Esta pesquisa problematizou a educação no contexto da uma comunidade quilombola, sobre a qual procurou saber como a educação influencia a identidade cultural de jovens quilombolas. A investigação teve por finalidade analisar a relação entre educação e identidade cultural de jovens na comunidade quilombola de Itaboca no Município de Inhangapi–PA, que para atingi-la adotou-se como percurso metodológico a pesquisa participante e a análise de conteúdo para examinar as narrativas de sujeitos e jovens da referida comunidade. Os resultados mostraram que a comunidade ainda está em processo de apropriação do processo de reconhecimento de seu território, tendo a educação um valor indelével, especialmente para os jovens que veem nela chance de continuidade de estudos e profissionalização ...

Olhares sobre a Escola Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira, no município de Moju, de 2007 a 2017.

A presente dissertação, intitulada "Olhares sobre a Escola Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira, no Município de Moju, de 2007 a 2017", objetivou discorrer sobre o processo histórico da Escola Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira entre 2007 a 2017. Nesse prisma, o estudo procurou investigar de que maneira ocorreu o processo histórico da Escola Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira, no município de Moju - PA, no período supracitado. Tratou-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa no campo da História da Educação, com recorte para a História das Instituições Escolares e História Oral. Teve como instrumentos de coleta de dados a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada, com o uso de um roteiro com questões abertas e um gravador. A fonte viva sobre o p...

Dos mutirões aos pimentais: a (re)construção das Identidades na contradição Trabalho-Capital, em comunidade quilombola no nordeste paraense.

Esta pesquisa analisa, a partir de materialidades produtivas realizadas por homens e mulheres da Comunidade Quilombola de Tambaí-Açu, no município de Mocajuba, Pará, a (re)construção de identidades, na contradição Capital-Trabalho. Busca responder à indagação de como esses sujeitos constroem processos de resistência, ou não, às determinações do modo de produção capitalista, considerando as reproduções ampliadas da vida e as reproduções ampliadas do capital, que lhes possibilita estabelecer, conforme Marx (2013), mediações que (re)constroem suas identidades como classe. Para tanto, adotamos a abordagem qualitativa, pautada no materialismo histórico-dialético, pois entendemos, conforme Araújo (2007), que os fenômenos sociais correspondem a dimensões tanto quantitativas quan...

REFAVELA : propostas para reconhecer e integrar os assentamentos populares de Campina Grande (PB) a partir das Zonas Especiais de interesse social.

O acelerado processo de urbanização no Brasil no século XX, marcado por desigualdades econômicas, políticas e socioespaciais, teve como uma de suas expressões materiais os assentamentos populares, em sua maioria, com situações de precariedade e de risco socioambiental para seus moradores. Tais condições requerem que o planejamento urbano seja inclusivo, reconhecendo esses territórios como prioridades. Nesse contexto, as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) emergem nos anos 1980 como instrumento regulatório para facilitar a promoção da urbanização, a regularização fundiária e, adiante, de habitação social. Este estudo tem como objetivo geral analisar a dinâmica socioespacial e as condições urbanísticas e ambientais dos assentamentos populares de Campina Grande - PB, com base na Lei...

Perspectivas e desafios da atuação do enfermeiro na inserção do DIU na atenção primária: uma revisão integrativa da literatura.

O dispositivo intrauterino de cobre é um contraceptivo de longa duração, livre de hormônios, e sua inserção, retirada e revisão podem ser realizadas por enfermeiros capacitados. O estudo tem como objetivo compreender através da literatura as barreiras e perspectivas da inserção de DIU por enfermeiros, dentro do contexto da Atenção Primária. Trata-se de uma revisão integrativa, onde a busca ocorreu por meio da Biblioteca Virtual em Saúde, nas bases de dados LILACS, BDENF, IBECS e MEDLINE, sendo utilizados 08 artigos que atenderam aos critérios de inclusão: pesquisas nos idiomas de português, inglês e espanhol, dos últimos 5 anos (2019 à 2024). E os critérios de exclusão: artigos que não atenderam a temática abordada e incompletos. Utilizou-se três categorias temáticas, sendo ela...

Educação quilombola: Constituição de lideranças e práticas de resistências na Comunidade Quilombola de Umarizal Beira, Baião-Pará.

Esta pesquisa objetiva analisar o processo de constituição de lideranças negras e práticas de resistências como fator educativo na Comunidade Quilombola de Umarizal Beira, Baião-Pará. O problema da investigação contextualiza os processos excludentes da violência colonial contra a população afrodescendente escravizada que culminaram na produção do racismo na organização política e social da sociedade brasileira. As perguntas formuladas versam sobre o seguinte: Como se deu o processo de constituição de lideranças na comunidade remanescente de quilombo de Umarizal Beira, no que tange aos elementos culturais, étnico-raciais e políticos? De que modo as histórias de vida dos afrodescendentes e lideranças quilombolas constituem sua formação identitária enquanto fator educativo e práti...

Saberes tradicionais, memória e cultura: uma análise das práticas culturais da Comunidade Remanescente de Quilombo do Itacuruçá (Abaetetuba/Pará).

A presente dissertação tem como objeto de estudo os saberes tradicionais da comunidade remanescente de quilombo do Itacuruçá (Abaetetuba/Pará) com o intuito de compreender as formas de valorização e proteção desses saberes a partir da análise da efetivação do ordenamento jurídico brasileiro que dá base para a proteção dos povos tradicionais, na medida em que se identifica sua relação com as práticas culturais e formas de transmissão desses saberes de geração em geração por meio da memória coletiva e das histórias orais dos guardiões da memória da comunidade. Para empreender o trabalho utilizamos de uma abordagem qualitativa e como metodologia destacamos a historia oral. Como aporte teórico base para a pesquisa, temos: Bosi (2003), Thompson (2014), Martins (1999), Pollak (1989), ...

Saberes tradicionais dos remanescentes de quilombolas da Comunidade Umarizal (Baião/PA).

A presente investigação nasceu do interesse sobre os quilombolas da comunidade Umarizal (Baião/PA), despertado a partir do contato com esse povo, que ocorreu por meio de uma pesquisa de especialização em Cultura Afro-brasileira, realizada em 2010. A dimensão da realidade desse quilombo apontou elementos instigantes que levou a entender o quão era importante tratar de assuntos pertinentes aos saberes locais desses remanescentes de quilombolas do Umarizal. Neste sentido, a pesquisa partiu de questionamentos sobre os Saberes Tradicionais que caracterizam a Comunidade Quilombola do Umarizal, e como esses saberes estão sendo transmitidos de geração em geração, Assim, definiu-se como objetivo geral analisar os saberes tradicionais que caracterizam a Comunidade Quilombola do Umarizal,...

Gênero, saberes e poder: o protagonismo de mulheres negras na organização política e social da Comunidade Remanescente de Quilombos São José de Icatu – Mocajuba/PA.

O presente estudo, intitulado Gênero, Saberes e Poder: o protagonismo de mulheres negras na organização política e social da Comunidade Remanescente de Quilombos São José de Icatu – Mocajuba/Pará, tem como objetivo analisar e problematizaro protagonismo político de mulheres lideranças da referida comunidade. Da mesma forma, intenta ainda investigar o engajamento político dessas mulheres quanto aos direcionamentos e às lutas por melhores condições de vida dos moradores da comunidade. Destarte, ao salientar o papel de destaque de algumas das moradoras na gestão e na organização da comunidade, tencionamos analisar o processo de empoderamento das mulheres de Icatu. Para a efetivação deste estudo, buscou-se apoio teórico-metodológico nas reflexões de autores como: PINTO (2004, 2007,...

Cosmologia e extensão via gravidade de Horndeski.

Este trabalho investiga a gravidade de Horndeski como uma alternativa ao modelo cosmológico padrão ( -CDM), com ênfase na mitigação da tensão de Hubble. Inicialmente, abordamos os aspectos conceituais que serviram de base para a formulação da gravidade de Einstein, além de tratarmos tópicos essenciais para a Cosmologia. Posteriormente, apresentamos a gravidade de Horndeski, destacando sua formulação matemática, propriedades teóricas e condições de estabilidade. A parte metodológica inclui a implementação numérica das equações cosmológicas e o ajuste de parâmetros para reproduzir observações recentes. Os resultados mostram que o modelo específico de acoplamento derivativo não-mínimo de Horndeski pode aliviar a tensão de Hubble por meio do ajuste do potencial escalar, mantendo co...

Concepções e práticas de contação de histórias de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

O contar de histórias vem trilhando novos caminhos e chegando cada vez mais a espaços diversos. Na escola, essa prática vem cada vez mais sendo fortalecida, seja com o propósito de trabalhar a intersubjetividade, exercer a função terapêutica, abordar a existência humana, ser utilizada como performance, para educar, ou como incentivo à leitura. O contar histórias, atualmente, não se restringe apenas ao uso de ferramentas, como voz, gestos e recursos literários, mas tem incorporado novos elementos ao ato de contar histórias, a exemplo de objetos, cenários, iluminação, musicalidade, performance elaborada, caracterização do contador/professor, além de buscar a utilização de novas técnicas de aprimoramento do seu fazer, inclusive no âmbito da escola. Como referencial teórico, a pesquisa adot...

Saberes do trabalho e formação da identidade das mulheres negras do São Benedito do Vizeu / Mocajuba – Pará.

O presente trabalho trata da constituição da identidade de mulher negra na comunidade remanescente do quilombo de São Benedito do Vizeu. Este objetiva saber, como essas remanescentes desse quilombo no município Mocajuba-Para formam sua identidade nas atividades laborais associadas aos saberes do trabalho numa materialidade histórica da vida junto a classe trabalhadora. A pesquisa toma como base o método materialismo histórico-dialético diante das contradições e mediações a partir do princípio da totalidade. Destaca-se ainda uma abordagem de base qualitativa com a entrevista semiestruturada, associada a análise de conteúdo para entender que as vozes e memórias dessas mulheres narram constituição de identidade na relação com o mundo do trabalho. Nesse viés metodológico partimos de...

Currículo e diálogo cultural na construção da educação quilombola na Escola São Tomé no município de Abaetetuba/PA.

A presente pesquisa, intitulada Currículo e Diálogo Cultural na construção da Educação Quilombola na escola São Tomé no município de Abaetetuba/PA, buscou indagar de que maneira a escola quilombola trabalha o currículo e em que medida ocorre diálogo cultural nos processos de formação dos alunos. Como problemática da investigação trago a seguinte questão: como o currículo e o diálogo cultural na construção da educação quilombola vem sendo trabalhado na escola São Tomé? O objetivo da pesquisa foi analisar o currículo e o diálogo cultural na construção da educação quilombola na escola São Tomé, considerando a cultura, a identidade e os reflexos na formação da construção do ensino-aprendizagem dos educandos. As concepções teóricas de Giroux (1986), Laraia (2006), Moreira (19...

Formação, docência e saberes culturais na Escola Quilombola 4 de Março.

No contexto atual há de se discutir a aplicabilidade das leis que determinam a modificação do currículo escolar para inserção dos estudos sobre indígenas, afro-brasileiros e quilombolas na educação formal. Nessa perspectiva é que surge a proposta de discutir a temática em torno da questão da formação de professores que atuam em escolas quilombolas em uma das regiões mais bem povoada de remanescentes de quilombo, especificamente no Rio Genipaúba, no município de Abaetetuba, Estado do Pará. Desta forma, compreender o processo de formação continuada das professoras e professores que atuam naquela localidade, analisando em que medida essa formação contribui para as mudanças das práticas docentes – principalmente no que se refere às discussões sobre questões étnico-raciais –,...

Educação e resistência na comunidade do Baixo Itacuruçá em Abaetetuba no Pará: memória de luta na afirmação e valorização da identidade quilombola.

O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa Educação e Resistência na Comunidade do Baixo Itacuruçá em Abaetetuba no Pará: O Papel da Escola Santo André na Afirmação e Valorização da Identidade Quilombola, que objetiva compreender como esses processos educativos contribuíram e contribuem para as vivências cotidianas dos elementos constitutivos da resistência quilombola: a educação, a memória e a identidade. Subsidiado teoricamente nos referenciais da educação popular, especialmente nas obras de José Reis, Flávio Gomes, Vicente Salles, Robert Slenes, Nilma Lino Gomes, Miguel Arroyo,Tomas Tadeu da Silva, Antônio Ciampa, Frigoto, Vera Candau, buscamos entender o quilombo na sua epistemologia da resistência. A metodologia da pesquisa etnográfica foi subsidiada...

O processo de emancipação da mulher quilombola: participação política na Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos das Ilhas de Abaetetuba – Arquia.

O presente trabalho, intitulado O processo de emancipação da mulher quilombola: participação política na Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos das Ilhas de Abaetetuba – ARQUIA, investiga se ocorre o processo de emancipação das mulheres quilombolas da comunidade. E para isso, analisamos as categorias identidade, gênero, emancipação e etnia, pois ao trabalhar essas categorias no decorrer da pesquisa, proporcionaram uma dimensão fundamental para o contexto da mulher quilombola. As premissas epistemológicas aqui adotadas têm como referência os estudos culturais e pós estruturalistas. Elegem-se teóricos/as como: Gonzaléz (1984); Gomes (2003); Munanga (1996); Bhabha (1991); Louro (2000); Scott (2005) entre outros. Caracteriza- se por uma pesquisa qualitativa,...

Negligência da História local nos livros didáticos e suas implicações para as metodologias no ensino de história.

Este artigo investiga a história local no currículo escolar, nos livros didáticos e nas práticas pedagógicas. Para tanto, tomamos como material para análise os livros didáticos: História, Sociedade e Cidadania de Alfredo Boulos Júnior (2022); Inspire História de Reginaldo Seriacopi e Gislane Azevedo(2021); Projeto Araribá: História organizado sob coordenação de Maria do Carmo Fernandes Branco(2020); História Local: Contribuições para Pensar, Fazer e Ensinar de Vilma de Lurdes Barbosa e Melo(2006); História e Democracia de Flávio de Campos, Regina Claro e Miriam Dolhnikoff (2018), e Jovem Sapiens de Yuval Noah Harari (2019), tendo como referencial teórico e análise da questão os estudos aqui privilegiados de Melo (2006), Vasconcelos (...

Valeriana officinalis L. como alternativa terapêutica no tratamento da insônia: uma revisão.

A insônia exerce um impacto significativo na qualidade de vida dos indivíduos, sendo frequentemente um fator desencadeante da redução da produtividade, comprometendo a função cognitiva e aumentando o risco de acidentes no trânsito e no ambiente de trabalho. No tratamento desse distúrbio do sono, é comum o uso de medicamentos sedativos e hipnóticos, como os benzodiazepínicos e os agonistas dos receptores de melatonina. Dentre esses, destacam-se os hipnóticos não benzodiazepínicos, popularmente conhecidos como "drogas Z", bem como os próprios benzodiazepínicos, que, embora eficazes na indução do sono, estão associados a riscos como dependência e efeitos residuais durante o dia. Em busca de alternativas terapêuticas seguras e eficazes para o tratamento da insônia, este estudo investigou a ...

Avaliação da partição de comprimidos: implicações para a segurança e eficácia terapêutica.

A partição de comprimidos é uma prática amplamente difundida no meio hospitalar e domiciliar. Seus principais propósitos são o ajuste da dose, facilitar a deglutição dos comprimidos e reduzir os custos com o tratamento terapêutico. Esta pode ser realizada tanto com o auxílio de ferramentas específicas quanto manualmente. É uma prática com um impacto relevante, especialmente porque em muitas vezes é aplicada para o ajuste de dose de pacientes infantis e idosos. O presente trabalho avaliou o impacto da partição em comprimidos sulcados de AAS 100 e AAS 500 mg. Os comprimidos de AAS 100 mg foram partidos usando faca, fracionador de comprimidos e de maneira manual, e os de AAS 500 mg apenas usando o fracionador. Os ensaios de peso médio, doseamento por titulação e perda de massa foram utili...

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  • 138 GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
  • 102 FRANCISCO, Paulo Roberto Megna.
  • 94 RIBEIRO, George do Nascimento.
  • 88 SILVA, José Irivaldo Alves Oliveira.
  • 82 LACERDA, Alecksandra Vieira de.
  • 77 SANTOS, Marcos dos.
  • 63 ANDRADE, Valéria.
  • 58 LEMOS, Flávia Cristina Silveira.
  • 47 SANTOS, Djail.
  • 46 VITAL, Adriana de Fátima Meira.
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Subject
  • 3007 História.
  • 2596 Engenharia Elétrica.
  • 1919 Engenharia Civil
  • 1886 Educação.
  • 1769 Engenharia Agrícola.
  • 1691 Engenharia de Produção.
  • 1434 Estágio em Engenharia Civil
  • 1423 Direito
  • 1151 Estágio em Engenharia Elétrica
  • 1053 Ciência da Computação
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Date issued
  • 8442 2020 - 2025
  • 21076 2010 - 2019
  • 6836 2000 - 2009
  • 2260 1990 - 1999
  • 1597 1980 - 1989
  • 387 1970 - 1979
  • 9 1962 - 1969
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