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  1. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG

Novos documentos depositados

Caracterização da comercialização da Traíra Hoplias malabaricus na cidade de Picuí – PB: estratégias de marketing e agregação de valor ao pescado.

A comercialização do pescado na cidade de Picuí, na Paraíba, apresenta uma grande importância socioeconômica, com destaque para espécies como a traíra Hoplias malabaricus, a qual apresenta um potencial para o consumo por ser um peixe com baixo teor de gordura. O comércio ocorre por meio de feira livre, supermercados e “delivery” porta-a-porta. O público consumidor se diferencia por consumidores que buscam um produto fresco, e outro mais diferenciado que prefere o pescado em cortes para facilitar o preparo. O trabalho foi realizado por meio de visitas aos estabelecimentos de venda de pescado no município e entrevistas com comerciantes de pescado e observação pelo pesquisador, tendo como objetivo verificar quais espécies de pescado são mais comercializadas, com destaque para a traíra e se...

Cultura, identidade e gênero no bairro da África: história, memórias e saberes de descendente de negros migrados do Rio Anapuzinho.

O presente estudo procura compreender o contexto de formação e transformação do bairro da África no município de Igarapé/PA, analisando a sua importância econômica, política e cultural para o município, tentando trazer à tona o protagonismo de mulheres negras, crianças, jovens e adultos, suas trajetórias de vida, suas reinvenções cotidianas, saberes e práticas culturais. Para tanto, se propõe abordar o surgimento do bairro da África, percebendo este bairro como uma pequena comunidade formada na parte central da sede do referido município, composta por descendentes de negros, que migraram da zona rural, principalmente da região do Rio Anapuzinho, para a zona urbana em busca de melhores condições de vida, constituindo um bairro negro na cidade de Igarapé-Miri. Para cumprir...

Cantos e escrituras de devir-mulher: ativismos feministas na educação.

Esta Dissertação de Mestrado em Educação e Cultura situa-se em um contexto de extrema urgência às lutas feministas frente aos avanços da violência contra a mulher e das práticas conservadoras patriarcais que excluem a sua participação na sociedade em escalas alarmantes. No âmbito desta pesquisa, focalizamos os nascimentos políticos e os ativismos feministas de mulheres universitárias e egressas que percorreram e percorrem sua formação acadêmica e atuação profissional em meio às reverberações coletivas de suas lutas por visibilidade e participação feminina na sociedade. Desse modo, apresenta as seguintes questões: como nascem os ativismos feministas em âmbito acadêmico? Que enfrentamentos e linhas de fuga cruzam esses percursos? Em que momentos o devir-mulher atravessa essa forma...

Memórias e saberes das benzedeiras e/ou parteiras quilombolas da comunidade do Itacuruçá - Abaetetuba/Pará.

A presente dissertação tem como objeto de estudo os Saberes Tradicionais das Benzedeiras e/ou Parteiras quilombolas de Itacuruçá – Abaetetuba/Pará, aborda o processo de benzer e/ou parturiar. Com o intuito de compreender o processo de construção da aprendizagem dos saberes tradicionais. Para empreender o trabalho, utilizamo-nos de uma abordagem qualitativa, com uma metodologia baseada na história oral com recursos etnográficos. Como aporte teórico, fundamenta-se em autores, como: Charlot (2000); Portelli (1997); Pinto (2002); Geertz (1989); Le Goff (1990); Quintana (1985), autores que discutem sobre a compreensão da temática e dentre outras referências que serão utilizadas. Aplicamos como instrumento da pesquisa entrevistas, a partir de um roteiro de questões. E ao probl...

Práticas educativas em ONGs no semiárido: a expressão Educação Planetária em espaços não formais de educabilidade.

A construção do cenário desta era planetária seguiu um percurso caracterizado pela sensação humana desconfortante de incertezas, isolamento, fragmentação, impotência e desrespeito. Por outro lado, serviu de base para a emergência de novas capacidades em pessoas que, atualmente, refletem, reagem e buscam alternativas que atendam aos desafios deste século. A reflexão acerca destas questões e do futuro da humanidade tem sido alvo das preocupações de muitos cientistas, filósofos, sociólogos e educadores, em geral, no sentido de levantar as demandas - desafios deste século e propor caminhos para ajudar a humanidade nesta sua itinerância. Nesta publicação buscamos articular o fazer educativo conduzido em espaços não formais de educabilidades com os fundamentos teóricos que orientam a educação...

Prática docente: narrativas de professores/as da Comunidade Remanescente Quilombo Piratuba (Abaetetuba/PARÁ).

A presente pesquisa tem como objetivo analisar como as trajetórias de vida e a formação de professores da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Comunidade de Piratuba, contribuempara as práticas docentes em sala de aula e para a construção da identidade profissional. Metodologicamente, elegemos a história oral, partindo de uma abordagem qualitativa. Teoricamente, a pesquisa está embasada nos seguintes aportes teóricos: Nunes (2001), Tardif (2002), Pollak, (1989), Lino (1996), Goldenberg (1997), Marconi e Lakatos (2011). Para Reis (2008), as histórias de vida, como as dos/as professores/as quilombolas, geralmente narram acerca do desenvolvimento de uma ação desencadeada por uma situação de conflito real ou imaginária. Realizamos a pesquisa de campo a part...

Caracterização molecular de mitovirus associados a maracujazeiros (Passiflora Spp.).

O maracujazeiro (Passiflora sp), pertence à família Passifloracea e possui grande importância econômica. Sua produção pode ser afetada por uma grande variedade de doenças causadas por vírus. O gênero Mitovirus, da família Mitoviridae, compreende vírus de ssRNA não encapsidados caracterizados por possuírem uma única ORF capaz de codificar uma RNA polimerase dependente de RNA (RdRP) e por localizar- se no interior de mitocôndrias de fungos. Entretanto, vírus deste gênero também tem sido identificados em plantas como elementos endogenizados de RNA-não-retroviral, embora não possuam estágio obrigatório de DNA, tampouco uma transcriptase reversa em seu genoma. Até o presente momento, não há estudos relacionados a infecções causadas por mitovírus em maracujazeiros. Desta forma o ...

Percepções dos estudantes negros quilombola sobre suas identidades etnico-raciais na escola da Comunidade Remanescente de Quilombo São José da Povoação.

A pesquisa ocorreu na Comunidade Remanescente de Quilombo São José da Povoação, no Rio Mutuacá, interior do Município de Curralinho, Estado do Pará. Tendo-se como questionamento central as experiências que os estudantes quilombolas apresentam sobre suas identidades étnico-raciais apreendidas na escola da comunidade. Objetivando compreender a percepção dos estudantes quilombolas sobre suas identidades étnico-raciais apreendidas a partir da educação formal. A pesquisa teve como objetivo geral analisar as experiências dos estudantes quilombolas sobre suas identidades étnico-raciais tendo em vista a educação escolar na comunidade. Como objetivos específicos buscou-se perceber as experiências dos estudantes negros quilombola no contexto escolar; compreender como a educação ...

A formação para as relações étnico-raciais, pelo parfor, no curso de história: currículo e trajetória de professoras egressas de Cametá (PA).

Este trabalho tem como objetivo analisar a formação de professoras, através do curso de História da Universidade Federal do Pará, contempladas pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), tendo como foco de observação os estudos sobre as relações étnico-raciais aplicadas à análise do currículo do curso e às práticas sociais e escolares de docentes egressas do Campus Universitário de Cametá (PA), pois o curso de História do PARFOR ofertou no desenho curricular uma disciplina de História da África. Por conta disso, a intenção deste trabalho foi procurar saber, através de levantamento de dados, se o curso atende às questões étnico-raciais de acordo com as exigências da Lei nº 11.645/2008, que instituiu a obrigatoriedade da inclusão da temática...

Histórias, memórias, educação e (r)existências: entre saberes e fazeres do/no Quilombo de Bailique Centro, município Oeiras do Pará.

O estudo intitulado, Histórias, Memórias, Educação e (R)existências: entre saberes e fazeres do/no quilombo de Bailique Centro, Município de Oeiras do Pará, tem como objetivo analisar os saberes tradicionais como forma de (r)existência de mulheres e homens quilombolas, os conhecimentos referentes a prática do plantar, colher, criar e preservar, relacionados a natureza e as formas de relação dos moradores quilombola com tais saberes, que constituem os processos socioculturais e históricos desta comunidade. Metodologicamente buscou-se auxílio teórico em obras de autores que abordam temática relacionadas a oralidade, memória, (r)existências e saberes tradicionais e culturais, entre os quais destacam-se: LEFF (2006), MUÑOZ (2007), SANTOS (2005), PINTO (2004, 2010), DOMINGUES (2017),...

Mulheres, feminismo e saberes tradicionais.

O presente estudo visa refletir sobre a história de luta, de resistência e de saberes tradicionais de mulheres (da Cooperativa Agroindustrial e Extrativista das Mulheres do Município de Cametá (COOPMUC), no Baixo Tocantins, tendo como referência as atividades desenvolvidas por algumas dessas mulheres, objetivando compreender, a partir da memória em consonância com os relatos orais, as formas de transmissão de conhecimentos tradicionais, saberes e práticas, que demonstram ter resistido às constantes tentativas de

Entre a “harmonia”, o racismo velado e o silêncio: as relações raciais entre negros/as e brancos/as no curso de Medicina da Universidade Federal do Pará.

Neste estudo, tivemos como objetivo geral analisar como os/as discentes negros/as e brancos/as percebem as relações raciais no espaço acadêmico-institucional do curso de Medicina da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira. E como objetivos específicos delimitou-se: 1) compreender como os/as discentes entendem e percebem as políticas de ação afirmativa de modo geral e, em particular, as adotadas pela UFPA, Campus Universitário de Altamira; 2) analisar as percepções dos/as entrevistados/as sobre possíveis privilégios e desvantagens raciais existentes no curso de Bacharelado em Medicina; e 3) analisar como os discentes percebem a experiência de ser negro e ser branco no curso estudado. Para tanto, realizamos esta pesquisa exploratória, por meio de uma...

Vivências pedagógicas no clube de ciências do CES/UFCG: promovendo a educação científica no ensino de biologia através de metodologias ativas.

Os projetos de extensão desempenham um papel fundamental na formação dos estudantes universitários, bem como promovem uma troca de experiências entre o meio acadêmico e a comunidade através das atividades desenvolvidas. Neste sentido, este trabalho relata as atividades desenvolvidas durante o desenvolvimento do projeto de extensão “Clube de Ciências do CES: espaço de socialização, integrando educação científica e formação docente”, relacionadas à área de Biologia, no período de junho a dezembro de 2024 na Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB. O projeto surgiu da necessidade de aproximar o ensino de Ciências/Biologia da realidade sociocultural dos estudantes da educação básica, promovendo a popularização da ciência e a formação de uma consciência crítica por meio de me...

Compliance como instrumento de governança, gestão de risco e sustentabilidade: um estudo na Universidade Federal de Campina Grande.

Esta dissertação tem por objetivo principal analisar a aplicação de compliance como instrumento de governança, gestão de riscos e sustentabilidade nas práticas acadêmicas e administrativas da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Diante disso, adotou-se, como metodologia, uma pesquisa exploratória, descritiva e de caráter misto; com abordagem predominantemente qualitativa, que se utilizou da análise documental, mas com o emprego de técnica de coleta quantitativa (questionário com uso da escala likert) obtidos junto aos gestores para levantamento de dados primários. O método escolhido foi o estudo de caso. Para tratamento e análise dos dados foram adotadas as técnicas de análise de conteúdo, estatística descritiva e o método de Análise Exploratória de Dados (AED)...

Uso do extrato da Psidium guajava L. como alternativa aos antibióticos tradicionais.

Em meio à ascensão de bactérias resistentes aos antibióticos, cada vez mais a medicina busca alternativas como terapias ou produtos que substituam esses fármacos no tratamento de infecções bacterianas. Tendo em vista isso, esse Trabalho de Conclusão de Curso busca analisar, com base na literatura, o potencial do efeito antimicrobiano dos extratos de Psidium guajava e seu uso para a produção de novos antibióticos. A metodologia utilizada neste Trabalho de Conclusão de Curso foi a revisão de literatura integrativa, ocorrida no primeiro semestre de 2024. A estratégia utilizada foi a PICO, o Google Acadêmico, PubMed e Scielo foram usados como portais de dados, para a pesquisa de diversos descritores e de uma palavra-chave: “Resistant Bacteria” “Bacteria” “Guava” “Antibiotics” “Antimicrobial...

A Lei No 10.639/2003: à luz das práticas pedagógicas em escolas quilombolas no Alto Rio Trombetas - Oriximiná/PA.

Este estudo visa analisar como as práticas pedagógicas dos docentes de escolas quilombolas podem contribuir para o processo de aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 nesses espaços educativos, assumindo a seguinte hipótese: "As práticas pedagógicas de professores lotados em escolas quilombolas contribuem para a aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003, em um contexto social, histórico e geográfico singular na Amazônia e na inclusão de conhecimentos locais para a compreensão do papel do negro na sociedade brasileira". A pesquisa é de abordagem qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso múltiplo realizada nas Escolas Quilombolas Municipais de Ensino Fundamental "Baldoíno Melo" e "Nossa Senhora Piedade", pertencentes ao Sistema Municipal de Educação do Município de Oriximiná...

Criando jogos digitais educativos na Amazônia Tocantina: entre rios e quilombos cibercametaenses.

Este trabalho apresenta uma pesquisa que evidencia a viabilidade da criação de jogos digitais educativos para potencializar/conectar professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem. Para esta investigação, dialogamos com os princípios da pesquisa-formação na cibercultura, conforme expostos por Edméa Santos (2019), na perspectiva de "dispositivo" segundo Jacques Ardoino (1998), e a noção de "pensar-fazer" de Nilda Alves (2012). No contexto da pesquisa, desenvolvemos dispositivos formativos utilizando o software Clickteam Fusion 2.5, envolvendo alunos/as de duas escolas de ensino médio em Cametá (PA): a Escola Estadual de Ensino Médio Professor Heriberto Barroso Aragão, situada na zona rural, na Vila de Juaba, cujos estudantes participaram do desenvolvimento de...

A produção da existência em comunidades quilombolas do Amazonas: processos educativos e resistência cultural às margens do Rio Andirá, Barreirinha.

A tese articula-se à Linha de Pesquisa Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA). A pesquisa em tela tem por objetivo explicar como a produção da existência, enquanto processo material de produção da formação humana cria processos educativos de resistência cultural nas Comunidades Quilombolas do Rio Andirá. O eixo articulador da pesquisa se configura na conexão entre as categorias Produção da existência; Trabalho; Cultura; Quilombolas e Educação. O processo de formação humana configura-se pelo intercâmbio da produção da existência enquanto materialidade de vida, dessa forma a tese sinaliza que a Educação Escolar Quilombola enquanto política pública de igualdade racial tem se efetivado na Comunidade Quilombola S...

Professores e suas narrativas sobre interculturalidade no Curso de Pedagogia do Parfor/Amapá.

Esta tese, tem como objeto de estudo a formação inicial de professores pela perspectiva intercultural crítica no curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá e Universidade do Estado do Amapá, desenvolvida pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) nas turmas de Macapá nos anos de 2015 a 2020, período de egressos dos professores. Para esta discussão assumimos a perspectiva da Interculturalidade Crítica e nos fundamentamos em autores como: Candau e Russo (2010), Candau (2008), Walsh (2019; 2010), Fleuri (2003) e Oliveira e Freire (2015), apontamos como objetivo analisar os conhecimentos interculturais na formação inicial de professores na Amazônia amapaense a partir da relação teoria e prática e do compromisso em formar pr...

Etnoconhecimento na perspectiva da educação do campo sob a epistemologia do pensamento complexo e da transdisciplinaridade.

O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Currículo, Formação de Professores e Saberes Docentes, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPGE/UFT), propõe dissertar sobre como é relacionado o etnoconhecimento (saberes, tradições e culturas, passadas de geração a geração em comunidades tradicionais) – na perspectiva da educação do campo sob a epistemologia do pensamento complexo e da transdisciplinaridade – na Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, instituição pública localizada na Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso, em Arraias, Tocantins, Brasil. Para fundamentar nossa investigação, embasamo-nos nos pressupostos do etnoconhecimento elencados por Miranda (2007), Nascimento (2013) e Rocha (2014); da educação do campo de Arr...

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  • 96 RIBEIRO, George do Nascimento.
  • 88 SILVA, José Irivaldo Alves Oliveira.
  • 82 LACERDA, Alecksandra Vieira de.
  • 77 SANTOS, Marcos dos.
  • 63 ANDRADE, Valéria.
  • 58 LEMOS, Flávia Cristina Silveira.
  • 48 SANTOS, Djail.
  • 46 SILVA, Viviane Farias.
  • . próximo >
Assunto
  • 3007 História.
  • 2596 Engenharia Elétrica.
  • 1919 Engenharia Civil
  • 1906 Educação.
  • 1769 Engenharia Agrícola.
  • 1691 Engenharia de Produção.
  • 1434 Estágio em Engenharia Civil
  • 1423 Direito
  • 1151 Estágio em Engenharia Elétrica
  • 1053 Ciência da Computação
  • . próximo >
Data de Publicação
  • 36388 2000 - 2025
  • 4254 1000 - 1999
  • 1 7 - 999
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