- Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Recent Submissions
O artigo tem como centro de interesse identificar elementos estruturantes de cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), tomando por base os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) que integram as Ciências da Natureza e a Matemática. Para isso, ancora-se em estudos sobre a Educação do Campo e particulariza os princípios e fundamentos da LEdoC como política pública de formação de professores para atuarem, prioritariamente, em escolas do campo. Trata-se de uma análise documental, cujo corpus é constituído pelos PPC de cinco cursos implantados em universidades públicas de diferentes regiões brasileiras, examinados à luz das seguintes categorias: formação em alternância, formação integradora e formação emancipatória. Os dados analisados mostram que, ainda que partam da mesma ba...
O artigo traz reflexões sobre interfaces da formação continua de professores(as) em Educação do Campo com a Agroecologia e com a Educação Matemática Crítica (EMC). Para tanto, apoia-se em estudos realizados nesses domínios para apresentar duas experiências formativas vivenciadas com metodologias e públicos distintos: a primeira em uma formação em Agroecologia para professores(as) de escolas do campo no quadro da Ação Escola da Terra em Pernambuco, e a segunda em um minicurso que versou sobre os ambientes de aprendizagem, à luz da EMC, com professores(as) de escolas do campo, estudantes e pesquisadores(as), que traz reflexões sobre a experiência da professora formadora. Apresentam-se dois relatos de experiência por meio de uma análise qualitativa de dados que decorrem da interação e vivê...
O artigo tem por objetivo compreender como são estruturados os núcleos formativos de cursos de Licenciatura em Educação do Campo que formam professores de Matemática. O estudo é fruto de parte dos resultados de um projeto de pesquisa interinstitucional e buscou caracterizar os cursos de licenciatura que ofertam a formação de professores de Matemática para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, em contextos socioculturais específicos. Nesse cenário, discute-se a formação de professores de Matemática em cursos de Licenciatura em Educação do Campo e princípios, conceitos e documentos legais que fundamentam e regulamentam a Educação Escolar Quilombola. Realizou-se uma análise documental, cujo corpus foi constituído pelos Projetos Político-Pedagógicos de quat...
Este relato de experiência foi produzido a partir de uma roda de conversa sobre agroecologia realizada com estudantes da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública do município de Sumé, Paraíba. O estudo teve por objetivo discutir os princípios da agroecologia, bem como evidenciar as diferenças e contradições dela com o agronegócio. Participaram da roda de conversa estudantes e professores da Educação de Jovens e Adultos, bem como estudantes do Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para Convivência com o Semiárido, ofertado pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande. Para introduzir o debate, propomos o diálogo sobre memórias de práticas vivenciadas pelos estudantes e familiares de...
O artigo tem por objetivo analisar os ambientes de aprendizagem identificados em uma atividade de Modelagem Matemática sobre o Programa Bolsa Família, desenvolvida em uma escola do campo da Bahia. A pesquisa ancora-se nos estudos de Educação do Campo, Educação Matemática Crítica e Modelagem Matemática, na perspectiva sociocrítica. Os dados foram produzidos por meio da análise documental da atividade proposta para uma turma do Ensino Médio. Utilizou-se como categorias analíticas os ambientes de aprendizagem estabelecidos na relação entre a lista de exercícios, cenários para investigação e as referências à matemática pura, semirrealidade e à vida real. Os resultados mostram que a atividade de Modelagem Matemática pode ser proposta no ambiente de aprendizagem do tipo cenários para in...
Discute as motivações e interesses dos professores substitutos da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte para ocuparem tal função, fazendo uma articulação com as determinações mais gerais do mundo do trabalho que marcam a contemporaneidade. Para a produção dos dados, foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo junto a professores substitutos, atuando entre os anos de 2009 e 2012 na referida universidade. Concluo, demonstrando que a tendência à inserção neste espaço específico de trabalho tem múltiplas justificativas, sendo os sujeitos, especialmente, jovens, recém-egressos de cursos de graduação, com idade entre 23 e 25 anos.
O presente artigo busca reletir sobre a violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes em Mossoró-RN, entre 2009 e 2012, particularmente em sua modalidade psicológica. Para tanto, foram realizadas revisão de literatura e pesquisa documental a partir dos prontuários do CREAS. Entre outras relexões, os dados apontam para uma oscilação entre o número (a nosso ver, reduzido e distante da realidade concreta) denunciado de casos de violência psicológica intrafamiliar na cidade estudada, demonstrando sua invisibilidade e a necessidade de quebrar o silêncio que a rodeia, desnaturalizando-a e contribuindo para a garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes.
A consolidação da sociedade capitalista, ao passo em que espraia contradições e antagonismos é palco de inúmeras formas de mobilização e resistência. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo situar a atual fase de organização política da juventude da cidade de Mossoró-RN, buscando as conexões desse processo com o legado histórico do Comando de Mobilização estudantil. Para tanto, realizamos revisão de literatura que estabeleceu contato com autores como Mészáros (2002) e Marx (1983). Concluímos, apontado à ampliação da participação da juventude na arena política local e a expansão da agenda de lutas que os move.
O objetivo deste artigo é analisar a negligência intrafamiliar contra crianças e adolescentes no município de Mossoró-RN, tomando para isso os resultados da pesquisa intitulada: Sobre o (in)dizível: violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes em Mossoró-RN, na qual realizamos um levantamento dos casos atendidos pelo Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), no período de janeiro de 2009 a julho de 2012.
A produção intelectual gramsciana e as categorias de alcance universal que se encontram presente em sua vasta obra, embora perpassadas por polêmicas de diversas ordens, têm contribuído significativamente no exercício de (re)pensar e refletir criticamente as determinações que dinamizam a realidade brasileira contemporânea. Convictos desta assertiva, a proposta do texto que ora apresentamos ao público é problematizar a categoria Estado enquanto instituição complexa e contraditória inserida na trama da sociedade burguesa, apontando, ao mesmo tempo, as forças materiais que se articulam e concorrem para tencioná-lo e, mais que isso, para suprimi-lo. Para tanto, nossa intenção é proceder revisão de literatura a partir do constructo critico-categorial legado de Gramsci e da tradição ma...
Crianças e adolescentes são as principais vítimas da violência intrafamiliar em nossa sociedade. Nesse sentido, buscamos por meio de dados coletados junto ao Centro de Referência Especializada em Assistência Social analisar a violência física intrafamiliar contra crianças e adolescentes no município de Mossoró-RN. Percebemos a ocorrência de um pequeno número de denúncias, devido à naturalização desse fenômeno como método educativo. Concluímos ainda que ela se expressa de diferentes formas e tem como principais agressores mães e pais biológicos, apontando a necessidade de seu enfrentamento, de maneira a garantir os direitos fundamentais de nossas crianças e adolescentes.
A gestão do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) compartilhada entre Associações Comunitárias e SISAR (Sistema Integrado de Saneamento Rural) é uma alternativa que busca viabilizar o acesso à água tratada em comunidades mais vulneráveis. A questão norteadora dessa pesquisa foi saber se a gestão participativa do Sistema de Abastecimento de Água compartilhada entre SISAR e Associação União de Mulheres Betanhenses (UMB) é eficaz. Para tanto, objetivou-se analisar a percepção da Associação UMB sobre gestão participativa dos recursos hídricos compartilhada com a prestadora de serviço de saneamento (SISAR). A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo. Foram realizadas visitas de campo na comunidade Nova Betânia, com participação nas reuniões direcionadas pela diretoria da associação lo...
O filme Pocahontas (1995) é uma importante chave interpretativa para compreender a sociedade estadunidense da década de 1990, bem como, a maneira pela qual os Estúdios Disney a representavam. Ele traz em sua trama questões pertinentes a demandas sociais e culturais dos Estados Unidos na década de 1990, como o envolvimento do homem com a natureza e as formas pelas quais os nativosamericanos se relacionavam com ela, resgatando um dos mitos fundadores dos Estados Unidos. Enveredamos pelos caminhos da trajetória do mito Pocahontas, para conhecer sua historicidade e a forma como esse mito foi entendido ao longo do tempo até chegar a sua ressignificação pela narrativa Disney da década de 1990. Buscamos compreender a história que faz o filme e a história que o filme faz. Lidamos com o...
Esta pesquisa objetiva problematizar as representações discentes significadas por práticas discursivas em circularidade na Escola Padre Simão Fileto e no serviço social da cidade de Cubati-Paraíba entre os anos de 2006-2019 por meio da interlocução de professores, gestores, alunos e familiares. O interesse em realizar este trabalho partiu da preocupação em problematizar, se nesses cenários, as expectativas rebaixadas sobre o desempenho escolar de meninos e meninas beneficiários do Programa Bolsa Família foram relacionadas com sua posição de classe e atrelamento ao benefício social. Uma hipótese que parte de uma observação empírica e se torna um estudo de caso, elaborado diante das frases: “só vem pra não perder o Bolsa Família”, e “só vem pra merendar", ditas no cotidiano escolar de for...
Esta Tese investiga como os cantores britânicos David Bowie e Elton John e os álbuns The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars, de 1972, e Goodbye Yellow Brick Road, de 1973, possibilitam a escrita de uma História da Fama a partir dos debates sobre questões relativas ao sistema do estrelato, à cultura da personalidade e à performance midiática e à ideia de que na e a partir da década de 1970 foi possível pensar numa transformação histórica que gerou o que chamo de segunda metamorfose da fama no século XX. Defende-se que houve uma primeira, que se estendeu entre as décadas de 1910 e 1960, e que teve predominância cinematográfica na fabricação de sujeitos célebres na sociedade de massas; defende-se, ainda, que a partir dos anos 1970 até os anos finais do citad...
Esta tese dedica-se a compreender o processo de desagregação da escravidão na Parahyba do Norte entre os anos de 1860 e 1910. A utilização de novas fontes e abordagens propiciou a ampliação do recorte temporal e, além disso, favoreceu a inserção das experiências de vida dos sujeitos envolvidos nos processos sociais que contribuíram para o fim do sistema escravista no lugar. Assim, por se tratar de tema multifacetado e complexo, compreendemos o objeto cognoscível para além de sua dimensão econômica, visando uma compreensão mais ampla do fenômeno. Trata-se de uma província de pequenas e médias propriedades com baixo número de escravizados e com um forte processo de crioulização devido a reprodução interna ocorrida entre os sujeitos ao longo de sua história. Nas últimas três décad...
Esta Tese abordou a presença indígena Pankará nas Serras do Arapuá e Cacaria (Carnaubeira da Penha, PE), no Serrote dos Campos (Nova Itacuruba, PE), as relações com os ambientes habitados relacionados com o rio São Francisco e os fluxos de trocas socioculturais entre diversos grupos étnicos na região, localizada no Semiárido, no chamado sertão de Itaparica, Submédio São Francisco, na fronteira entre Pernambuco e Bahia. Os Pankará habitantes na Serra do Arapuá deflagraram o processo de afirmação indígena em 2003, mobilizados pela garantia de direitos territoriais, a educação e saúde específicas. Os parentes habitantes na área urbana da Nova Itacuruba se mobilizaram em 2007 pelo reconhecimento étnico ocupando uma área na zona rural, no Serrote dos Campos, antigo local de ritual e...
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