
- Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Recent Submissions
Esta pesquisa analisou as práticas pedagógicas e os sentidos de negritudes na E. M. E. F. Achilles Ranieri, situada na comunidade quilombola do Matias, município de Cametá-PA. A partir da compreensão dos aportes teóricos e metodológicos da Educação para as Relações Étnico-raciais Brasileiras e da Educação Escolar Quilombola que primam por bases epistemológicas, pedagógicas, e didáticas de ensino pautadas nas populações negras, desenvolvi as seguintes perguntas de pesquisa: Que sentidos de negritude são produzidos nas práticas pedagógicas dos professores da E. M. E. F. Achilles Ranieri? Quais conteúdos curriculares são ensinados nas práticas pedagógicas? Quais mecanismos e estratégias se buscam para dar conta das necessidades dos alunos e alunas negros e quilombolas de Ma...
O presente artigo tem como objetivo problematizar a abordagem da Literatura como metodologia no Ensino de História com a finalidade de possibilitar elementos de educação estética e auxiliar no processo de alfabetização dos estudantes da Educação Básica. A presente pesquisa foi motivada a partir das minhas experiências em sala de aula, após a pandemia do Covid-19, que gerou um período de isolamento social e o consequente fechamento de escolas, optando-se pelo ensino remoto emergencial para o qual os professores e estudantes não estavam preparados, o que acabou tornando mais evidente os “riscos” de analfabetismo. A metodologia utilizada foi a análise bibliográfica, com a contribuição de autores como João Francisco Duarte Júnior, Dante A...
A pesquisa aqui desenvolvida objetiva conhecer o perfil racial e de gênero das estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará-Campus de Altamira, considerando os anos de 2017 a 2020. Diante da identificação desse perfil, focamos na presença e trajetória de mulheres negras nos cursos de graduação desta Universidade. Para realização da pesquisa utilizamos dados quantitativos e qualitativos, sendo o primeiro coletado junto a Divisão Pedagógica da UFPA-Campus de Altamira. Essa pesquisa consiste em um método especifico a partir de entrevistas semiestruturadas. Foram selecionadas três mulheres negras que tiveram acesso à universidade através das cotas, duas representantes do curso de Pedagogia e uma do curso de Medicina com a finalidade de evidenciar em q...
Vivemos em uma sociedade plural que, historicamente, tentou e ainda tenta silenciar o “outro” – todo aquele que foge ao padrão eurocêntrico, em especial os povos negro e indígena –, negando sua existência e importância sociopolítica e cultural. Resistente, o “outro” luta pelo reconhecimento e valorização de sua presença e influência em nossa História. São resultados disso a criação de instrumentos legais que buscam coibir e punir quaisquer tipos de racismo, como a Lei 7.716/89, e de combate-lo por meio da formação intelectual e cidadã, como a Lei 11.645/08, que tornou obrigatório o ensino sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na educação básica, e as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais, que por sua v...
Todo texto deveria ser uma espécie de conversa (poética ou não) entre o escritor e o sujeito que se dispor a lê-lo. Este texto é conversa-poética tecida – pós-pesquisa de campo de cunho etnográfico – de rituais, cantos, batuques e corpos que dançam ao ritmo afro-brasileiro do Marierrê, manifestação cultural-religiosa do povo negro habitante da Vila de Carapajó, município de Cametá, região do Baixo-Tocantins- PA, corpos que, no exercício mórfico de sua religiosidade e cultura, produzem uma simbologia ímpar, rica em subjetividade, ternura, comunhão, beleza e teor de afirmação étnica e comunitária, como polo oposto de uma sociedade preconceituosa, estigmatizadora, racista que busca homogeneizar, no Brasil, tudo o que é cultural, religioso e étnico pelo prisma eurocêntrico b...
Esta dissertação tem como objetivo apresentar um estudo baseado na perspectiva do Materialismo histórico-dialética sobre a permanência de jovens quilombolas na Universidade Federal do Pará, com uma análise voltada para os desafios enfrentados pelos alunos oriundos do PSE quilombola no Baixo Tocantins. Trata-se de estudos de casos realizados com alunos da Universidade Federal do Pará, oriundos das comunidades quilombolas de Umarizal e Igarapé Preto, localizadas no município de Baião-PA, na região do Baixo Tocantins. A pesquisa dialogou com questões já postas, através de estudos de campo em busca das especificidades que as comunidades apresentam, bem como suas características sociais. Os resultados desta pesquisa explicitam que a Universidade Federal do Pará (UFPA) tem mos...
Esta pesquisa tem como objetivo investigar as estratégias que os moradores de comunidade negra do Torrão-Mupi construíram para ter acesso à educação. Dessa forma, analisamos as trajetórias de vida e escolarização de diferentes narradores, destacando suas experiências pessoais, coletivas, profissionais, dando ênfase às barreiras materiais e não materiais, assim como os processos de superação na busca por educação. A abordagem metodológica que foi seguida teve seus embasamentos nos conceitos da História Oral, para tanto, ouvimos os narradores e adotamos essa abordagem qualitativa, pois a mesma tende a proporcionar uma visão mais ampla tanto das pessoas que participam desse processo, quanto do espaço onde as mesmas estão inseridas. As entrevistas foram norteadas a partir de ...
Este trabalho objetiva estimar e mapear a fertilidade dos solos do município do Conde-PB através da modelagem utilizando índice de fertilidade e técnicas de geoprocessamento.
Os cogumelos da espécie Pleurotus ostreatus são um dos cogumelos mais consumidos mundialmente, pois possuem baixo teor de lipídios e energia, mas são ricos em proteínas, carboidratos, vitaminas, fibras alimentares e minerais. Além disso, são dotados de metabólitos secundários que oferecem ação promotora da saúde, como antioxidantes, e conseguem degradar substratos lignocelulósicos presentes em resíduos agrícolas. Contudo, o substrato pode interferir nos atributos funcionais dos cogumelos. Nessa perspectiva, foi objetivo avaliar a influência dos resíduos agrícolas folha de bananeira e bagaço de cana-de-açúcar no potencial nutricional e antioxidante de P. ostreatus. O estudo utilizou folha de bananeira e bagaço de cana-de-açúcar combinados em 5 formulações diferentes, como...
Esta pesquisa problematizou a educação no contexto da uma comunidade quilombola, sobre a qual procurou saber como a educação influencia a identidade cultural de jovens quilombolas. A investigação teve por finalidade analisar a relação entre educação e identidade cultural de jovens na comunidade quilombola de Itaboca no Município de Inhangapi–PA, que para atingi-la adotou-se como percurso metodológico a pesquisa participante e a análise de conteúdo para examinar as narrativas de sujeitos e jovens da referida comunidade. Os resultados mostraram que a comunidade ainda está em processo de apropriação do processo de reconhecimento de seu território, tendo a educação um valor indelével, especialmente para os jovens que veem nela chance de continuidade de estudos e profissionalização ...
A presente dissertação, intitulada "Olhares sobre a Escola Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira, no Município de Moju, de 2007 a 2017", objetivou discorrer sobre o processo histórico da Escola Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira entre 2007 a 2017. Nesse prisma, o estudo procurou investigar de que maneira ocorreu o processo histórico da Escola Quilombola Professor Bento Lima de Oliveira, no município de Moju - PA, no período supracitado. Tratou-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa no campo da História da Educação, com recorte para a História das Instituições Escolares e História Oral. Teve como instrumentos de coleta de dados a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada, com o uso de um roteiro com questões abertas e um gravador. A fonte viva sobre o p...
Esta pesquisa analisa, a partir de materialidades produtivas realizadas por homens e mulheres da Comunidade Quilombola de Tambaí-Açu, no município de Mocajuba, Pará, a (re)construção de identidades, na contradição Capital-Trabalho. Busca responder à indagação de como esses sujeitos constroem processos de resistência, ou não, às determinações do modo de produção capitalista, considerando as reproduções ampliadas da vida e as reproduções ampliadas do capital, que lhes possibilita estabelecer, conforme Marx (2013), mediações que (re)constroem suas identidades como classe. Para tanto, adotamos a abordagem qualitativa, pautada no materialismo histórico-dialético, pois entendemos, conforme Araújo (2007), que os fenômenos sociais correspondem a dimensões tanto quantitativas quan...
O acelerado processo de urbanização no Brasil no século XX, marcado por desigualdades econômicas, políticas e socioespaciais, teve como uma de suas expressões materiais os assentamentos populares, em sua maioria, com situações de precariedade e de risco socioambiental para seus moradores. Tais condições requerem que o planejamento urbano seja inclusivo, reconhecendo esses territórios como prioridades. Nesse contexto, as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) emergem nos anos 1980 como instrumento regulatório para facilitar a promoção da urbanização, a regularização fundiária e, adiante, de habitação social. Este estudo tem como objetivo geral analisar a dinâmica socioespacial e as condições urbanísticas e ambientais dos assentamentos populares de Campina Grande - PB, com base na Lei...
O dispositivo intrauterino de cobre é um contraceptivo de longa duração, livre de hormônios, e sua inserção, retirada e revisão podem ser realizadas por enfermeiros capacitados. O estudo tem como objetivo compreender através da literatura as barreiras e perspectivas da inserção de DIU por enfermeiros, dentro do contexto da Atenção Primária. Trata-se de uma revisão integrativa, onde a busca ocorreu por meio da Biblioteca Virtual em Saúde, nas bases de dados LILACS, BDENF, IBECS e MEDLINE, sendo utilizados 08 artigos que atenderam aos critérios de inclusão: pesquisas nos idiomas de português, inglês e espanhol, dos últimos 5 anos (2019 à 2024). E os critérios de exclusão: artigos que não atenderam a temática abordada e incompletos. Utilizou-se três categorias temáticas, sendo ela...

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