- Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Recent Submissions
O interesse em trabalhar vertentes que primem o pensamento crítico filosófico se deu a partir do contexto presente em nossa prática em sala de aula, de modo especial na turma da 2ª série do ensino regular, a qual inclui duas alunas com deficiência auditiva, nas aulas de Filosofia. A partir das observações feitas no contexto de sala de aula, pode-se perceber as fragilidades inerentes à prática de ensino e, ainda mais, quando nos deparamos com situações que não são habituais ao cotidiano escolar. Nesse sentido, almejamos investigar caminhos que possam oferecer, ao estudante surdo, meios que viabilizem uma interação e um modo de se desenvolver o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, nos fundamentamos em autores como: Deleuze e Guattari (2010), Gallo (2012-2017), Go...
A monitoria é definida como uma modalidade de ensino, desenvolvida pelo e para o aluno a partir da orientação docente. Através desse programa os discentes adquirem experiência no âmbito da academia, permitindo que o aluno desenvolva características de comprometimento e responsabilidade e isso resulte em uma melhor formação tanto acadêmica quanto profissional. O objetivo deste trabalho é mostrar através de um relato de experiência as contribuições da disciplina de metodologia, através do programa de monitoria, para a formação acadêmica e profissional dos alunos. Este trabalho compreende-se como um relato de experiência referente a disciplina de Metodologia da Pesquisa nos períodos de 2016.1 e 2016.2 com uma carga horária semanal de 12 horas. As atividades aconteceram junto aos di...
O processo ensino-aprendizado possibilita ao discente monitor de enfermagem o aperfeiçoamento dos seus fundamentos teórico-práticos, a fim de obter um melhor desempenho profissional. É imprescindível para o profissional da enfermagem, os conhecimentos dos fundamentos da enfermagem, onde se aplica na prática a teoria que se aprende quando acadêmico. O objetivo é apresentar os benefícios para o desempenho profissional do acadêmico monitor através do ensino-aprendizado, por meio do conhecimento obtido como monitores da disciplina Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem I, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), do Centro de Formação de Professores (CFP). É um estudo do tipo descritivo, com abordagem em relato de experiência, produzido pelas monitorias ministradas na disc...
Este trabalho visa desenvolver os recursos didáticos que auxilie para as novas metodologias de ensino-aprendizagem para alunos com portadores de deficiências visuais. Visando a contribuir para inovação para melhor desenvolver o ensino-aprendizagem de química, estabelecendo uma Educação Inclusiva e auxiliando o educador em promover um ensino de qualidade. Com isso, docente e discente conseguiram contextualizar os assuntos de química ao cotidiano por meio de técnicas e recursos adaptados ao ensino para cegos. Esta pesquisa trata-se de um relato de experiência sobre a construção de recursos didáticos (materiais) elaborados para os alunos com deficiências visuais, aplicado aos alunos de metodologia no ensino de química MEQ (2016.1) Universidade Federal de Campina Grande, PB.
Esse trabalho tem como objetivo fazer uma análise da monitoria da disciplina Metodologia Cientifica, a partir dos resultados apresentados pelos monitores egressos dos períodos diurnos e matutinos. O diálogo para a construção de saberes na perspectiva da monitoria nos períodos 2015.1, 2015.2, 2016.1 e 2016.2 possibilitará compreender a dinâmica e a organização desta disciplina no processo de ensino e aprendizagem para a formação docente no campo da ciência geográfica. Os objetivos específicos são: identificar as contribuições da monitoria no processo de formação docente. Apresentar as dificuldades da monitoria na disciplina de Metodologia Científica e promover um debate sobre a participação dos alunos/as no programa de monitoria. A metodologia utilizada para a construção desse tr...
A monitoria acadêmica é uma extraordinária estratégia que incrementa o processo de ensino-aprendizagem durante a graduação, uma vez que através dessa atividade é possível à aproximação com a realidade docente, o refinamento das práticas pedagógicas e o auxílio no processo de aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, pretende-se com este trabalho descrever um relato de experiência da prática de monitoria na disciplina de Fisiologia como instrumento para a formação dos discentes do Curso de Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, realizado a partir das vivências dos monitores na disciplina de Fisiologia do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras, nos períodos letivos de 2014.1, 2014.2, 2015.1 e 2015.2. Os...
Serviço de Proteção aos Índios (SPI) atuou de 1910 a 1967 como o principal aparelho de poder do Estado brasileiro de gestão da relação com povos indígenas no Brasil. O órgão foi instituído com o preceito de integrar os povos indígenas à sociedade brasileira, a partir da vigilância e do controle das populações indígenas e de seus territórios pelas Inspetorias Regionais (IR) e pelos Postos Indígenas (PI). Nesse sentido, esta pesquisa qualitativa, na área de História do Brasil, se propõe a compreender a relação entre a ação indigenista desempenhada pelo Posto Indígena Nísia Brasileira/PB e a política indigenista do Serviço de Proteção aos Índios. Para tanto, procuramos estudar as políticas indigenistas de 1930 a 1967 e historicizar a ação indigenista do PI Nísia Brasileira a partir da inte...
Objetivo: relatar acerca das experiências vividas por uma acadêmica do curso de Enfermagem durante a atuação da prática de monitoria da disciplina de Parasitologia. Método: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência construído a partir das vivências obtidas com o desempenho de atividades na monitoria da disciplina de Parasitologia vinculada ao curso de Enfermagem durante a vigência 2016 em uma instituição pública de ensino superior da cidade de Cajazeiras-PB. Resultados: a prática da monitoria ao passo em que promove construção de vínculos entre orientador-monitorado-monitorando proporciona transmissão de conhecimentos entre os envolvidos, mediando, portanto, a construção do processo ensino-aprendizagem. Conclusão: a monitoria constitui-se enquanto prática ind...
A monitoria é um programa que visa contribuir com a formação dos acadêmicos nos cursos de graduação, incentivando-os a buscar uma maior proximidade com a disciplina no seu cotidiano e a revisitar a influência histórica dos conteúdos vivenciados, na construção de novos saberes. Dessa forma, a disseminação do conhecimento, torna-se peça essencial para o desenvolvimento de uma sociedade educacionalmente bem estruturada. O presente trabalho trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência com natureza qualitativa, que tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas no projeto de monitoria do CFP, durante os semestres de 2016.1 e 2016.2 na disciplina de genética, bem como relatar a importância desse programa para a vida acadêmica dos graduandos de enfermagem da...
Trata a presente dissertação de uma pesquisa no âmbito da Linha 1: História, Política e Gestão Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG). Tem como objeto a privatização de novo tipo na formação continuada de professores, desenvolvida pelo Programa Educar pra Valer (EpV) no município de João Pessoa/PB. A pesquisa foi orientada pela seguinte pergunta norteadora: Como se expressa a privatização de novo tipo no Acordo de Cooperação, no Plano de Trabalho e no Plano anual de formação continuada e em serviço de professores do município de João Pessoa/PB, desenvolvido pelo Programa Educar pra Valer? Nessa direção, pauta-se pelo objetivo geral: analisar a privatização de novo tipo na educação pública municipa...
A abordagem sobre a prática da monitoria no histórico do processo educacional é espaço ou lugar de iniciação à docência. Já que o discente interage e participa diretamente com a área de sua atuação profissional, a docência. Esse artigo tem como objetivo principal pontuar a importância do projeto de monitoria da UFCG/CFP/UACS por meio do relato de experiência da atuação da monitora na disciplina de História do Brasil I, enfatizando a relação existente entre o ensino, a aprendizagem e a importância na formação do discente enquanto monitor, e suas experiências pedagógicas. Bem como refletir o papel do monitor no exercício de suas funções, de maneira que em conjunto com o professor possa se pensar estratégias para que o ensino tenha maior direcionamento, assertividade e a aprendizag...
Neste trabalho é proposto o desenvolvimento de um modelo de aprendizado de máquina para a identificação de ataques em redes sem fio, utilizando dados de tráfego da base UNSW-NB15. Serão treinados, testados e validados três modelos distintos: Random Forests e Redes Neurais Convolucionais. O objetivo é desenvolver um modelo que possa ser adaptado para a plataforma TinyML, permitindo sua implementação em dispositivos com recursos computacionais limitados.
Communities in DSpace
Choose a community to browse its collections.
Discover
- 138 GALINDO, Dolores Cristina Gomes.
- 97 FRANCISCO, Paulo Roberto Megna.
- 90 RIBEIRO, George do Nascimento.
- 83 SILVA, José Irivaldo Alves Oliveira.
- 82 LACERDA, Alecksandra Vieira de.
- 77 SANTOS, Marcos dos.
- 59 ANDRADE, Valéria.
- 58 LEMOS, Flávia Cristina Silveira.
- 47 SANTOS, Djail.
- 45 CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
- . next >
- 7046 2020 - 2024
- 20519 2010 - 2019
- 6116 2000 - 2009
- 1707 1990 - 1999
- 1514 1980 - 1989
- 387 1970 - 1979
- 1 1968 - 1969