Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10008
Title: Conteúdos do tema biologia marinha em livros didáticos do ensino médio: descrevendo a realidade de algumas escolas na cidade de Cuité - PB.
Other Titles: Contents of the marine biology theme in high school textbooks: describing the reality of some schools in the city of Cuité - PB.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Nancy de Fátima Vasconcelos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Michelle Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LOPES, Marcus José Conceição.
???metadata.dc.contributor.referee3???: MEDEIROS, Maria Trindade Franco.
Keywords: Biologia Marinha;Livro Didático;Docentes;Marine Biology;Didatic Books;Teachers
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Nancy de Fátima Vasconcelos. Conteúdos do tema biologia marinha em livros didáticos do ensino médio: descrevendo a realidade de algumas escolas na cidade de Cuité - PB. 2014. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: A educação ambiental é um elo fundamental na corrente de ações em direção a uma sociedade sustentável e também um instrumento para tomada de consciência. Assim, é de extrema importância a capacitação de profissionais envolvidos com o ensino aprendizagem da fauna marinha, que discutam e formem opiniões quanto aos problemas ambientais, biológicos e de conservação. Esta pesquisa objetivou descrever os conteúdos de Biologia Marinha em livros didáticos do ensino médio através da realidade de três escolas na cidade de Cuité – PB. Foram trabalhados os livros textos didáticos (inclusive apostilas) das turmas do ensino médio. Ainda, foram realizadas entrevistas junto aos docentes para identificar as possíveis dificuldades enfrentadas pelos professores da área, com relação ao tema abordado. Os dados dos livros didáticos foram trabalhados qualitativamente através da análise descritiva. Já a abordagem quantitativa de alguns aspectos da análise do livro didático e de alguns pontos das entrevistas com os docentes foi realizada através da estatística descritiva determinando-se valores percentuais. As obras analisadas nesta pesquisa trabalham a grande temática Biologia Marinha de forma semelhante e fragmentada, discorrendo sobre algumas características relevantes, explorando de forma superficial os temas que os docentes entrevistados consideram importantes, comparados as propostas sugeridas pelo PCN’s-Biologia; havendo uma falha principalmente em um dos quesitos citados que foi a educação ambiental no ecossistema marinho, onde este é tratado como tema transversal, sendo trabalhado apenas em feiras de ciências.
Abstract: Environmental education is a key which link the chain of actions toward a sustainable society and a tool for awareness. Thus, it is of utmost importance to the training of professionals involved with the teaching and learning contents of marine fauna, to discuss and form opinions about the environmental, biological and conservation issues. This study aimed to describe the contents of Marine Biology in the textbooks of some schools in the city of Cuité - PB. Books, textbooks (including handouts) of the high school classes were worked. In addition, interviews were conducted with the teachers to identify possible difficulties faced by teachers of the area with regard to the topic discussed. The data of the textbooks were worked qualitatively using descriptive analysis. The quantitative approach to some aspects of the analysis of the textbook and some points of the interviews with teachers was conducted using descriptive statistics (by determining percentages). The books analyzed in this research work the thematic Marine Biology on the manner similar and disjointed, discussing some relevant characteristics, exploring superficially themes that interviewees teachers consider important, compared to the proposals suggested by the PCN's BIO, there is a failure especially in the questions that was cited environmental education in the marine ecosystem, where it is treated as a transverse theme, and worked only in science fairs.
Keywords: Biologia Marinha
Livro Didático
Docentes
Marine Biology
Didatic Books
Teachers
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10008
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NANCY DE FÁTIMA VASCONCELOS ALVES - TCC BIOLOGIA 2014.pdfNANCY DE FÁTIMA VASCONCELOS ALVES - TCC BIOLOGIA 2014634.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.