Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10008
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, N. F. V.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5074360394808058pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Michelle Gomes.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, M. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6750817153778645pt_BR
dc.contributor.referee1APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.-
dc.contributor.referee2LOPES, Marcus José Conceição.-
dc.contributor.referee3MEDEIROS, Maria Trindade Franco.-
dc.description.resumoA educação ambiental é um elo fundamental na corrente de ações em direção a uma sociedade sustentável e também um instrumento para tomada de consciência. Assim, é de extrema importância a capacitação de profissionais envolvidos com o ensino aprendizagem da fauna marinha, que discutam e formem opiniões quanto aos problemas ambientais, biológicos e de conservação. Esta pesquisa objetivou descrever os conteúdos de Biologia Marinha em livros didáticos do ensino médio através da realidade de três escolas na cidade de Cuité – PB. Foram trabalhados os livros textos didáticos (inclusive apostilas) das turmas do ensino médio. Ainda, foram realizadas entrevistas junto aos docentes para identificar as possíveis dificuldades enfrentadas pelos professores da área, com relação ao tema abordado. Os dados dos livros didáticos foram trabalhados qualitativamente através da análise descritiva. Já a abordagem quantitativa de alguns aspectos da análise do livro didático e de alguns pontos das entrevistas com os docentes foi realizada através da estatística descritiva determinando-se valores percentuais. As obras analisadas nesta pesquisa trabalham a grande temática Biologia Marinha de forma semelhante e fragmentada, discorrendo sobre algumas características relevantes, explorando de forma superficial os temas que os docentes entrevistados consideram importantes, comparados as propostas sugeridas pelo PCN’s-Biologia; havendo uma falha principalmente em um dos quesitos citados que foi a educação ambiental no ecossistema marinho, onde este é tratado como tema transversal, sendo trabalhado apenas em feiras de ciências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleConteúdos do tema biologia marinha em livros didáticos do ensino médio: descrevendo a realidade de algumas escolas na cidade de Cuité - PB.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractEnvironmental education is a key which link the chain of actions toward a sustainable society and a tool for awareness. Thus, it is of utmost importance to the training of professionals involved with the teaching and learning contents of marine fauna, to discuss and form opinions about the environmental, biological and conservation issues. This study aimed to describe the contents of Marine Biology in the textbooks of some schools in the city of Cuité - PB. Books, textbooks (including handouts) of the high school classes were worked. In addition, interviews were conducted with the teachers to identify possible difficulties faced by teachers of the area with regard to the topic discussed. The data of the textbooks were worked qualitatively using descriptive analysis. The quantitative approach to some aspects of the analysis of the textbook and some points of the interviews with teachers was conducted using descriptive statistics (by determining percentages). The books analyzed in this research work the thematic Marine Biology on the manner similar and disjointed, discussing some relevant characteristics, exploring superficially themes that interviewees teachers consider important, compared to the proposals suggested by the PCN's BIO, there is a failure especially in the questions that was cited environmental education in the marine ecosystem, where it is treated as a transverse theme, and worked only in science fairs.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10008-
dc.date.accessioned2019-12-09T16:58:40Z-
dc.date.available2019-12-09-
dc.date.available2019-12-09T16:58:40Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectBiologia Marinhapt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectMarine Biologypt_BR
dc.subjectDidatic Bookspt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectLibro de texto-
dc.subjectMaestros-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Nancy de Fátima Vasconcelos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContents of the marine biology theme in high school textbooks: describing the reality of some schools in the city of Cuité - PB.pt_BR
dc.title.alternativeContenidos del tema de biología marina en los libros de texto de enseñanza media: describiendo la realidad de algunas escuelas del municipio de Cuité - PB.-
dc.identifier.citationALVES, Nancy de Fátima Vasconcelos. Conteúdos do tema biologia marinha em livros didáticos do ensino médio: descrevendo a realidade de algumas escolas na cidade de Cuité - PB. 2014. 43 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.pt_BR
dc.description.resumenLa educación ambiental es un eslabón fundamental en la cadena de acciones hacia una sociedad sostenible y también un instrumento de sensibilización. Por ello, es de suma importancia formar profesionales involucrados en la enseñanza y aprendizaje de la fauna marina, que discutan y formen opiniones sobre problemas ambientales, biológicos y de conservación. Esta investigación tuvo como objetivo describir los contenidos de Biología Marina en los libros de texto de la escuela secundaria a través de la realidad de tres escuelas en la ciudad de Cuité - PB. Se trabajaron los libros de texto (incluidos los folletos) de las clases de secundaria. Asimismo, se realizaron entrevistas a los profesores para identificar las posibles dificultades que enfrentan los profesores del área, en relación al tema abordado. Los datos de los libros de texto se analizaron cualitativamente a través del análisis descriptivo. El abordaje cuantitativo de algunos aspectos del análisis del libro de texto y de algunos puntos de las entrevistas a los profesores se realizó a través de la estadística descriptiva, determinando valores porcentuales. Los trabajos analizados en esta investigación trabajan sobre el gran tema Biología Marina de manera similar y fragmentada, discutiendo algunas características relevantes, explorando de manera superficial los temas que los profesores entrevistados consideran importantes, frente a las propuestas sugeridas por PCN's-Biología; hubo una falla principalmente en uno de los ítems mencionados, que fue la educación ambiental en el ecosistema marino, donde esta es tratada como un tema transversal, siendo trabajado solo en las ferias científicas.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NANCY DE FÁTIMA VASCONCELOS ALVES - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2014.pdfNancy de Fátima Vasconcelos Alves - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2014381.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.