Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10013
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | SANTOS, Elzanir dos. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SANTOS, Elzanir dos. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6308741288364583 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | BORBA, Valéria Maria de Lima. | - |
dc.contributor.referee2 | ARAÚJO, Edinaura Almeida de. | - |
dc.description.resumo | Os primeiros passos para aprender a ler iniciam-se quando a criança estabelece os primeiros contatos com o mundo, ao nascer. Trata-se de uma aprendizagem natural, mas, tão complexa quanto à aprendizagem sistematizada. Pensando neste contexto, venho destacar a importância do desenvolvimento do hábito de ler, desde cedo. Este trabalho teve como tema o ensino da leitura nas séries iniciais, delimitando suas possibilidades e limites no âmbito escolar. Portanto, objetivou-se analisar o processo de ensino da leitura em uma turma de primeiro ano nas séries iniciais da Escola Estadual localizada na cidade de São João do Rio do Peixe, e buscou-se apontar as práticas e métodos desenvolvidos nesta turma, pela professora titular, tendo em vista a aquisição da leitura por parte dos alunos. Teve como foco, ainda, compreender se a metodologia de ensino estimulava ou não o interesse e o envolvimento das crianças nas atividades de leituras; Elencar os tipos de gêneros textuais trabalhados em sala de aula e identificar a concepção que a professora tem acerca da leitura. Utilizou-se como referencial teórico a concepção de autores como: Martins (2007), Freire (1987) e Barbosa (1994) que tratam sobre o tema, bem como as reflexões pessoais sobre o objeto estudado. Para a metodologia de trabalho utilizou-se a abordagem qualitativa, com foco na pesquisa de campo. As técnicas de coletas de dados foram a observação e entrevistas feitas à professora S.D.G e a cinco alunos de sua turma. Dentre os resultados alcançados, vale ressaltar que a leitura realizada nesta série é desenvolvida de forma mecânica e que o tipo de leitura que as crianças mais gostam de fazer ainda é a leitura de livros de literatura infantil. Espera-se que os resultados apresentados aqui, possam contribuir para a reflexão dos docentes sobre suas práticas pedagógicas e assim se conscientizarem da importância de formar leitores capazes de transformar o conhecimento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | O ensino da leitura nas séries iniciais: limites e possibilidades. | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.description.abstract | The first steps in learning to read begin when the child establishes the first contact with the world, at birth. It’s a natural learning, but as complex as systematic learning. Thinking in this context, it is intended to contrast the importance of developing the habit of reading early. This work had as its theme the teaching of reading in first grades, delimiting their possibilities and limits in the school ambit. So, it was aimed to analyze the process of teaching of reading in a class of first year in the initial series of State School, located in São João do Rio do Peixe town, and it was sought to point out the practices and methods developed in this class by the titular teacher, with a view to acquisition of reading by students. It was also focused on understanding if the teaching methodology stimulated or not the interest and involvement of children in reading activities. It was emphasized the types of text genres worked in the classroom and was investigated the concept that the teacher has about the reading. It was used as theorical reference the conception of authors as: Martins (2007), Freire (1987) and Barbosa (1994) who treat on the theme, as well as personal reflections on the studied object. For the work methodology it was used a qualitative approach focusing on field research. The techniques of data collection were observation and interviews with the teacher S.D.G. and five students in his class. Among the results, it is noteworthy that reading done in this series is mechanical and the type of reading that children like to do is still reading books about children's literature. It is hoped that the results presented here may contribute to the reflection of teachers about their teaching practices and thus become aware of the importance to form readers able to transform knowledge. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10013 | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-09T17:40:42Z | - |
dc.date.available | 2019-12-09 | - |
dc.date.available | 2019-12-09T17:40:42Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Séries iniciais | pt_BR |
dc.subject | Ensino da leitura | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Initial series | pt_BR |
dc.subject | Reading Teaching | pt_BR |
dc.subject | Teacher | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | PEREIRA, Jozefa Pontes. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The teaching of reading in the early grades: limits and possibilities. | pt_BR |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Jozefa Pontes. O ensino da leitura nas séries iniciais: limites e possibilidades. 2012. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOZEFA PONTES PEREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2012.pdf | Jozefa Pontes Pereira. Monografia Pedagogia. CFP 2012. | 978.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.