Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10023
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBEZERRA, J. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1934774171960665pt_BR
dc.contributor.advisor1FIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.
dc.contributor.advisor1IDFIGUEIREDO, G. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2438169816514170pt_BR
dc.contributor.referee1FLORENTINO, Hugo da Silva.
dc.contributor.referee2LOPES, Mirleide Dantas.
dc.description.resumoO trabalho em tela teve origem a partir de uma aplicação da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR) desenvolvida durante o Estágio Supervisionado III, do Curso de Física – Licenciatura da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Durante esse componente curricular aplicamos a metodologia citada o que gerou o problema dessa pesquisa: “como a metodologia das IIRs, aplicada em escolas da rede pública de ensino, contribui para o aprendizado dos conceitos da Física no Ensino Médio? A partir de então decidimos realizar uma pesquisa com o objetivo geral de analisar os avanços obtidos pelos/as estudantes do Ensino Médio da rede pública de Ensino de Cajazeiras – PB, que participaram da construção e desenvolvimento de uma IIR. Para tal, escolhemos uma sala de terceiro ano do Ensino Médio, com aproximadamente 27 estudantes, de uma escola pública da Rede Estadual de ensino da cidade de Cajazeiras-PB. Nela aplicamos um questionário semi estruturado inicial a respeito dos conhecimentos científicos (termodinâmica) que estavam por ser estudados, com o objetivo de identificar o quanto, naquele momento, os/as estudantes conseguiam explicar com os conhecimentos que tinham sobre determinado conhecimento físico, depois construímos e executamos (pesquisadores e estudantes) uma IIR (com o tema “um bom café”), para tal, seguimos os passos de construção e execução comentados por Nehring (2000) e Alves (2004), tomamos os devidos cuidados com o tempo para a execução da pesquisa, enquanto desenvolvíamos a IIR analisávamos por meio de um estudo de caso as posturas dos/as estudantes, e fizemos uma análise qualitativa. No final da metodologia, aplicamos novamente o questionário e comparamos por meio de gráficos (construídos a partir das respostas dos dois questionários) o avanço que os/as estudantes tiveram na capacidade de resolução de questões. Cabe aqui colocarmos que em momento algum os/as estudantes foram informados que o questionário final seria igual ao primeiro. Assim pudemos construir quadros onde apresentamos, por meio de discussões qualitativas, as reações dos/as estudantes diante de cada etapa da metodologia, assim como os possíveis desafios que o/a professor/a, que pretenda desenvolver um trabalho do tipo poderá encontrar. Também montamos gráficos onde mostramos o quantitativo no aumento da capacidade de resolver os problemas do questionário aplicado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqFísica.pt_BR
dc.titleAs ilhas interdisciplinares de racionalidade: uma abordagem metodológica para o ensino de física no médio.pt_BR
dc.date.issued2016
dc.description.abstractThe work on screen originated from an application of the Interdisciplinary Island of Rationality (IIR) developed during Supervised Internship III of the Physics - Degree from the Federal University of Campina Grande (UFCG). During this curriculum component we apply the methodology mentioned which generated the problem “How the IIR methodology applied in public schools does it contribute to learning the concepts of physics in high school? THE From then on we decided to conduct a research with the general objective of analyzing the advances made by high school students from the public school of Cajazeiras - PB, which participated in the construction and development of an IIR. To do this, we chose a third year high school room with approximately 27 students from a public school of the State Network of education of the city of Cajazeiras-PB. We applied a questionnaire semistructured approach to scientific (thermodynamic) were to be studied, with the aim of identifying how much, in that At the moment, the students were able to explain with the knowledge they had about certain physical knowledge, then we build and execute (researchers and students) an IIR (with the theme “a good coffee”), for this, we follow the construction and execution steps commented by Nehring (2000) and Alves (2004), we take due care over time to while developing the IIR we analyzed through a study of the students' postures, and we did a qualitative analysis. In the end of methodology, we applied the questionnaire again and compared using graphs (constructed from the answers of the two questionnaires) the progress that the students had the ability to solve questions. It fits here We state that at no time were the students informed that the final questionnaire would be the same as the first. So we could build frames where we present, through qualitative discussions, the students' reactions each step of the methodology, as well as the possible challenges that the teacher wishing to develop such work may find. We also set up graphs where we show the quantitative increase in ability to solve the problems of the applied questionnaire.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10023
dc.date.accessioned2019-12-09T20:43:37Z
dc.date.available2019-12-09
dc.date.available2019-12-09T20:43:37Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectFísica - aprendizagempt_BR
dc.subjectFísica - ensino médiopt_BR
dc.subjectIlhas interdisciplinares de racionalidadept_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectPhysics - learningpt_BR
dc.subjectPhysics - High Schoolpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary Islands of Rationalitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Juliano de Sousa.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe interdisciplinary islands of rationality: a methodological approach to high school physics education.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Juliano de Sousa. As ilhas interdisciplinares de racionalidade: uma abordagem metodológica para o ensino de física no médio. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULIANO DE SOUSA BEZERRA. TCC. LICENCIATURA EM FÍSICA.2016.pdfJuliano de Sousa Bezerra. TCC. Licenciatura em Física.2016.583.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.