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Title: Estudos das prioridades físicas e mecânicas de misturas asfálticas recicladas com materiais fresados: estudo de caso - BR-230.
Other Titles: Physical and mechanical studies of recycled asphalt mixtures with milled materials: case study - BR-230.
???metadata.dc.creator???: SANTANA, Emerson Pereira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FABBRI, Glauco Túlio Pessa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MELO, Ricardo de Almeida.
???metadata.dc.contributor.referee3???: LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.
Keywords: Prioridades Físicas e Mecânicas;Misturas Asfálticas Recicladas;Materiais Fresados;Reciclagem;Pavimentação;Physical and Mechanical Priorities;Recycled Asphalt Mixtures;Milled Materials;Recycling;Paving
Issue Date: Mar-2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTANA, Emerson Pereira de. Estudos das propriedades físicas e mecânicas de misturas asfálticas recicladas com materiais fresados: estudo de caso - BR-230. 2009. 126f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10034
???metadata.dc.description.resumo???: A reciclagem de um pavimento visa reaproveitar os materiais e poupar os recursos naturais, se possível, melhorar as propriedades físicas e mecânicas dos materiais, Dentre as propriedades destacam-se: a resistência a ruptura por carregamento estático, a resistência a fadiga por carregamento repetido, e a resistência a ação das intempéries e ação das águas. Ao mesmo tempo, a técnica de reciclagem "In situ" em concretos asfálticos viabiliza a utilização de materiais fresados evitando, dessa forma, a disposição inadequada diminuindo o impacto ambiental. O objetivo deste trabalho foi de estudar o comportamento físico e mecânico de misturas asfálticas contendo materiais fresados, considerando seu aproveitamento para as camadas de binder e/ou de rolamento, de forma a estabelecer o teor adequado de material fresado a fazer parte da composição de concretos asfálticos. Foram feitos ensaios utilizando o método empírico para em seguida serem feitas as devidas comparações com o método teórico (Asphalt Institute). As atividades inerentes a fase experimental foram divididas em duas etapas; estudos das propriedades físicas dos materiais que compunham a mistura, e estudos das propriedades mecânicas das misturas asfálticas padrão e recicladas. Ensaios de Granulometria, de Extração de Ligante, Marshall, de Resistência a Tração Indireta por Compressão Diametral, Lottman Modificado (Relação da Resistência a Tração) e de Modulo de Resiliência foram realizados. Considerando as limitações deste estudo de caso, especifico para os materiais e proporções adotadas, pode-se inferir que: "as misturas recicladas mais adequadas para serem usadas como camada de rolamento de pavimento flexíveis foram as que tinham em sua composição 10% e 30% de material fresado, e 3% de filer (cal). Estas apresentaram propriedades físicas e mecânicas compatíveis com as exigências preconizadas pelo DNIT e peia AASHTO.
Abstract: The recycling of a pavement aims at to restitute the original physical and mechanical properties of the Reclaimed Asphalt Pavement and, if possible, to improve them. Amongst the properties stands out the breaking resistance by static shipment the fatigue resistance by repeated chargement and the resistance to the action of bad weathers and action of waters. At the same time, the recycling technique "in situ" in hot mix asphalt makes possible the use of Reclaimed Asphalt Pavement preventing, the inadequate disposal diminishing the ambiental impact The objective of this work was to study the physical and mechanical behavior of asphalt mixtures containing Reclaimed Asphalt Pavement, considering its utilization for the layers of binder and/or riding surface, as a way to establish the adequate content of Reclaimed Asphalt Pavement to make part of the composition of asphalt. The inherent activities to the experimental phase had been divided in two stages: studies of the physical properties of the materials that composed the mixture, and studies of the mechanical properties of the asphalt mixtures standard and recycled. Test of Granulometria, Extration of Asphalt Marshall, Indirect Tensile strenght for Diametrical Compression, Lottman Modified and of Module of Resilience had been carried through. Considering the limitations of this study of case, specific for the materials and adopted ratios, it can be inferred that the recycled mixtures more adjusted to be used as layer of rolling for flexible pavement had been the ones that had in its composition 10% and 30% of Reclaimed Asphalt Pavement and 3% of filler (lime)." These had presented compatible physical and mechanical properties with the requirements praised for the DNIT and the AASHTO.
Keywords: Prioridades Físicas e Mecânicas
Misturas Asfálticas Recicladas
Materiais Fresados
Reciclagem
Pavimentação
Physical and Mechanical Priorities
Recycled Asphalt Mixtures
Milled Materials
Recycling
Paving
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10034
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

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