Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10067
Title: Modelo multicriterial para análise e avaliação do desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus.
Other Titles: Multicriterial model for analysis and evaluation of the performance of the public bus transportation system.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Edilson Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ANDRADE, Nilton Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NASCIMENTO, José Wallace Barbosa do.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ANDRADE, Jonas Pereira de.
Keywords: Sistema de Transporte Coletivo;Ônibus;Modelo Multicriterial;Transporte de Passageiros Urbanos;Estrutura Tarifária;Inovações Tecnológicas;Mobilidade Urbana;Public Transport System;Bus;Multicriterial Model;Urban Passenger Transport;Tariff Structure;Technological Innovations;Urban Mobility
Issue Date: 10-Oct-2000
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Edilson Ferreira. Modelo multicriterial para análise e avaliação do desempenho do sistema de transporte coletivo por ônibus. 2000. 225f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 2000. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10067
???metadata.dc.description.resumo???: 0 objetivo principal deste estudo e desenvolver uma metodologia que contemple dois aspectos simultaneamente. O primeiro, considera as principais características do processo de avaliação do sistema de transporte coletivo por ônibus, a partir da ótica dos agentes envolvidos com a produção e uso dos serviços. O segundo, propõe uma possível análise que ordene as características do desempenho do sistema, integrando os interesses distintos e contraditórios desses agentes. A metodologia exigiu a elaboração de uma hierarquia baseada no Processo de Analise Hierárquica - AHP, composta de objetivo, atores, atributos e variáveis. Os atores contemplados pelo modelo foram os usuários, os operadores e o poder publico. Já os atributos levados em consideração foram: rapidez, conforto, confiabilidade, segurança, acessibilidade e economia. A fim de verificar a eficiência da metodologia proposta, foi feita sua aplicação em um estudo de caso na Região Metropolitana de Belém - RMB. Os resultados da aplicação indicam os Usuários (65,6%) como o agente que mais se beneficiará com a melhoria de desempenho do STCO, a Segurança (25,4%) como atributo mais prioritário e a variável Treinamento de Motoristas (8,8%) como sendo aquela de maior importância relativa entre as demais consideradas. E possível verificar que os resultados obtidos, decorrentes da aplicação, atendem as expectativas dos grupos de interesse contemplados neste trabalho.
Abstract: The main objective this study is to develop a methodology that behold two aspects in the simultaneously form. The first must consider the main characteristics of process of the evaluation of performance of the public transportation system by bus. At beginning of the view point from agents involved with the production and the use of services. The second, proposal a possible analysis that order the characteristics of performance of the system. Integrating the distincts and contradictory interest of these agents. Then methodology demanded the elaboration of a hierarchy based in the Analytic Hierarchy Process - AHP, which is compound of objective, agents, attribute and variables. The winning agents by the model are: the users, operators and public institutions. As the attribute considered were: rapidity, comfort, reliability, accessibility, safety and economy. We also consider thirty two variables distributed among attributes cited. To verify the efficiency from the methodology propose. It was made its application in a case study Metropolitan Region of Belem. The results from application indicate the users (65.6%) as the agent the more will benefit better performance from STCO. The safety (25.4%) as being attribute rather priority and variable drives' training (8.8%) as being that major relative importance between others considered. It is possible observe that results obtained with the application attend the expectation of the groups of interest contemplated in this work.
Keywords: Sistema de Transporte Coletivo
Ônibus
Modelo Multicriterial
Transporte de Passageiros Urbanos
Estrutura Tarifária
Inovações Tecnológicas
Mobilidade Urbana
Public Transport System
Bus
Multicriterial Model
Urban Passenger Transport
Tariff Structure
Technological Innovations
Urban Mobility
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10067
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDILSON FERREIRA LIMA - DISSERTAÇÃO PPGECA 2000.pdfEdilson Ferreira de Lima - Dissertação PPGECA 2000.10.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.