Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10070
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALMEIDA, F. V. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9956230133214309pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1430960919769440pt_BR
dc.contributor.referee1PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.referee2ARARUNA, Luiz Carlos Timoteo.
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso estabelece uma discussão inicial acerca da abordagem metodológica da Cartografia aplicada à Geografia do Ensino Médio. Partimos do pressuposto de que a Cartografia é uma facilitadora metodológica dos processos de ensino e aprendizagem da geografia, que se desenvolveria a partir dos princípios da “alfabetização cartográfica”. Esses princípios garantem o aprendizado geográfico na escola, já que, ao longo desse trabalho, indicamos que a Cartografia se fez presente em diferentes civilizações, tendo como base a inerência dos processos de representação do espaço ao longo do tempo. Tendo em vista a compreensão de como essa dinâmica se processa no ambiente escolar, especificamente no que se refere ao uso que o professor faz dessa metodologia, desenvolvemos uma pesquisa com os professores do Ensino Médio no Colégio Estadual do Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira. A partir dos dados colhidos, tendo como base a aplicação de questionários e as discussões teóricas, apresentamos, nesse texto, algumas reflexões que nos permitem refletir sobre a importância da Cartografia no Ensino Médio e a necessidade de repensar os processos de formação dos professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleCartografia escolar e geografia no ensino médio: uma discussão metodológica.pt_BR
dc.date.issued2011-11-30
dc.description.abstractThis Course Conclusion Work establishes an initial discussion about the methodological approach the Cartography applied in the Geography of the High School. We assume that the Cartography is a facilitator methodological of teaching processes and learning of Geography, which developed from the principles of "cartographic literacy”. These principles ensure geographic learning in school, since, along this work, we indicate that the Cartography been present in different civilizations, based on the inherent processes of representation of space over time. In view of the understanding of how this dynamic proceeds in the school environment, specifically with respect to the use teacher makes of this methodology, we developed a research with High School teachers in the “Colégio Estadual do Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira”. From the data collected, based on the application of questionnaires and the theoretical discussions, we present, in this text, some reflections that allow us to reflect about the importance of Cartography in high school and the necessity to rethink the processes of teachers training.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10070
dc.date.accessioned2019-12-10T21:21:04Z
dc.date.available2019-12-10
dc.date.available2019-12-10T21:21:04Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCartografia e Geografia - ensino médiopt_BR
dc.subjectGeografia – ensino médiopt_BR
dc.subjectEnsino de geografia e cartografia – discussão metodológicapt_BR
dc.subjectCartography & Geography - High Schoolpt_BR
dc.subjectGeography - High Schoolpt_BR
dc.subjectGeography and cartography teaching - methodological discussionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Felipe Venceslau Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool cartography and high school geography: a methodological discussion.pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Felipe Venceslau Silva. Cartografia escolar e geografia no ensino médio: uma discussão metodológica. 2011. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2011.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FELIPE VENCESLAU SILVA ALMEIDA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2011.pdfFelipe Venceslau Silva Almeida. TCC. Licenciatura em Geografia.2011.2.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.