Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10085
Title: Memórias da ditadura militar no Brasil: uma análise dos livros didáticos do ensino médio (2009-2013).
Other Titles: Memories of the military dictatorship in Brazil: an analysis of high school textbooks (2009-2013).
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Silvano da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FORTUNATO, Maria Lucinete.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MOREIRA NETO, Mariana.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Silvana Vieira de.
Keywords: Ensino de história;Livro didático;Ditadura militar;Memória;History teaching;Textbook;Military dictatorship;Memory
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Silvano da. Memórias da ditadura militar no Brasil: uma análise dos livros didáticos do ensino médio (2009-2013). 2017. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho problematiza as relações entre livro didático e Ditadura Militar no Brasil, a partir da análise de livros didáticos de História das Editoras Saraiva e Moderna, elaborados entre 2009 e 2013, a fim de apreender a abordagem dos mesmos acerca do período que se estende dos anos 1964 e 1985. Pretende-se investigar o conteúdo imagético que produz uma versão ou simplesmente um olhar sobre o período em que se convencionou chamar de Ditadura Militar, momento em que os militares exercitaram o poder no Brasil (1964-1985), poder esse galgado por meio de um golpe. Toma-se aqui a ideia de livro didático como construtor de uma memória sobre esse período. Neste sentido, será investigado como foi elaborada uma memória sobre a Ditadura Militar nos referidos manuais e se tal memória vem sendo reelaborada ao longo do tempo ou permanece inalterada. Considerar-se-á os elementos responsáveis pela instituição e/ou perpetuação da referida memória, bem como, em que medida ela infere na compreensão dos educandos acerca desse período da História do Brasil.
Abstract: This paper discusses the relationship between textbook and military dictatorship in Brazil, based on the analysis of textbooks on the history of Saraiva and Between 2009 and 2013, in order to understand the approach of the same ones about the 1964 and 1985 period. investigate the imagetic content that produces a version or simply a look about the period in which it was conventionally called the Military Dictatorship, when that the military exercised power in Brazil (1964-1985), this power extended by in the middle of a blow. Here we take the idea of ​​a textbook as a builder of a memory about this period. In this sense, it will be investigated how it was elaborated a memory about the Military Dictatorship in those manuals and if such a memory comes being reworked over time or remains unchanged. The following shall be considered: responsible for the institution and / or perpetuation of said memory, as well as the how, to what extent, does it infer the students' understanding of this period of Brazilian history.
Keywords: Ensino de história
Livro didático
Ditadura militar
Memória
History teaching
Textbook
Military dictatorship
Memory
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10085
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA SILVANO DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA. 2017.pdfMaria Silvano da Silva. TCC. Licenciatura em História. 2017.5.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.