Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10087
Title: O ensino de história na rede pública de Cajazeiras: transmissão de saberes e ou construção de criticidade.
Other Titles: The teaching of history in the public network of Cajazeiras: knowledge transmission and or criticality construction.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Maria Pereira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LÔBO, Isamarc Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CEBALLOS, Viviane Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FIRMINO NETO, Francisco Sales.
Keywords: Ensino;Criticidade;História;Teaching;Criticality;Story
Issue Date: 3-Dec-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Maria Pereira de. O ensino de história na rede pública de Cajazeiras: transmissão de saberes e ou construção de criticidade. 2014. 99f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho busca identificar a construção de um indivíduo crítico e analítico, no processo de ensino aprendizagem na Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Constantino Vieira. Partindo do pressuposto que as aulas de história bem como o processo de ensino, seja algo além da transmissão de saberes apenas a serem memorizados e meramente reproduzidos tal como lhes foi passado. Para realização desta pesquisa utilizamos o diálogo com alguns autores que discutem o processo de ensino-aprendizagem e observações de vinte horas-aulas em duas turmas do ensino médio da escola objeto. Este trabalho propõe compreendermos o processo de ensino- aprendizagem, como um processo dinâmico construído no decorrer de suas práticas cotidianas e suas ações pedagógicas. A criticidade ou ausência da criticidade faz parte do dinamismo desse processo, das multiplicidades que ele possui.
Abstract: This work intends to identify the construction of a critical and analytical individual in the process of teaching and learning in the “Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira”. Assuming that the History lessons and the teaching process is something beyond the transmission of knowledge only to be memorized and merely reproduced as they were last. For this research we used the dialogue with some authors who discuss the process of teaching and learning and observations twenty -hour lessons in two high school classes of object school. This work proposes understand the process of teaching and learning, as a dynamic process built in the course of their daily practices and their pedagogical actions. The criticality or absence of criticism is part of the dynamics of this process, of the multiplicities that he owns.
Keywords: Ensino
Criticidade
História
Teaching
Criticality
Story
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10087
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA PEREIRA DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA. 2014.pdfMaria Pereira de Sousa. TCC. Licenciatura em História. 2014.2.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.