Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10087
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, M. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6975057251247743pt_BR
dc.contributor.advisor1LÔBO, Isamarc Gonçalves.-
dc.contributor.advisor1IDLÔBO, Isamarc Gonçalves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597332807665485pt_BR
dc.contributor.referee1CEBALLOS, Viviane Gomes de.-
dc.contributor.referee2FIRMINO NETO, Francisco Sales.-
dc.description.resumoEste trabalho busca identificar a construção de um indivíduo crítico e analítico, no processo de ensino aprendizagem na Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Constantino Vieira. Partindo do pressuposto que as aulas de história bem como o processo de ensino, seja algo além da transmissão de saberes apenas a serem memorizados e meramente reproduzidos tal como lhes foi passado. Para realização desta pesquisa utilizamos o diálogo com alguns autores que discutem o processo de ensino-aprendizagem e observações de vinte horas-aulas em duas turmas do ensino médio da escola objeto. Este trabalho propõe compreendermos o processo de ensino- aprendizagem, como um processo dinâmico construído no decorrer de suas práticas cotidianas e suas ações pedagógicas. A criticidade ou ausência da criticidade faz parte do dinamismo desse processo, das multiplicidades que ele possui.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleO ensino de história na rede pública de Cajazeiras: transmissão de saberes e ou construção de criticidade.pt_BR
dc.date.issued2014-12-03-
dc.description.abstractThis work intends to identify the construction of a critical and analytical individual in the process of teaching and learning in the “Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira”. Assuming that the History lessons and the teaching process is something beyond the transmission of knowledge only to be memorized and merely reproduced as they were last. For this research we used the dialogue with some authors who discuss the process of teaching and learning and observations twenty -hour lessons in two high school classes of object school. This work proposes understand the process of teaching and learning, as a dynamic process built in the course of their daily practices and their pedagogical actions. The criticality or absence of criticism is part of the dynamics of this process, of the multiplicities that he owns.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10087-
dc.date.accessioned2019-12-11T10:35:08Z-
dc.date.available2019-12-11-
dc.date.available2019-12-11T10:35:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCriticidadept_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectCriticalitypt_BR
dc.subjectStorypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Maria Pereira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of history in the public network of Cajazeiras: knowledge transmission and or criticality construction.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Maria Pereira de. O ensino de história na rede pública de Cajazeiras: transmissão de saberes e ou construção de criticidade. 2014. 99f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA PEREIRA DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA. 2014.pdfMaria Pereira de Sousa. TCC. Licenciatura em História. 2014.2.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.