Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10090
Title: Uma análise sistêmica dos acidentes de trânsito no Brasil.
Other Titles: A systemic analysis of traffic accidents in Brazil.
???metadata.dc.creator???: MAIA, João Alberto Couto.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RABBANI, Soheil Rahnemay.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, César Cavalcanti de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CRUZ, Walter Santa.
Keywords: Acidentes de Trânsito;Transportes no Brasil;Prevenção de Acidentes de Trânsito;Educação no Trânsito;Jornada de Trabalho dos Condutores;Vias Rodoviárias- Urbana;Veículos;Traffic-accidents;Transport in Brazil;Traffic Accident Prevention;Traffic Education;Drivers' Workday;Roadways-urban;Vehicles
Issue Date: Oct-1995
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MAIA, João Alberto Couto. Uma análise sistêmica dos acidentes de trânsito no Brasil. 1995. 143f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1995. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10090
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho, apresenta-se uma análise sistêmica das principais causas dos acidentes de transito no Brasil. O problema dos acidentes de transito deve ser considerado num contexto que envolva aspectos de ordem social, cultural, politica e econômica. Assim, métodos de decisão multicriterial são os mais adequados para avaliar as alternativas de melhoria e prevenção de acidentes de transito. O método de analise hierárquica - AHP - foi utilizado para incluir e medir os fatores de maior importância na ocorrência dos acidentes de transito. Sua metodologia parte do principio de que se deve representar um problema através de uma estruturação hierárquica, com o intuito de empreender-se uma priorização de todos os objetivos, critérios e alternativas relevantes ao problema em estudo, com base em julgamento de grupos decisores que avaliam os critérios e alternativas com relação a critérios, através de comparações paritárias.
Abstract: This paper presents a systemic analysis of the main causes of traffic accidents in Brazil. The problem of traffic accidents should be considered in a context that involves social, cultural, political and economic aspects. Thus, multicriterial decision methods are the most suitable for evaluating the alternatives of improvement and prevention of traffic accidents. The hierarchical analysis method - AHP - was used to include and measure the most important factors in the occurrence of traffic accidents. Its methodology starts from the principle that a problem must be represented through a hierarchical structure, with the purpose of undertaking a prioritization of all objectives, criteria and alternatives relevant to the problem under study, based on the judgment of decision-making groups that evaluate criteria and criteria alternatives, through parity comparisons
Keywords: Acidentes de Trânsito
Transportes no Brasil
Prevenção de Acidentes de Trânsito
Educação no Trânsito
Jornada de Trabalho dos Condutores
Vias Rodoviárias- Urbana
Veículos
Traffic-accidents
Transport in Brazil
Traffic Accident Prevention
Traffic Education
Drivers' Workday
Roadways-urban
Vehicles
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10090
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO ALBERTO COUTO MAIA - DISSERTAÇÃO PPGECA 1995.pdfJoão Alberto Couto Maia - Dissertação PPGECA 1995.27.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.