Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10094
Title: A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída.
Other Titles: The young Maria do Disterro: memories of teaching in a socially constituted professional performance.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Pedro Felipe Ribeiro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: UHLE, Ana Rita.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTANA, Rosemere Olímpio de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Israel Soares de.
Keywords: Memórias;Maria do Desterro;Formação do magistério;Identidade docente;Memoirs;Teaching Formation;Teaching Identity
Issue Date: 16-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Pedro Felipe Ribeiro. A jovem Maria do Disterro: memórias da docência em uma atuação profissional socialmente constituída. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta monografia tem como principal objetivo analisar a formação profissional de Maria do Disterro, professora do ensino básico da rede pública da cidade de Cajazeiras - PB, por meio de uma narrativa biográfica, priorizando as questões cotidianas do contexto em que a biografada está inserida. Para tanto, utilizando-se do relato de vivências da docente, das fontes documentais e iconográficas da formação para o magistério, elaboramos um arranjo teórico e os cuidados metodológicos que possibilitaram o desenvolvimento narrativo do recorte temporal analisado. No processo investigativo vamos perceber o olhar individual da professora sobre o passado que foi vivenciado, em espaços onde a sua percepção evoca a imagem coletiva do mesmo em consonância com a reconstrução de sua juventude. A jovem professora e esses espaços pertencem a uma série de representações coletivas que compõem o centro de problematizações desse trabalho, discutindo sobre a limitada estrutura de espaços profissionais possíveis para a mulher alcançar no campo educacional da década de 1980. Com isso, a partir das proposições categóricas de gênero apresentadas por Joan Scott, iremos compreender as relações sociais que constituem o papel profissional da nossa personagem e a identidade docente assumida pela mesma.
Abstract: The monograph has as objective to analyze the professional formation of Maria do Disterro, a teacher of the public and basic education of state of Paraíba at Cajazeiras city, through a biographical narrative, prioritizing the daily issues of the context in which the biography is inserted. Using the experience of the teacher, documentary and iconographic sources, we used a theoretical arrangement and a carefull methodological to qualify the narrative analyzed. In the investigative process we are going to perceive the teacher's individual gaze about the past that has been experienced, in spaces where her perception evokes the collective image of the same in consonance with the reconstruction of her youth. The young teacher and these spaces, belong to a series of collective representations, that make up the center of problematizations, discussing the limited structure of spaces for women in the educational field of the 1980s. Therefore, from the propositions categorical genres presented by Joan Scott, we will understand the social relations that constitute the professional role of Disterro and the teaching identity assumed by her.
Keywords: Memórias
Maria do Desterro
Formação do magistério
Identidade docente
Memoirs
Teaching Formation
Teaching Identity
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10094
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PEDRO FELIPE RIBEIRO SILVA. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA. 2018.pdfPedro Felipe Ribeiro Silva. TCC. Licenciatura em História. 2018.7.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.