Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10099
Title: A importância da motivação durante o processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais no espaço escolar.
Other Titles: The importance of motivation during the teaching process in recent years in the school space.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUÊS, Rogeane Araújo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
Keywords: Motivação;Ensino Fundamental;Ensino-Aprendizagem;Motivation;Elementary School;Teaching-Learning
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUÊS, Rogeane Araújo. A importância da motivação durante o processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais no espaço escolar. 2013. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: A motivação é muito importante para que ocorra o processo de ensino-aprendizagem. Durante esse processo acreditamos que a motivação deva estar presente em todos os momentos da vida escolar do aluno e também do professor. Mas por sua vez cabe ao professor facilitar a construção na formação do aluno, influenciando o mesmo no desenvolvimento da motivação da aprendizagem. Para analisar tais proposições buscamos no pensamento de autores como Paín (1989), Vygotsky (1991), Tapia (2001), Santos (2001), Moraes e Varella (2007) entre outros, compreender a sistemática que rege o universo da motivação no processo ensino e aprendizagem. Os métodos e técnicas utilizadas foram: observação do cotidiano da escola; intervenção (momento do estágio); questionário semi-estruturado e Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) aplicada aos professores. Pudemos concluir que para este grupo a motivação está em poder mediar os conhecimentos adquiridos com os discentes, ter paciência para lidar com as adversidades ocorridas em sala de aula, além de ser inovador na sua prática pedagógica.
Abstract: Motivation is very important to assure that the process of teaching and learning. During this process of teaching and learning we believe that motivation must be present at all times of the school life of the student and also the teacher. But in turn rests with the teacher to facilitate the construction of the training process of the student, even influencing the development of learning motivation. To examine these propositions seek the thinking of authors like Pain(1989), Vygotsky (1991), Tapia(2001), Santos(2001), Moraes and Varella (2007) among others understand the systematic governing the universe of motivation in the teaching and learning. The methods and techniques used were: observation of everyday school; intervention(time stage); semi-structured questionnaire and Test Free Word Association(TALP) applied to teachers. We concluded that the motivation for this group is able to mediate the acquired knowledge with the students, have the patience to deal with adversity that occurred in the classroom, and be innovative in their teaching.
Keywords: Motivação
Ensino Fundamental
Ensino-Aprendizagem
Motivation
Elementary School
Teaching-Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10099
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROGEANE ARAÚJO RODRIGUÊS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2013.pdfRogeane Araújo Rodriguês. Monografia Pedagogia. CFP 2013.222.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.