Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10106
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERREIRA, J. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1345276394363404pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Risomar Alves dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7885903292497959pt_BR
dc.contributor.referee1CUNHA, Anne Cristine Hermínio.-
dc.contributor.referee2SANTIAGO, Stella Maria Morais.-
dc.description.resumoEste trabalho objetivou analisar como acontece a parceria entre escola e família no âmbito educacional, e sua importância no processo de ensino e aprendizagem do educando, em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica sustentou-se em autores que abordam a relação entre escola e família como: Carvalho (2004), Furlaneto, Meneses e Pereira (2007), Gentille (2006), Oliveira (2007), dentre outros. Os procedimentos metodológicos incluíram: observação e o questionário. A análise dos dados permitiu estruturar o trabalho em três vertentes: Dialogando com a teoria; a ação docente como integradora da relação escola-família, e a família como base norteadora para a vida educacional dos filhos. Os resultados revelaram que os participantes, neste caso a professora, desenvolve um excelente trabalho, dedicando-se a sua profissão e contribuindo para a efetivação da parceria entre escola e família. Já as mães acompanham assiduamente a vida escolar de seus filhos, incentivando-os, ajudando-os em suas tarefas e cumprindo com o papel da família em orientar seus filhos. Elas apontam ainda que a professora cumpre com o seu papel de educar e utiliza vários meios para que escola e família estejam unidas, em prol de uma educação de qualidade para seus filhos/estudantes. As mães destacam também que escola e família juntas podem desenvolver um bom trabalho, objetivando o sucesso escolar dos estudantes. Concluo com esse trabalho que embora seja o início de uma longa jornada, para a efetivação da parceria entre escola e família, foi confirmado que essa relação é fundamental para a construção do sucesso educacional do estudante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleRelação escola e família: contribuições para o processo de ensino - aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.description.abstractThis work aimed to analyze how the partnership happens between school and family in the educational field, and its importance in the process of the student's teaching learning, in a group of the 5th year of the Fundamental Teaching. The theoretical was sustained in authors that approach the relationship between school and family as: Carvalho (2004), Furlaneto, Meneses and Pereira (2007), Gentille (2006), Oliveira (2007), among others. The methodological procedures included: observation and the questionnaire. The data analysis allowed to structure the work into three slopes: Dialoguing with the theory, the teaching as an integrator of school-family relationship, and the family as the basis for guiding the children's education life. The results revealed that the participants, in this case the teacher, develops an excellent work, being devoted to her profession and contributing to the effectiveness of the partnership between school and family. Already the mothers accompany their children's school life assiduously, motivating them, helping them in their tasks and executing the paper of the family in guiding their children. They appear although the teacher executes her role of educating and she uses several means so that school and family are united, on behalf of a quality education for their children / students. The mothers also highlight that school and family committees can develop a good work, aiming at the students' school success. I end with that work that although it is the beginning of a long day, for the effectiveness of the partnership between school and family, it was confirmed that that relationship is fundamental for the construction of the student's education success.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10106-
dc.date.accessioned2019-12-11T14:03:01Z-
dc.date.available2019-12-11-
dc.date.available2019-12-11T14:03:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducandopt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectTeaching-Learning Processpt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Juliana Cesário.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool and family relationship: contributions to the teaching - learning process.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Juliana Cesário. Relação escola e família: contribuições para o processo de ensino - aprendizagem. 2012. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULIANA CESÁRIO FERREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2012.pdfJuliana Cesário Ferreira . Monografia Pedagogia. CFP 2012.333.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.