Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10109
Title: Iconografia nas páginas do livro didático “Projeto Araribá” na escola de ensino fundamental Dr. Jarismar Gonçalves de Melo.
Other Titles: Iconography on the pages of the textbook “Projeto Araribá” at the Dr. Jarismar Gonçalves de Melo elementary school.
???metadata.dc.creator???: SILVA, José Adriano Parnaíba da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LÔBO, Isamarc Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: UHLE, Ana Rita.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FORTUNATO, Maria Lucinete.
Keywords: História- ensino;Iconografia;Livro didático- história;Ensino fundamental- história;History- teaching;Iconography;History textbook;Elementary School- History
Issue Date: 10-Mar-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, José Adriano Parnaíba da. Iconografia nas páginas do livro didático “Projeto Araribá” na escola de ensino fundamental Dr. Jarismar Gonçalves de Melo. 2016. 253f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho aborda o acervo iconográfico presente nas páginas do livro didático PROJETO ARARIBÁ – História, do 9º ano do ensino fundamental, utilizado na Escola de Ensino Fundamental Dr. Jarismar Gonçalves Melo, dando ênfase ao modo como ele é trabalhado em sala de aula, seja pelos alunos ou professores. Buscamos questionar os usos dados pela supracitada escola à iconografia contida nas páginas do livro didático de história utilizado. Procuramos entender os conceitos de iconografia e livro didático; analisar a estrutura física e o uso metodológico utilizado pela instituição de ensino; como também compreender a percepção dos alunos e professores destas imagens. Assim, utilizamos como ferramenta metodológica questionários indagando questões sobre o uso da iconografia em sala de aula pelos docentes e discentes.
Abstract: This paper addresses the iconographic collection present in the pages of the textbook “Projeto ARARIBÁ - História”, of the 9th grade of elementary school, used in the Elementary School Dr. Jarismar Gonçalves Melo, emphasizing how it is used in the classroom, either by students or teachers. We seek to question the uses given by the abovementioned school to the iconography contained in the pages of the history textbook used. We seek to understand the concepts of iconography and textbook; analyze the physical structure and the methodological use used by the educational institution; as well as to understand the perception of students and teachers of these images. Therefore we use as a methodological tool questionnaires asking questions about the use of iconography in the classroom by teachers and students.
Keywords: História- ensino
Iconografia
Livro didático- história
Ensino fundamental- história
History- teaching
Iconography
History textbook
Elementary School- History
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10109
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ ADRIANO PARNAÍBA DA SILVA. TCC, LICENCIATURA EM HISTÓRIA. 2016.pdfJosé Adriano Parnaíba da Silva. TCC. Licenciatura em História. 2016.25.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.