Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10111
Title: Diversidade cultural no ensino de história: questões étnicas afro-brasileiras e africanas em duas escolas do ensino fundamental na cidade de Santa Inês-PB, entre os anos de 2003 e 2014.
Other Titles: Cultural diversity in history teaching: ethnic issues Afro-Brazilian and African women in two schools in the city of Santa Inês-PB, between the years 2003 and 2014.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Josefa Emiliany Barros de.
REIS, Jose Emiliany Barros de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTANA, Rosemere Olímpio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FORTUNATO, Lucinete.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Risomar Alves dos.
Keywords: História- estudo e ensino;Diversidade cultural;Ensino de história- questões étnicos africanas;Políticas de ações afirmativas- questões étnicos africanas;History- study and teaching;Cultural diversity;History Teaching- African Ethnic Issues;Affirmative Action Policies - African Ethnic Issues
Issue Date: 20-Aug-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Josefa Emiliany Barros de. Diversidade cultural no ensino de história: questões étnicas afro-brasileiras e africanas em duas escolas do ensino fundamental na cidade de Santa Inês-PB, entre os anos de 2003 e 2014. 2014. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa problematiza como a Diversidade Cultural priorizando o recorte para as questões étnicos afro-brasileiras e africanas no Ensino de História no Fundamental II vem sendo pensada e problematizada nos documentos oficiais da Educação e na comunidade escolar por meio de duas instituições especificas da cidade de Santa Inês – PB, sendo uma de nível estadual e outra municipal entre os anos de 2003 a 2014. O recorte temporal se deu pela necessidade de analisarmos os principais documentos que foram produzidos a partir da lei 10.639 de 2003 que sancionou a obrigatoriedade da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar da Educação Básica. Dentre esses documentos estão os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004) e os Referenciais Curriculares da Paraíba (2010). Todos esses documentos foram analisados enquanto produções discursivas permeados pelas relações de poder. A metodologia que permeia esta pesquisa é a história oral, através de entrevistas realizadas com dois professores da Escola Municipal Félix Pereira dos Reis e Escola Estadual Enéas Leite da cidade de Santa Inês – PB. As entrevistas nos permitiram problematizar como esses professores percebem o ensino para as relações étnico- raciais, bem como, as questões que envolvem o ensino afro-brasileiro na cidade de Santa Inês.
Abstract: This research discusses how cultural diversity prioritizing cut for african-Brazilian and African ethnic issues in History teaching in key input II is being designed and problematised in the official documents of education and the school community through two specific institutions in the city of Santa Agnes – PB, one statewide and one city between the years 2013 to 2014 the time frame is given by the need to analyze the main documents that were produced from 2003 to 10, 639 law enacted mandating the history and culture african-Brazilian and African curriculum in basic education. Among these documents are the National Curricular Parameters (1998), the National Curricular Guidelines for the Education of Racial-Ethnic Relations and the Teaching of History and Afro-Brazilian African (2014), the Curricular References Paraíba (2010), all these documents will be analyzed as discursive productions permeated by power relations. The methodology that permeates this research is oral history through interviews with two teachers of the Municipal School Felix Pereira dos Reis and state Aeneas School Milk city of St Agnes – PB. The interviews allowed us to problematize how these teachers perceive teaching to ethnic-racial relations, as well as issues involving the african-Brazilian education in the town of Santa Ines.
Keywords: História- estudo e ensino
Diversidade cultural
Ensino de história- questões étnicos africanas
Políticas de ações afirmativas- questões étnicos africanas
History- study and teaching
Cultural diversity
History Teaching- African Ethnic Issues
Affirmative Action Policies - African Ethnic Issues
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10111
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEFA EMILIANY BARROS DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA. 2014.pdfJosefa Emiliany Barros de Sousa. TCC. Licenciatura em História. 2014.746.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.