Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10111
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDREIS, B. S. Josefa Emiliany.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6707580757185765pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTANA, Rosemere Olímpio de.
dc.contributor.advisor1IDSANTANA, Rosemere O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6172861753799782pt_BR
dc.contributor.referee1FORTUNATO, Lucinete.
dc.contributor.referee2SANTOS, Risomar Alves dos.
dc.description.resumoEsta pesquisa problematiza como a Diversidade Cultural priorizando o recorte para as questões étnicos afro-brasileiras e africanas no Ensino de História no Fundamental II vem sendo pensada e problematizada nos documentos oficiais da Educação e na comunidade escolar por meio de duas instituições especificas da cidade de Santa Inês – PB, sendo uma de nível estadual e outra municipal entre os anos de 2003 a 2014. O recorte temporal se deu pela necessidade de analisarmos os principais documentos que foram produzidos a partir da lei 10.639 de 2003 que sancionou a obrigatoriedade da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar da Educação Básica. Dentre esses documentos estão os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004) e os Referenciais Curriculares da Paraíba (2010). Todos esses documentos foram analisados enquanto produções discursivas permeados pelas relações de poder. A metodologia que permeia esta pesquisa é a história oral, através de entrevistas realizadas com dois professores da Escola Municipal Félix Pereira dos Reis e Escola Estadual Enéas Leite da cidade de Santa Inês – PB. As entrevistas nos permitiram problematizar como esses professores percebem o ensino para as relações étnico- raciais, bem como, as questões que envolvem o ensino afro-brasileiro na cidade de Santa Inês.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleDiversidade cultural no ensino de história: questões étnicas afro-brasileiras e africanas em duas escolas do ensino fundamental na cidade de Santa Inês-PB, entre os anos de 2003 e 2014.pt_BR
dc.date.issued2014-08-20
dc.description.abstractThis research discusses how cultural diversity prioritizing cut for african-Brazilian and African ethnic issues in History teaching in key input II is being designed and problematised in the official documents of education and the school community through two specific institutions in the city of Santa Agnes – PB, one statewide and one city between the years 2013 to 2014 the time frame is given by the need to analyze the main documents that were produced from 2003 to 10, 639 law enacted mandating the history and culture african-Brazilian and African curriculum in basic education. Among these documents are the National Curricular Parameters (1998), the National Curricular Guidelines for the Education of Racial-Ethnic Relations and the Teaching of History and Afro-Brazilian African (2014), the Curricular References Paraíba (2010), all these documents will be analyzed as discursive productions permeated by power relations. The methodology that permeates this research is oral history through interviews with two teachers of the Municipal School Felix Pereira dos Reis and state Aeneas School Milk city of St Agnes – PB. The interviews allowed us to problematize how these teachers perceive teaching to ethnic-racial relations, as well as issues involving the african-Brazilian education in the town of Santa Ines.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10111
dc.date.accessioned2019-12-11T15:56:31Z
dc.date.available2019-12-11
dc.date.available2019-12-11T15:56:31Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHistória- estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectEnsino de história- questões étnicos africanaspt_BR
dc.subjectPolíticas de ações afirmativas- questões étnicos africanaspt_BR
dc.subjectHistory- study and teachingpt_BR
dc.subjectCultural diversitypt_BR
dc.subjectHistory Teaching- African Ethnic Issuespt_BR
dc.subjectAffirmative Action Policies - African Ethnic Issuespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Josefa Emiliany Barros de.
dc.creatorREIS, Jose Emiliany Barros de Sousa.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCultural diversity in history teaching: ethnic issues Afro-Brazilian and African women in two schools in the city of Santa Inês-PB, between the years 2003 and 2014.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Josefa Emiliany Barros de. Diversidade cultural no ensino de história: questões étnicas afro-brasileiras e africanas em duas escolas do ensino fundamental na cidade de Santa Inês-PB, entre os anos de 2003 e 2014. 2014. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEFA EMILIANY BARROS DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA. 2014.pdfJosefa Emiliany Barros de Sousa. TCC. Licenciatura em História. 2014.746.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.