Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10112
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1IDALVES, C. C. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4727172806308807pt_BR
dc.contributor.referee1LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.
dc.contributor.referee2SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca.
dc.description.resumoEste trabalho monográfico tem como objetivo geral analisar de que forma as metodologias utilizadas nas aulas de Geografia pode contribuir com a formação cidadã do aluno. O referido trabalho começa tratando da evolução da ciência geográfica, que teve como estudo base a observação (empírica), em seguida trata um pouco de modificações sofridas pelo seu objeto de estudo ao longo da evolução das sociedades humanas. O mesmo faz uma pequena análise da historia da Geografia e suas transformações ao longo dos tempos, e como essas mudanças sofridas pela Geografia interferiram nas metodologias utilizadas nas aulas de Geografia e como isso contribui na formação cidadã do aluno. Este estudo é de escala quanti - qualitativa, com coleta de dados feitas por meio de questionários a professora de Geografia e também aos alunos do 2° ano “B” da Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Joaquim Lacerda Leite, município de São José de Piranhas – PB e também pesquisas bibliográficas que acometem o ensino de geografia, dentre outras, com os seguintes autores: Vesentini (1989); Cavalcanti (2012); Pontuschka (2009); Santos (1993); Moraes (2014) dentre outros. As respostas dada pela professora de Geografia foram de grande importância para o trabalho, deu para perceber que ela se preocupa em ensinar para a cidadania, com alunos sendo atuantes na sociedade. Observando as respostas dos alunos foi notado que os mesmo tem uma deficiência em saber o que é ser cidadão e exercer a cidadania, diferenciar político de política. Mas também foi observado que o ensino de geografia deve também ser voltado para ensinar o que é política, por que a Geografia é política. Por fim, é possível um ensino geográfico de mais qualidade, voltado para a formação crítica e cidadã do aluno, com docentes utilizando novas metodologias em sala de aula é uma parte fundamental para o sucesso educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleA geografia escolar na formação cidadã do aluno.pt_BR
dc.date.issued2016
dc.description.abstractThis monographic work has as main objective to analyze how the methodologies used in Geography lessons can contribute to the civic education of the student. That work begins dealing with the evolution of geographical science, which was to study based on observation (empirical), then comes some changes undergone by its subject matter during the evolution of human societies. So does a little analysis of the history of geography and its changes over time and how these changes suffered by Geography interfered in the methodologies used in geography lessons and how it contributes to the civic education of the student. This study is quantitative scale - qualitative, with data collection made through questionnaires Professor of Geography and also students of 2 nd year "B" School State School that belongs to the Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Joaquim Lacerda Leite, city of São José de Piranhas-PB and also literature searches that involve the teaching of geography, among others, the following authors: Vesentini (1989); Cavalcanti (2012); Pontuschka (2009); Santos (1993); Moraes (2014) among others. The answers given by Geography teacher were of great importance to work, it has to realize that she cares to teach citizenship, with students being active in society. Watching the students' responses it was noted that the same has a disability to know what it is to be a citizen, and exercising citizenship, differentiate political policy. But it was also observed that the teaching of geography should also be geared to teach what is political, why geography is political. Finally, a geographical teaching quality is more possible, facing the critical training and citizen student, with teachers using new methodologies in the classroom is a key part for educational success.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10112
dc.date.accessioned2019-12-11T16:18:08Z
dc.date.available2019-12-11
dc.date.available2019-12-11T16:18:08Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectCidadãopt_BR
dc.subjectMetodologia de Ensino - Geografiapt_BR
dc.subjectFormação cidadãpt_BR
dc.subjectGeografia Escolarpt_BR
dc.subjectGeografia - Ciênciapt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectCitizenpt_BR
dc.subjectTeaching Methodology - Geographypt_BR
dc.subjectCitizen Formationpt_BR
dc.subjectSchool Geographypt_BR
dc.subjectGeography - Sciencept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Aline Oliveira da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe school geography in the citizen formation of the student.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Aline Oliveira da. A geografia escolar na formação cidadã do aluno. 2016. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE OLIVEIRA DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2016.pdfAline Oliveira da Silva. TCC. Licenciatura em Geografia. 2016.264.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.