Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10117
Title: | A importância da imagem no processo de ensino e de aprendizagem da geografia escolar. |
Other Titles: | The importance of image in the teaching and learning process of school geography. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Dallila Rayara de Almeida. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa. |
Keywords: | Geografia escolar;Imagem- aulas de geografia;Aprendizagem em geografia;Geografia- estudo e ensino;School geography;Image- geography classes;Geography learning;Geography- study and teaching |
Issue Date: | 14-Mar-2018 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Dallila Rayara de Almeida. A importância da imagem no processo de ensino e de aprendizagem da geografia escolar . 2018. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho tem como tema A importância da imagem no processo de ensino e de aprendizagem da Geografia escolar. A escolha do tema se deu através dos estágios supervisionados, onde percebemos a necessidade em explorar a imagem nas aulas de Geografia, e também por meio do exercício profissional como professora do 6º ano do ensino fundamental, onde constatamos o quão é significante este recurso para o ensino e compreensão dos conteúdos da disciplina Geografia. A construção deste trabalho englobou referencial teórico fundamentado a partir de leituras de dissertações, teses, artigos, livros e monografias sobre a temática, e também pela atuação em sala de aula que permitiu as observações e análises do desempenho dos alunos nas atividades desenvolvidas com o auxílio das imagens, sendo possível coletar os dados e demostrar os resultados. Esta monografia tem por objetivo analisar a importância em utilizar a imagem no ensino da Geografia escolar, e com este intuito apresenta discussões sobre a definição da imagem, a imagem como meio de informação, o papel do professor na mediação entre o aluno e o estudo da imagem e a importância da vivência escolar para a formação do professor, evidenciando um relato de experiência que apresenta o uso da imagem no ensino de três temáticas – paisagem, representações cartográficas e biosfera. Ao finalizar a pesquisa, podemos concluir que a imagem é um recurso didático que possibilita aos alunos compreenderem o seu espaço vivido e deste feito entender o mundo em sua dinâmica social e natural. Desejamos, portanto, que este trabalho sirva de reflexão para que outros professores/pesquisadores conheçam a relevância em complementar o livro didático com outros recursos, em especial a imagem. |
Abstract: | The present work has as theme The importance of the image in the process of teaching and learning of the school geography. The choice of this subject has came from through the supervised stages, where we realized the need to explore the image in Geography classes, and also through the professional exercise as a teacher of the 6th grade of elementary school, where we verified how significant this resource for the teaching and understanding of the contents of the Geography discipline. The construction of this work encompassed a theoretical framework based on reading of dissertations, theses, articles, books and monographs on the subject, and also by the classroom peformance that allowed the observations and analyzes of students' performance in the activities developed with the suport of images, making it possible to collect the data and to demonstrate the results. This monograph aims to analyze the importance of the use of the image in the teaching of school geography, and for this purpose it presents discussions about image definition, image as a means of information, the role of the teacher in mediation between the student and the study of the image and the importance of school experience for teacher training, evidencing an experience report that presents the use of the image in the teaching of three themes - landscape, cartographic representations and biosphere. At the end of the research, we can conclude that the image is a didactic resource that allows the students to understand their lived space and as of this to understand the world in its social and natural dynamics. We hope, wherefore, that this work will serve as a reflection so that other teachers/researchers know the relevance of complementing the textbook with other resources, especially the image. |
Keywords: | Geografia escolar Imagem- aulas de geografia Aprendizagem em geografia Geografia- estudo e ensino School geography Image- geography classes Geography learning Geography- study and teaching |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Geografia. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10117 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Geografia CFP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DALLILA RAYARA DE ALMEIDA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2018.pdf | Dallila Rayara de Almeida Silva. TCC. Licenciatura em História. 2018. | 1.48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.