Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10120
Title: A importância das aulas de campo para o ensino de geografia no ensino fundamental.
Other Titles: The importance of field classes for teaching geography in the elementary School.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Simone Teles de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GOMES, Henaldo Moraes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRANDÂO, Marcelo Henrique de Melo.
Keywords: Ensino de geografia- Ipaumirim;Ensino de geografia- aula de campo;Geografia- método de ensino;Geografia- recursos didáticos;Geography education- Ipaumirim;Geography Teaching - Field Class;Geography- Teaching Method;Geography- didactic resources
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Simone Teles de. A importância das aulas de campo para o ensino de geografia no ensino fundamental. 2015. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Essa pesquisa teve como objetivo analisar a percepção de professores e alunos acerca da importância das aulas de campo no ensino de geografia no ensino fundamental II na Escola de Ensino Fundamental Doutor Jarismar Gonçalves Melo, no município de Ipaumirim, Ceará. Trata-se de um estudo de campo, de cunho descritivo e qualitativo, cuja amostra foi formada por 25 alunos de uma turma do 9º ano. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de questionário junto à professora e aos alunos e a análise de dados foi realizada a partir de abordagem qualitativa, envolvendo discussões com base em posicionamento crítico com relação aos achados. Os resultados demonstraram, do ponto de vista da professora entrevistada, que as aulas de campo são importantes mas dependem de apoio da gestão escolar e da disponibilidade de recursos humanos e materiais, ao passo que do ponto de vista dos alunos as aulas de campo são fundamentais, porém não são realizadas pela professora. O estudo permitiu concluir que, apesar da importância das aulas de campo, muitas dificuldades ainda se interpõem, dificultando a efetivação dessa estratégia em um maior número de turmas.
Abstract: This research aimed to analyze the perception of teachers and students about the importance of field classes in teaching geography in teaching II at the Doctor Jarismar Gonçalves Melo Elementary School, in the municipality of Ipaumirim, Ceará. It is a field study, with an imprint descriptive and qualitative study, whose sample consisted of 25 students from a 9th grade year. Data collection was performed by applying a questionnaire to the teacher and students and the data analysis was performed from the approach involving discussions based on critical positioning regarding to the findings. The results showed, from the teacher's point of view interviewed that field classes are important but depend on support from the school management and the availability of human and material resources, while From the students' point of view, field classes are fundamental, but they are not performed by the teacher. The study concluded that, despite the importance of field lessons, many difficulties still stand in the way of making it difficult to implementation of this strategy in a larger number of classes.
Keywords: Ensino de geografia- Ipaumirim
Ensino de geografia- aula de campo
Geografia- método de ensino
Geografia- recursos didáticos
Geography education- Ipaumirim
Geography Teaching - Field Class
Geography- Teaching Method
Geography- didactic resources
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10120
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SIMONE TELES DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2015.pdfSimone Teles de Sousa. TCC. Licenciatura em Geografia. 2015.294.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.