Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10120
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, M. A. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9554544349270438pt_BR
dc.contributor.referee1GOMES, Henaldo Moraes.
dc.contributor.referee2BRANDÂO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.description.resumoEssa pesquisa teve como objetivo analisar a percepção de professores e alunos acerca da importância das aulas de campo no ensino de geografia no ensino fundamental II na Escola de Ensino Fundamental Doutor Jarismar Gonçalves Melo, no município de Ipaumirim, Ceará. Trata-se de um estudo de campo, de cunho descritivo e qualitativo, cuja amostra foi formada por 25 alunos de uma turma do 9º ano. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de questionário junto à professora e aos alunos e a análise de dados foi realizada a partir de abordagem qualitativa, envolvendo discussões com base em posicionamento crítico com relação aos achados. Os resultados demonstraram, do ponto de vista da professora entrevistada, que as aulas de campo são importantes mas dependem de apoio da gestão escolar e da disponibilidade de recursos humanos e materiais, ao passo que do ponto de vista dos alunos as aulas de campo são fundamentais, porém não são realizadas pela professora. O estudo permitiu concluir que, apesar da importância das aulas de campo, muitas dificuldades ainda se interpõem, dificultando a efetivação dessa estratégia em um maior número de turmas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleA importância das aulas de campo para o ensino de geografia no ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2015
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the perception of teachers and students about the importance of field classes in teaching geography in teaching II at the Doctor Jarismar Gonçalves Melo Elementary School, in the municipality of Ipaumirim, Ceará. It is a field study, with an imprint descriptive and qualitative study, whose sample consisted of 25 students from a 9th grade year. Data collection was performed by applying a questionnaire to the teacher and students and the data analysis was performed from the approach involving discussions based on critical positioning regarding to the findings. The results showed, from the teacher's point of view interviewed that field classes are important but depend on support from the school management and the availability of human and material resources, while From the students' point of view, field classes are fundamental, but they are not performed by the teacher. The study concluded that, despite the importance of field lessons, many difficulties still stand in the way of making it difficult to implementation of this strategy in a larger number of classes.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10120
dc.date.accessioned2019-12-11T17:24:41Z
dc.date.available2019-12-11
dc.date.available2019-12-11T17:24:41Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de geografia- Ipaumirimpt_BR
dc.subjectEnsino de geografia- aula de campopt_BR
dc.subjectGeografia- método de ensinopt_BR
dc.subjectGeografia- recursos didáticospt_BR
dc.subjectGeography education- Ipaumirimpt_BR
dc.subjectGeography Teaching - Field Classpt_BR
dc.subjectGeography- Teaching Methodpt_BR
dc.subjectGeography- didactic resourcespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Simone Teles de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of field classes for teaching geography in the elementary School.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Simone Teles de. A importância das aulas de campo para o ensino de geografia no ensino fundamental. 2015. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SIMONE TELES DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2015.pdfSimone Teles de Sousa. TCC. Licenciatura em Geografia. 2015.294.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.