Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10122
Title: Concepções e formação docente acerca da educação de jovens e adultos (EJA).
Other Titles: Conceptions and teacher training on youth and adult education (EJA).
???metadata.dc.creator???: MACIEL, Nayara Ingride Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, Dorgival Gonçalves
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, José Amiraldo Alves da.
Keywords: Educação de jovens e adultos;Formação de professores;Prática pedagógica;Youth and Adult Education;Teacher training;Pedagogical practice
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MACIEL, Nayara Ingride Gonçalves. Concepções e formação docente acerca da educação de jovens e adultos (EJA). 2013. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho de pesquisa tem como título Concepção e Formação Docente acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA. Nele busquei refletir ocorre a formação dos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos no município de Cajazeiras, buscando compreender como acontece o processo da formação inicial e continuada dos professores da EJA e se tal formação favorece o desenvolvimento de competência pedagógica renovada. Quanto à Metodologia, foi feita uma pesquisa qualitativa, que buscou os dados a serem analisados por meio de entrevistas com três professores que atuam na EJA na instituição E.M.E.I.E.F. Antonio Tabosa Rodrigues- CAIC, lócus da pesquisa, na cidade de Cajazeiras - PB. Em relação aos resultados, a investigação revelou que os profissionais que atuam na EJA não tiveram formação inicial especifica para a mesma, e que as formações continuadas para a mesma deixam a desejar. Assim, percebi que parte dos entrevistados sentem dificuldades na prática pedagógica, devido a falta de formação especifica para atuar nesta modalidade de ensino e sendo que a formação continuada dos professores da EJA não pode ser um processo apenas de acúmulo de informações e conhecimentos. Mas precisa ser feito no desenvolvimento de competências com o objetivo de melhorar a prática docente, objetivando a capacidade do docente para perceber, observar e refletir sobre o processo de ensino- aprendizagem. A pesquisa explicitou que a Educação de Jovens e Adultos requer uma formação docente especifica, uma vez que a mesma é um fator preponderante para a atuação e cumprimento eficaz dos objetivos da EJA.
Abstract: This research paper is titled: Youth and Adults (EJA): Conceptions and teacher training. In it I tried to reflect on how teacher training is working in Youth and Adult Education in the city of Cajazeiras, as well as identify how does the process of initial and continuing training of teachers, and this training encourages the development of teacher competence renewed. As for methodology, we performed a qualitative study, which sought the data to be analyzed through interviews with three teachers working in adult education in the institution EMEIEF Antonio Rodrigues Tabosa in CAIC, in the city of Cajazeiras-PB. Regarding the results, the research revealed that many of the professionals working in adult education had no specific training for adult education, and the training continued for the same also leaves much to be desired. Thus, one can see that the interviewees have difficulties in teaching practice, the lack of specific training to work in this type of education. This process, which should be significant, and the ongoing training of teachers of adult education can not just be a process of accumulating information and knowledge. But they do in skills development in order to improve their practice, with the ability to perceive, observe and reflect. However the research explained that the Education Youth and Adult, requires specific teacher training, since it is a major factor in the performance and enforcement of effective adult education.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Formação de professores
Prática pedagógica
Youth and Adult Education
Teacher training
Pedagogical practice
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10122
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NAYARA INGRIDE GONÇALVES MACIEL. TCC. LICENCIATURA EM PEDAFOGIA.2013.pdfNayara Ingride Gonçalves Maciel. TCC. Licenciatura em Pedagogia.2013.385.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.