Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10122
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Dorgival Gonçalves-
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES, Dorgival Gonçalves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7158784499086756pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2SILVA, José Amiraldo Alves da.-
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa tem como título Concepção e Formação Docente acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA. Nele busquei refletir ocorre a formação dos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos no município de Cajazeiras, buscando compreender como acontece o processo da formação inicial e continuada dos professores da EJA e se tal formação favorece o desenvolvimento de competência pedagógica renovada. Quanto à Metodologia, foi feita uma pesquisa qualitativa, que buscou os dados a serem analisados por meio de entrevistas com três professores que atuam na EJA na instituição E.M.E.I.E.F. Antonio Tabosa Rodrigues- CAIC, lócus da pesquisa, na cidade de Cajazeiras - PB. Em relação aos resultados, a investigação revelou que os profissionais que atuam na EJA não tiveram formação inicial especifica para a mesma, e que as formações continuadas para a mesma deixam a desejar. Assim, percebi que parte dos entrevistados sentem dificuldades na prática pedagógica, devido a falta de formação especifica para atuar nesta modalidade de ensino e sendo que a formação continuada dos professores da EJA não pode ser um processo apenas de acúmulo de informações e conhecimentos. Mas precisa ser feito no desenvolvimento de competências com o objetivo de melhorar a prática docente, objetivando a capacidade do docente para perceber, observar e refletir sobre o processo de ensino- aprendizagem. A pesquisa explicitou que a Educação de Jovens e Adultos requer uma formação docente especifica, uma vez que a mesma é um fator preponderante para a atuação e cumprimento eficaz dos objetivos da EJA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleConcepções e formação docente acerca da educação de jovens e adultos (EJA).pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractThis research paper is titled: Youth and Adults (EJA): Conceptions and teacher training. In it I tried to reflect on how teacher training is working in Youth and Adult Education in the city of Cajazeiras, as well as identify how does the process of initial and continuing training of teachers, and this training encourages the development of teacher competence renewed. As for methodology, we performed a qualitative study, which sought the data to be analyzed through interviews with three teachers working in adult education in the institution EMEIEF Antonio Rodrigues Tabosa in CAIC, in the city of Cajazeiras-PB. Regarding the results, the research revealed that many of the professionals working in adult education had no specific training for adult education, and the training continued for the same also leaves much to be desired. Thus, one can see that the interviewees have difficulties in teaching practice, the lack of specific training to work in this type of education. This process, which should be significant, and the ongoing training of teachers of adult education can not just be a process of accumulating information and knowledge. But they do in skills development in order to improve their practice, with the ability to perceive, observe and reflect. However the research explained that the Education Youth and Adult, requires specific teacher training, since it is a major factor in the performance and enforcement of effective adult education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10122-
dc.date.accessioned2019-12-11T17:27:43Z-
dc.date.available2019-12-11-
dc.date.available2019-12-11T17:27:43Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMACIEL, Nayara Ingride Gonçalves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConceptions and teacher training on youth and adult education (EJA).pt_BR
dc.identifier.citationMACIEL, Nayara Ingride Gonçalves. Concepções e formação docente acerca da educação de jovens e adultos (EJA). 2013. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NAYARA INGRIDE GONÇALVES MACIEL. MONOGRAFIA PEDAFOGIA. CFP 2013.pdfNayara Ingride Gonçalves Maciel. Monografia pedagogia. CFP 2013.376.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.