Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10131
Title: Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita nos anos iniciais.
Other Titles: Learning difficulties in reading and writing in the early years.
???metadata.dc.creator???: MOREIRA, Francisca Gomes Medeiros.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VIDEIRA, Piedade Lino.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Elzanir dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
Keywords: Leitura e escrita;Dificuldades de aprendizagem;Docentes
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MOREIRA, Francisca Gomes Medeiros. Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita nos anos iniciais. 2013. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Nesta pesquisa monográfica intitulada, Dificuldades de Aprendizagem de Leitura e Escrita nos Anos Iniciais. Buscou-se analisar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes do quarto e quinto anos, na aquisição de leitura e escrita, assim como, investigar as professoras sujeitos desta pesquisa, a fim de saber como elas lidam com as dificuldades dos discentes nestas práticas, bem como conhecer a metodologia utilizada por elas para suprir as necessidades do alunado a este respeito. O locus da investigação foi a Escola Municipal Antônia Maria da Costa, Vieirópolis/PB. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de caráter descritivo e a pesquisa de campo. No que se refere aos instrumentos fez-se uso para a coleta de dados, foram à observação e a entrevista. Como colaboradoras dispôs nesta investigação, de duas professoras atuantes na Escola citada. Em relação aos resultados, a pesquisa revelou que os estudantes apresentam dificuldades na aquisição destas práticas, nas duas turmas, que entre outros fatores, ocorre a falta de participação familiar no processo de escolarização dos educandos. Observou-se ainda, que as professoras possuem concepções de leitura propícias à construção e reconstrução do conhecimento. Mesmo as professoras tendo utilizado vários recursos metodológicos em suas aulas, não foram suficientes para envolver e promover a aquisição da habilidade da leitura e escrita pelos discentes repetentes. Em síntese, é necessário que a leitura faça parte desde cedo, da vida escolar do discente, sendo a referida pratica de fundamental importância para a formação e desenvolvimento do ser humano.
Abstract: In this research monograph entitled, Learning Disabilities Reading and Writing in the Early Years. We sought to analyze the learning difficulties of students in fourth and fifth years, the acquisition of reading and writing, as well as investigate the teachers, subjects of research in order to know how they deal with the difficulties of the students in these practices, as well as know the methodology used by them to meet the needs of the students in this regard. The locus of the investigation was the Municipal School of Antonia Maria Costa, Vieirópolis / PB. The methodology used was descriptive qualitative research and field research. As regards the instruments made use for data collection were observation and interview. How willing collaborators in this research, two teachers working in the school mentioned. Regarding the results, the survey revealed that students have difficulties in acquiring these practices, in two classes, which, among other factors, is the lack of family involvement in the educational process of the students. It was also observed that the teachers have conceptions of reading conducive to the construction and reconstruction of knowledge. Even the teachers having used several methodological resources in their classes, were not sufficient to engage and promote the acquisition of skills of reading and writing by students repeating. In summary, it is necessary for reading early part of the school life of the student, and the practice of such fundamental importance to the training and development of human beings.
Keywords: Leitura e escrita
Dificuldades de aprendizagem
Docentes
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10131
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRNACISCA GOMES MEDEIROS MOREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2013.pdfFrancisca Gomes Medeiros Moreira. Monografia Pedagogia. CFP 2013.1.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.