Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10132
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDANDRADE, M. J.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5621852256401153pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.-
dc.contributor.advisor1IDSANTIAGO, Stella M. de M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1977726452183817pt_BR
dc.contributor.referee1CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.contributor.referee2ROLIM, Nozângela Maria.-
dc.description.resumoNo presente trabalho são apresentados diversos subsídios e discussões sobre a prática da avaliação educacional e suas contribuições para a aprendizagem discente. O objetivo central é analisar como ocorre essa prática atualmente na escola, identificando os instrumentos utilizados pelo professor para avaliar seus alunos e quais as contribuições dessa prática avaliativa para o desenvolvimento cognitivo do educando. Com isso, a finalidade é mostrar a importância da avaliação mediadora para uma aprendizagem de qualidade, apontando que a avaliação classificatória serve apenas para classificar ou rotular, quando avaliar é uma tarefa complexa, que envolve várias dimensões. Serão discutidas também as principais ideias de alguns autores e pesquisadores da área da avaliação educacional, contribuindo assim para melhor compreensão acerca do assunto. Nesta pesquisa foi analisada a prática avaliativa de um professor da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professor Francisco Cassiano Sobrinho, localizada na cidade de Poço de José de Moura - PB. Através da aplicação de um questionário, a fim de conhecer e compreender suas concepções e práticas de avaliação. Também foi analisada, através de questionário aplicado aos alunos, a opinião dos mesmos sobre o processo de avaliação desenvolvido em sala de aula. Os dados obtidos evidenciaram a falta de conhecimento do professor sobre as dimensões e o processo avaliativo, mostrando que o educador utiliza a prova como principal instrumento para avaliar seu alunado, desenvolvendo assim, a avaliação classificatória. Esta pesquisa visa mostrar que a avaliação deve ser praticada de forma mediadora, contínua e democrática, considerando que o ato de avaliar deve está interligado ao ato de educar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA prática da avaliação educacional e suas contribuições para a aprendizagem discente.pt_BR
dc.date.issued2012-10-26-
dc.description.abstractIn the present paper, it is presented several subsides and discussions on the practice of educational evaluation and its contributions to students‟ learning, having as main objective to analyze how this practice occurs currently at the school, identifying the instruments used by teachers to assess their students and what contributions this assessment practice for cognitive development of the student in order to show the importance of evaluating mediator for quality learning and noting that the assessment classification serves only to classify or label, explaining that evaluating is a complex task that involves several dimensions. It will also be discussed the main ideas of some authors and researchers in the field of educational assessment, thereby contributing to better understanding of the subject. In this study we analyzed the evaluation practice of a teacher of the Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professor Francisco Cassiano Sobrinho, in the town of Poço de José de Moura, through a questionnaire, to know and understand their concepts and practices evaluation. Thus, as it was also analyzed using a questionnaire to the students' opinions about the evaluation process developed in the classroom. The data obtained showed a lack of teacher knowledge about the dimensions and the evaluation process, showing that the educator uses the test as the main tool to assess their students, developing, evaluating classification. This research aims to show that the assessment should be practiced in a mediator way, continuous and democratic, considering that the act must assess is linked to the act of educating.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10132-
dc.date.accessioned2019-12-11T20:38:55Z-
dc.date.available2019-12-11-
dc.date.available2019-12-11T20:38:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectPráticas avaliativaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducational assessmentpt_BR
dc.subjectEvaluative Practicespt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, Marciana Jacinta de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe practice of educational assessment and its contributions to student learning.pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Marciana Jacinta de. A prática da avaliação educacional e suas contribuições para a aprendizagem discente. 2012. 92f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCIANA JACINTA DE ANDRADE. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2012.pdfMarciana Jacinta de Andrade. Monografia Pedagogia. CFP 2012. 500.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.