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Title: A literatura infantil no desenvolvimento da leitura: uma reflexão em torno dos contos de fada.
Other Titles: Children's literature in the development of reading: a reflection around fairy tales.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Fernanda Daysy Fernandes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, Hercília Maria.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA , Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
Keywords: Criança;Contos de fada;Práticas de formação de leitores;Kid;Fairy tales;Reader Training Practices
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Fernanda Daysy Fernandes de. A literatura infantil no desenvolvimento da leitura: uma reflexão em torno dos contos de fada. 2012. 74f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
???metadata.dc.description.resumo???: A leitura é um eixo norteador para a compreensão de eu, outro e mundo. Ela proporciona, igualmente, viagens e descobertas fascinantes que contribuem para a formação do sujeito crítico-reflexivo, haja vista ampliar competências imaginativas e reflexivas, oferecendo subsídios ao questionamento. Tendo por base essas elucidações, a monografia intitulada “A literatura infantil no desenvolvimento da leitura: uma reflexão em torno dos contos de fada”, propõe discussões sobre as contribuições dos contos de fada na formação do leitor, pressupondo que o gênero literário estimula o prazer da leitura e o desenvolvimento psicoemocional da criança. A inspiração para realização deste trabalho monográfico surgiu das primeiras reflexões em torno do objeto, “os contos de fadas no desenvolvimento da leitura”, motivadas por um aporte teórico que evidencia a relevância do texto literário à formação do leitor. Desejo que se ampliou com a pesquisa de campo realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Demonstração de Sousa, situada na cidade Sousa–PB. Em termos metodológicos, a investigação se define como “estudo de caso”, e visa compreender o objeto de estudo em situações vivenciadas no âmbito da sala de aula. Assim, almeja-se “analisar o trabalho docente com os contos de fada para o desenvolvimento da leitura e formação do leitor”. Desse modo, o estudo se desenvolveu mediante etapas em que foi feita a observação na sala de aula do 4º Ano B e a aplicação de questionários aos sujeitos participantes. Estratégias que permitiram analisar as respostas dos sujeitos ao que se observou na prática desenvolvida pela professora. Nesse sentido, a monografia apresenta-se estruturada em três capítulos. No primeiro, historiciza-se o surgimento da literatura infantil associando-o a constituição histórico-social da concepção de infância. Igualmente, realiza-se uma historiografia da literatura infantil no Brasil, bem como se discutem os gêneros literários e, sobretudo, as contribuições dos contos de fadas no desenvolvimento da criança e na formação do leitor. No segundo capítulo, debatem-se as políticas de formação de leitores, efetivamente as políticas empreendidas a partir de 2006, cuja finalidade consiste em definir ações para qualificar os profissionais, os espaços e as condições materiais das escolas para a socialização da leitura. O capítulo também comporta a apresentação do lócus da empiria, propondo uma comparação analítica entre as políticas de letramento às condições localizadas na instituição- campo de pesquisa. No terceiro capítulo, propõem análises críticas em torno de como acontece o processo de ensino-aprendizagem da leitura, onde se constata que o ensino e a prática de leitura, no universo da sala de aula investigada, ainda acontecem sob uma ótica pragmática, visando à atividade técnica da gramática. Realidade que suscita por parte da educadora a reflexão de suas concepções de leitura, de modo a desenvolver metodologias de ensino que motivem os alunos às práticas prazerosas de leitura, considerando que os educandos demonstram gostar de ler, porém precisam ser estimulados a exercitar a leitura a partir de uma diretriz reflexiva e não mecânica.
Abstract: The reading is a guiding principle for the understanding of self, others and the world. It provides also travel and fascinating discoveries that contribute to the formation of critical- reflective subject, given broaden skills imaginative and reflective, offering subsidies to questioning. Based on these clarifications, the monograph entitled "Children's literature in reading development: a reflection on the fairy tale" proposes discussions on the contributions of fairy tales in the formation of the reader, assuming that the literary genre stimulates the pleasure Reading and psycho-emotional development of the child. The inspiration for this work came the first monographic reflections around the object, "fairy tales in reading development," motivated by a theoretical framework underlying the importance of the literary text to the formation of the reader. Wish widened with field research conducted in the State School of Basic Education Demonstration Sousa, Sousa located in the city-PB. In terms of methodology, research is defined as "a case study", and aims to understand the object of study in situations experienced in the classroom. Thus, the goal is to "analyze the teaching work with fairy tales for reading development and training of the reader." Thus, the study evolved through stages in which the remark was made in the classroom of 4th Year B and questionnaires to subjects. Strategies that helped analyze the subjects' answers to what is observed in practice developed by the teacher. In this sense, the present monograph is structured into three chapters. At first, historicizes up the appearance of children's literature associating it with social-historical constitution of the concept of childhood. Also, we make a historiography of children's literature in Brazil, as well as discussing the literary genres and especially the contributions of fairy tales in child development and education of the reader. In the second chapter, to discuss training policies readers effectively policies undertaken since 2006, whose purpose is to define actions to qualify professionals, spaces and material conditions of schools for the socialization of reading. The chapter also includes the presentation of the empirical locus, proposing an analytical comparison between the policies of literacy conditions in the institution-located research field. In the third chapter, offer critiques around how does the process of teaching and learning of reading, where it notes that the teaching and practice of reading in the classroom universe investigated also happen under a pragmatic perspective, aiming to activity technical grammar. Reality that raises by the educator reflection of their conceptions of reading, in order to develop teaching methods that motivate students to practice reading pleasurable, considering that students demonstrate enjoy reading, but need to be encouraged to exercise the reading From a guideline and not reflective mechanics.
Keywords: Criança
Contos de fada
Práticas de formação de leitores
Kid
Fairy tales
Reader Training Practices
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10134
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

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