Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10135
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDVIEIRA, M. L. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6679930213100210pt_BR
dc.contributor.advisor1PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1IDPESSOA, Rodrigo Bezerra.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290402081480027pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.referee2ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
dc.description.resumoO livro didático contém informações e conceitos capazes de conduzirem à aprendizagem para construção de conhecimentos, levando em consideração o conhecimento do aluno ao ingressar na escola e a realidade que o cerca. O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a função do livro didático no ensino de Geografia levando, sobretudo, os conteúdos trabalhados a partir do livro didático, as metodologias de ensino e o papel do professor nesse processo. O objetivo geral desse trabalho é analisar e compreender as metodologias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem de Geografia de uma turma de 8° ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa empírico-interpretativa através questionário dirigido a professor e alunos de Geografia do 8º ano do Ensino Fundamental, da E.E.E.F.M Professor Manoel Mangueira Lima, localizada na cidade de Cajazeiras-PB. O professor ao proporcionar ao aluno uma participação efetiva em sala de aula para que este se constitua sujeito ativo do processo de ensino e aprendizagem, enquanto os alunos na sua maioria estão insatisfeitos com as metodologias utilizadas pelo professor em sala de aula. Nessa direção verifica-se que a educação escolar se caracteriza pela mediação didático-pedagógica que se estabelece entre conhecimentos práticos e teóricos. Dessa forma, o livro didático de Geografia é um dos recursos necessários para nortear a prática pedagógica dos professores e a aprendizagem dos estudantes, a ponto de se tornar um recurso indispensável para o ensino de Geografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleAs metodologias de ensino de geografia no processo de ensino e aprendizagem na E.E.E.F. M. Professor Manoel Mangueira Lima Cajazeiras-PB.pt_BR
dc.date.issued2017
dc.description.abstractThe textbook contains information and concepts capable of leading to learning to build knowledge, taking into account the student's knowledge when entering the school and the reality that surrounds him. The present work presents a discussion about the function of the textbook in the teaching of Geography taking, above all, the contents worked from the didactic book, the methodologies of teaching and the role of the teacher in this process. The general objective of this work is to analyze and understand the function of the Geography textbook and the methodologies used by the teacher in the teaching-learning process. It is an empirical-interpretative research through a questionnaire addressed to teachers and students Geography of the 8th year of the Elementary Education II, EEEFM Professor Manoel Mangueira Lima, located in the city of Cajazeiras-PB. However, the problem is that our informants The teacher in providing the student an effective participation in the classroom so that it becomes an active subject of the teaching-learning process, while the students are mostly dissatisfied with the methodologies used by the teacher In the classroom. In this direction it is verified that the school education is characterized by didactic-pedagogical mediation that is established between practical and theoretical knowledge. Thus, the Geography textbook is one of the resources necessary to guide the pedagogical practice of teachers and the students' learning, to the point of becoming an indispensable resource for the teaching of Geography.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10135
dc.date.accessioned2019-12-12T10:44:08Z
dc.date.available2019-12-12
dc.date.available2019-12-12T10:44:08Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino Geografiapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectTeaching Methodologiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVIEIRA, Maria Lúcia Oliveira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGeography teaching methodologies in the teaching and learning process in E.E.E.F. M. Professor Manoel Mangueira Lima Cajazeiras-PB.pt_BR
dc.identifier.citationVIEIRA, Maria Lúcia Oliveira. As metodologias de ensino de geografia no processo de ensino e aprendizagem na E.E.E.F. M. Professor Manoel Mangueira Lima Cajazeiras - PB. 2017. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA LÚCIA OLIVEIRA VIEIRA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2017.pdfMaria Lúcia Oliveira Vieira. TCC. Licenciatura em Geografia.2017.383.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.