Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10136
Title: Uma leitura sócio-espacial da geografia escolar desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI.
Other Titles: A socio-spatial reading of school geography developed at the Pope Paul VI Elementary School.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Mayara Laiane Vieira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Cicera Cecília Esmeraldo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca.
Keywords: Ensino de geografia;Geografia escolar;Prática pedagógica - ensino de geografia;Ensino fundamental;Geography Teaching;School geography;Pedagogical practice - geography teaching;Elementary School
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Mayara Laiane Vieira de. Uma leitura sócio-espacial da geografia escolar desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI. 2016. 112f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho em proeminência tem como tema Uma Leitura Sócio-Espacial da Geografia Escolar Desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI e justifica-se em decorrência do desenvolvimento da nossa vida social, cultural, política e histórica, muitas das vezes conflitantes, condicionada ao estado de solidez em que nos encontramos. A importância acerca desta proposta pode ser evidenciada em meio a evolução espaço-temporal sofrida pela escola, principalmente, com relação aos índices de rendimento, internos e externos, e através desta reflexão, considerando as dificuldades distendidas ao longo dos anos no sistema educacional. Esta pesquisa tem como objetivo observar como vem sendo desenvolvido o ensino de Geografia nas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e identificar quais as principais dificuldades encontradas nestas turmas e o que as tem causado e como estas interferem diretamente nas aulas. Busca-se ainda analisar as opiniões dos principais sujeitos envolvidos neste processo, os professores e os alunos, constatando quais as metodologias vêm sendo desenvolvidas de modo a promover o conhecimento integrado e a espacialidade dos alunos junto à sociedade e as dificuldades em articula-las com as complexidades contemporâneas e as inovações tecnológicas. Os procedimentos metodológicos utilizados para realização desta pesquisa foram, de acordo com seus devidos critérios, os métodos de abordagem dedutivo e de procedimento monográfico e as técnicas de pesquisa caracterizam-se pelo processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico mediante o emprego de procedimentos científicos, de caráter explicativa resumidamente descrita pela pesquisa bibliográfica, pela pesquisa documental, pelo levantamento de campo e pelo estudo de caso. Mediante execução desta pesquisa podemos apresentar como resultados, a partir da coleta de dados e análise, o aumento nos índices de aprendizagem obtidos pela escola nos últimos e a colaboração conferida sob influência do ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental, por intermédio das práticas pedagógicas desenvolvidas, em consonância com o uso de metodologias de ensino diversificadas.
Abstract: The work in prominence is themed A Socio-Spatial Reading School Geography Developed in Municipal Elementary School Pope Paul VI and is justified due to the development of our social, cultural, political and historical, many of the conflicting times, subject to the strength of the state in which we find ourselves. The importance about this proposal may be seen in the midst of spatiotemporal evolution suffered by the school, especially with regard to income ratios, internal and external, and through this reflection, considering the distended difficulties over the years in the educational system. This research aims to observe how has been developed the teaching of geography in class the final years of elementary school and identify the main difficulties encountered in these groups and what has caused and how they interfere directly in the classroom. Also tries to analyze the opinions of key individuals involved in this process, teachers and students, noting that the methodologies have been developed to promote integrated knowledge and spatiality of students in the society and the difficulties in articulating them with contemporary complexities and technological innovations. The methodological procedures used for this research were, according to their proper criteria, methods of deductive approach and monographic procedure and the research techniques are characterized by formal and systematic process of the scientific method development through the use of scientific procedures in brief explanatory character described by the literature, the documentary research, the field survey and the case study. Upon execution of this research we can present as results from the data collection and analysis, the increase in learning rates obtained by the school in the past and the cooperation given under the influence of geography teaching in the final years of elementary school, through the practices teaching developed in line with the use of diverse teaching methodologies.
Keywords: Ensino de geografia
Geografia escolar
Prática pedagógica - ensino de geografia
Ensino fundamental
Geography Teaching
School geography
Pedagogical practice - geography teaching
Elementary School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10136
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAYARA LAIANE VIEIRA DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2016.pdfMayara Laiane Vieira de Sousa. TCC. Licenciatura em Geografia.2016.748.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.