Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10138
Title: Literatura e cinema no ensino de geografia: tradição e violência no sertão- rupturas e continuidades.
Other Titles: Literature and cinema in the teaching of geography: tradition and violence in the backlands ruptures and continuities.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Gisele Cipriano dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, Cicera Cecília Esmeraldo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LÔBO, Isamarc Gonçalves.
Keywords: Ensino de geografia;Literatura - ensino de geografia;Cinema;Documentário - fílmico e literário;Geography Teaching;Literature- Geography Teaching;Movie theater;Documentary-filmic and literary
Issue Date: 7-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Gisele Cipriano dos. Literatura e cinema no ensino de Geografia: tradição e violência no sertão- rupturas e continuidades. 2015. 85f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho de conclusão de curso apresenta resultados de pesquisa sobre o uso do cinema e da literatura no ensino de geografia, a partir de uma abordagem interdisciplinar contemplada na obra literária Vingança, Não! e da obra fílmica Abril Despedaçado, as quais tratam sobre a tradição e violência no Sertão, acerca das rupturas e continuidades. Para a compreensão desta temática desenvolvemos pesquisa bibliográfica e documental das obras fílmica e literária, no período de 2014.2. Elegemos como objetivo geral analisar essas obras, as quais tratam da violência e tradição no Sertão, as rupturas e continuidades nas práticas de seus sujeitos, e a importância das referidas obras como linguagens a serem utilizadas no ensino de geografia. Refletimos sobre ensino de geografia, linguagem fílmica e literatura como linguagens importantes para a construção do conhecimento através do conceito de espaço articulado com a realidade dos educandos, além de fazer uma analogia do filme com a obra literária regional. Discutimos sobre simbolismo, violência e tradição nos sertões, apresentando os conflitos por terra e disputas entre famílias impulsionadas pelo sentimento de vingança e relações de poder. Analisamos ainda, os significados de Sertão a partir do livro Os Sertões, de Euclides da Cunha. Finalmente, apresentamos nas obras relacionadas o Sertão como palco de lutas de classes e de gênero, e a questão do imaginário além dos desfechos distintos das obras. As obras em apreço abordam a memória, violência e tradição, elementos estes que articulam a geografia, o cinema e a literatura na construção dos conceitos geográficos. Propomos, assim, a utilização do cinema e da literatura, aliados ao ensino de geografia, a partir do uso das diferentes linguagens como facilitador do trabalho docente e, instrumento de apoio ao educando, visando à construção do conhecimento e a melhoria na qualidade de ensino.
Abstract: This course conclusion work presents research results on the use of film and literature in teaching geography, from an interdisciplinary approach as envisaged in the literary work Revenge, No! and of film Behind the Sun works, which deal about the tradition and violence in the Wilderness, about ruptures and continuities. For the understanding of this issue developed literature and documentary of filmic and literary works at 2014.2 period. Elected as a general objective to analyze these works, which deal with the violence and tradition in the Hinterland, ruptures and continuities in the practices of its subjects, and the importance of such works as languages to be used in geography teaching. We reflect on geography teaching, film language and literature as important languages for the construction of knowledge through the concept of articulated space with the reality of the students, in addition to making an analogy of the film with the regional literary work. Discussed symbolism, violence and tradition in the hinterlands, with land conflicts and disputes between families driven by feelings of revenge and power relations. Analyzed yet, the meanings of Hinterland from the book Os Sertões, Euclides da Cunha. Finally, we present the works related to the Hinterland stage of class struggles and gender, and the imaginary point beyond the different outcomes of the works. The works in question address the memory, violence and tradition, elements which articulate geography, cinema and literature in the construction of geographical concepts. We therefore propose the use of film and literature, combined with the teaching of geography, from the use of different languages as a facilitator of teaching and support instrument to the student, aimed at building knowledge and improving the quality of education.
Keywords: Ensino de geografia
Literatura - ensino de geografia
Cinema
Documentário - fílmico e literário
Geography Teaching
Literature- Geography Teaching
Movie theater
Documentary-filmic and literary
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10138
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GISELE CIPRIANO DOS SANTOS. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2015.pdfGisele Cipriano dos Santos. TCC. Licenciatura em Geografia.2015.696.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.