Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10143
Title: As tecnologias na prática pedagógica das séries iniciais: o computador como recurso na aquisição do conhecimento.
Other Titles: Technologies in the pedagogical practice of the early grades: the computer as a resource for knowledge acquisition.
???metadata.dc.creator???: ROLIM, Mayara Kelly Batista.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Edilson Leite da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DANTAS, Nosângela Maria Rolim.
Keywords: Prática de ensino;Computador - instrumento pedagógico;Professor;Sala de aula;Teaching practice;Computer - pedagogical instrument;Teacher;Classroom
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ROLIM, Mayara Kelly Batista. As tecnologias na prática pedagógica das séries iniciais: o computador como recurso na aquisição do conhecimento. 2013. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho traz como abordagem as tecnologias na prática pedagógica das séries iniciais: o computador como recurso na aquisição do conhecimento, tendo como objetivo maior analisar como o computador pode ser usado pelo professor para ministrar os seus conteúdos em sala de aula. O computador é uma das mais importantes ferramentas facilitadoras do trabalho humano, tanto oferecendo agilidade como também lazer, entretenimento, interação e relacionamentos e ainda, como fonte de conhecimento e de saberes em face da sua usabilidade, do leque de informações que consegue dispor, estando-as acessíveis para todos, pelo menos hoje, é possível afirmar que desde muito cedo, as crianças já começam a se familiarizar com o computador o que vai se enraizando ao longo do seu desenvolvimento. Com essas características que o computador apresenta, estudos diversos tem gerado discussões acerca deste instrumento no processo didático- pedagógico, no contexto da sala de aula, auxiliando professores e alunos, para juntos construírem um novo espaço de aprendizagem, pautado na interatividade, na ludicidade, na troca de experiências. Neste sentido, a partir de um levantamento bibliográfico e de uma pesquisa de campo, como metodologia para a construção deste trabalho, pode-se observar que os professores descrevem ter conhecimento da importância do computador como sendo um instrumento ao seu dispor para ajudar durante o momento em que ministra sua aula. Contudo, percebe-se que, mesmo tendo essa visão, os professores não adotam essa estratégia de ensino, usando como justificativa a falta de mecanismos que os qualifiquem para lidar com essa ferramenta, o descompromisso dos gestores públicos que inviabilizam a capacitação dos professores e não oferecem espaços adequados para esses fins.
Abstract: This work brings to approach technology in pedagogical practice of the initial series: the computer as a resource in the acquisition of knowledge, having as main objective to analyze how the computer can be used by the teacher to deliver their content in the classroom. The computer is one of the most important tools that facilitate the human labor, both offering agility as well as leisure, entertainment, interaction and relationships and also as a source of expertise and knowledge in the face of its usability, the range of information it can provide, being them accessible to everyone, at least today, we can say that from an early age children are starting to familiarize yourself with the computer which will be rooting along its development. With these characteristics that the computer presents several studies have generated discussions about this instrument in the didactic-pedagogic process in the context of the classroom, helping teachers and students together to build a new learning space, based on interactivity, the playfulness, the exchange of experiences. In this sense, from a literature survey and field research as a methodology for the construction of this work, it can be observed that teachers describe aware of the importance of the computer as a tool at their disposal to help during the time in administering their classroom. However, it is clear that even with this view, teachers do not embrace this teaching strategy, using as an excuse the lack of mechanisms that qualify them to deal with this tool, the disengagement of managers that prevent public teacher training and non- provide adequate space for these purposes.
Keywords: Prática de ensino
Computador - instrumento pedagógico
Professor
Sala de aula
Teaching practice
Computer - pedagogical instrument
Teacher
Classroom
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10143
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAYARA KELLY BATISTA ROLIM. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2013.pdfMayara Kelly Batista Rolim. Monografia Pedagogia. CFP 2013.280.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.