Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10158
Title: Leitura nos anos iniciais do ensino fundamental.
Other Titles: Reading in the early years of elementary school.
???metadata.dc.creator???: GADELHA, Natalia Roque.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee1???: VIDEIRA, Piedade Lino.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Débia Suênia da.
Keywords: Leitura;Mediação;Ensino Fundamental;Reading;Mediation;Elementary School
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GADELHA, Natalia Roque. Leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo teve como objetivo principal investigar como os professores do Ensino Fundamental estão mediando o ensino da leitura. Para melhor detalhar esse objetivo geral, buscou-se identificar as concepções de leitura dos professores; conhecer as atividades de leitura implementadas pela professora; observar o tempo dispensado ao desenvolvimento da leitura e, por fim, refletir sobre a mediação pedagógica no ensino da leitura. Na busca de responder aos objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica. Também foi necessário ir a campo para conhecer de perto o trabalho docente em relação à leitura. Este estudo foi realizado na escola Noel Alves de Oliveira, nas turmas de 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental no município de Vieirópolis. Esta pesquisa teve como sujeitos 53 alunos e 03 professoras. O estudo realizado permite chegar à seguinte conclusão: que os docentes do ensino fundamental precisam aprimorar o trabalho de mediação da leitura, estimulando os discentes a apreciarem a leitura, tendo em vista que a leitura é uma oportunidade, entre muitas, que a vida nos oferece, que possibilita condições de vida melhor, viver com igualdade e dignidade, sem corromper ou prejudicar ninguém; é um ato importantíssimo que leva ao desenvolvimento das pessoas em todos os aspectos, sociais, culturais e intelectuais, transformando-as em cidadãos mais libertos e conscientes dos direitos e deveres perante a sociedade.
Abstract: This study aimed to investigate how elementary school teachers are mediating the teaching of reading. To further detail this general objective, we sought to identify the conceptions of reading teachers; know the reading activities implemented by the teacher; observe the time spent for the development of reading and, finally, reflect on the mediation in the teaching of reading. In seeking to meet the proposed objectives, we performed a literature search. It was also necessary to go into the field to get to know the work of teachers in relation to reading. This study was conducted in school Noel Alves de Oliveira, in classes of 3rd, 4th and 5th year of primary school in the municipality of Vieirópolis. This research was subject 53 students and 03 teachers. The study allows to reach the following conclusion: that elementary school teachers need to improve the mediation work of reading, encouraging students to appreciate reading, considering that reading is an opportunity, among many, that life offers us which enables better living conditions, live with dignity and equality, without corrupting or harming anyone, is a very important act that leads to the development of people in all aspects, social, cultural and intellectual, turning them into citizens freer and aware rights and duties towards society.
Keywords: Leitura
Mediação
Ensino Fundamental
Reading
Mediation
Elementary School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10158
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NATALIA ROQUE GADELHA. TCC .LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2013.pdfNatalia Roque Gadelha. TCC. Licenciatura em Pedagogia.2013.332.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.