Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10187
Title: A formação e a prática do profissional de programação incluindo a discussão de estratégias para a aprendizagem continuada.
Other Titles: The training and practice of the programming professional including discussion of strategies for continuing learning.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Dênio Mariz Timóteo de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BRASILEIRO, Francisco Vilar.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SAMPAIO, Marcus Costa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SALGADO, Ana Carolina Brandão.
Keywords: Programação Computacional;Formação Continuada;Formação Profissional;Aprendizagem Continuada;Evolução Curricular;Tendências Mercadológicas;Computer Programming;Continuing Education;Professional Qualification;Continuous Learning;Curricular Evolution;Market Trends
Issue Date: Oct-1998
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Dênio Mariz Timóteo de. A formação e a prática do profissional de programação incluindo a discussão de estratégias para a aprendizagem continuada. 1998. 130f. (Dissertação) Mestrado em Informática, Pós-Graduação em Informática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1998. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10187
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho trata de três aspectos fundamentais na vida do profissional de computação, focando particularmente a área de programação: i) sua formação; ii) sua pratica no mercado de trabalho; e iii) os mecanismos usados para sua atualização técnica. São apresentados os resultados de duas pesquisas realizadas no âmbito da World Wide Web. A primeira pesquisa, denominada "O ensino de programação nas instituições de ensino superior brasileiras", teve como publico alvo os profissionais docentes da área de informatica e o objetivo de conhecer os aspectos relacionados com o ensino de programação, as linguagens e paradigmas de programação mais comumente ensinadas, opiniões sobre a eficacia didática dos conteúdos teóricos e práticos, alem de relatos de experiencias de professores e coordenadores de cursos. A segunda pesquisa abordou o tema "A pratica dos profissionais de programação" e foi dirigida aos egressos de cursos de graduação na área de informatica ou afins, atuais profissionais, com a intenção de conhecer a realidade do profissional apos sua formação, suas dificuldades e os mecanismos usados para sua atualização. Os resultados das duas pesquisas são discutidos e correlacionados, enquanto buscamos identificar os mecanismos cognitivos envolvidos no aprendizado e na pratica de programação para a proposição de algumas estrategias que contribuam para a formação mais duradoura do profissional, e para que o mesmo adote uma conduta eficaz frente a dinamicidade da área e incorpore o "aprendizado" como um elemento importante em sua vida profissional.
Abstract: This work approaches three basic aspects of the life of a computing professional, focusing particularly on the area of programming: i) its education; ii) its practice in the market place; and iii) the mechanisms used for updating its technical knowledge. The results of two surveys carried out in the World Wide Web are presented. The first survey named "Teaching computer programming in the Brazilian Universities", was answered by lecturers of the area with the objective of knowing the aspects related with the programming teaching, the languages and programming paradigms more commonly taught, opinions about the didactic effectiveness of the theoretical and practical contents and reports of teachers' experiences. The second survey, named "Programming practices of programmers", was directed to the current professionals graduated from courses in computer science and other related areas with the intention of knowing the professional's reality after its formation, its difficulties and the mechanisms used for its modernization. The results of the two surveys are discussed and correlated, while we looked for to identify the cognitive mechanisms involved in the learning and in the programming practice for the proposition of some strategies aiming at contributing to the better education of the professional, to the adoption of an efficient behaviour of the graduate in face of the dynamics of the area, and to the incorporation of "the learning process" as an important element in its professional life.
Keywords: Programação Computacional
Formação Continuada
Formação Profissional
Aprendizagem Continuada
Evolução Curricular
Tendências Mercadológicas
Computer Programming
Continuing Education
Professional Qualification
Continuous Learning
Curricular Evolution
Market Trends
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10187
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DÊNIO MARIZ TIMÓTEO DE SOUSA - DISSERTAÇÃO PPGCC 1998.pdfDênio Mariz Timóteo de Sousa - Dissertação PPGCC 1998.13.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.