Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10191
Title: Uso de mapas temáticos como prática metodológica no ensino de geografia.
Other Titles: Use of thematic maps as methodological practice in the teaching of geography.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Ana Elizabeth Jerônima da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
Keywords: Ensino de geografia;Metodologia de ensino - geografia;Mapas;Recursos didáticos;Aulas de geografia;Geography Teaching;Teaching - geography methodology;Maps;Didactic resources;Geography classes
Issue Date: 6-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Ana Elizabeth Jerônima da. Uso de mapas temáticos como prática metodológica no ensino de Geografia. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: A educação passou por vários períodos históricos, várias transformações, sobretudo no campo do Ensino da Geografia, mais precisamente no que diz respeito ao uso de mapas temáticos como prática metodológica. Dentre muitas mudanças destacamos o uso de mapas, o qual tem cada vez mais se distanciado da realidade da sala de aula. Essa pesquisa surgiu das experiências vivenciadas nos estágios supervisionados em uma escola da rede pública da cidade de Cajazeiras-PB, E.E.E.M. Manoel Mangueira Lima, que nos estimulou a observar de uma maneira mais atenta a dinâmica escolar contemporânea. Durante os períodos de experiência do estágio curricular, foi possível constatar que a escola acolhedora disponibiliza de uma diversidade de mapas em sua biblioteca, mas que durante a realização das atividades não mostravam sinais de usos por parte de professores e alunos. Considerando os mapas como um dos recursos facilitador do processo de ensino aprendizagem, esse trabalho tem por objetivo analisar as práticas didáticas-metodológicas relacionadas ao uso de mapas no ensino de geografia e, a partir destas as contribuições dos mapas nas aulas de Geografia, possíveis problemas de metodologia e “analfabetismo cartográfico”, e identificar como são utilizados esses recursos didáticos nas aulas de geografia. Para alcançar tais objetivos foi realizado um levantamento bibliográfico, contendo vários autores como: Cavalcante (2012), Castrogiovanni (2007), Câmara e Costela (2007), e em seguida foram aplicados dois modelos distintos de questionários à alunos e professor do 7º Ano A da Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio Manoel Mangueira Lima- Cajazeiras. Após a coleta, tratamento e análise dos dados percebemos que na escola participante da pesquisa o uso de mapas como recurso metodológico é obsoleto, precisando assim, refletirmos sobre as práticas metodológicas, sobretudo no ensino de geografia, proporcionando um aprendizado mais prazeroso e significativo.
Abstract: Education has gone through several historical periods, several transformations, especially in the field of Geography Teaching, more precisely with respect to the use of thematic maps as a methodological practice. Among many changes we highlight the use of maps, which has increasingly distanced itself from the reality of the classroom. This research emerged from the experiences of supervised internships at a public school in the city of Cajazeiras-PB, E.E.E.M. Manoel Magueira Lima, who encouraged us to observe in a more attentive way the contemporary school dynamics. During the curricular internship periods, it was possible to verify that the welcoming school offers a diversity of maps in its library, but during the activities did not show signs of use by teachers and students. Considering the maps as one of the facilitating resources of the teaching-learning process, this work aims to analyze the didactic-methodological practices related to the use of maps in the teaching of geography and, from these the contributions of the maps in the classes of Geography, possible problems of methodology and "cartographic illiteracy", and to identify how these teaching resources are used in geography classes. To reach these objectives, a bibliographic survey was carried out, with several authors such as: Cavalcante (2012), Castrogiovanni (2007), Câmara e Costela (2007), and then two different models of questionnaires were applied to the students and teacher of the 7th Year A of the State Primary and Secondary School Manoel Mangueira Lima- Cajazeiras. After collecting, processing and analyzing the data, we noticed that in the school participating in the research, the use of maps as a methodological resource is obsolete, so we need to reflect on methodological practices, especially in geography teaching, providing a more pleasant and meaningful learning. Keywords: Geography Teaching. Maps. Methodology.
Keywords: Ensino de geografia
Metodologia de ensino - geografia
Mapas
Recursos didáticos
Aulas de geografia
Geography Teaching
Teaching - geography methodology
Maps
Didactic resources
Geography classes
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10191
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA ELIZABETH JERÔNIMA DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2018.pdfAna Elizabeth Jerônima da Silva. TCC. Licenciatura em Geografia.2018.442.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.