Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10198
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, C. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6688860460543356pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1IDALVES, C. C. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4727172806308807pt_BR
dc.contributor.referee1SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca.
dc.contributor.referee2ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
dc.description.resumoO trabalho em questão apresenta as potencialidades da estratégia de ensino denominada estudo do meio como ferramenta primordial e necessária para o ensino de geografia. O intuito principal é compreender a importância do estudo do meio como metodologia didática mediadora para ensino de geografia e a sua contribuição para a construção do olhar geográfico dos estudantes que compõem o Ensino Médio da Escola Estadual Professor Crispim Coelho, localizada na cidade de Cajazeiras-PB. Refletimos sobre as principais estratégias que podem ser usadas no ensino e na geografia, enfatizando o estudo do meio. Conhecemos também as diferentes classificações de atividades de campo e suas formas de utilização. Explicitamos teoricamente a importância do estudo do meio e sua contribuição para a melhoria da prática docente, além de abordar suas principais etapas e potencialidades. Analisamos ainda os principais empecilhos e impedimentos que comprometem a concretização dessa prática e os problemas encontrados pelos professores para a adoção de estratégias didáticas estimuladoras nesse ambiente de ensino. A concretização da respectiva pesquisa só foi possível graças a realização de um criterioso levantamento bibliográfico que se deu a partir da leitura e análise de obras essenciais para o tratamento do tema sobreposto. A investigação in loco da área de estudo e dos sujeitos que aceitaram participar do processo de pesquisa também foi um dos momentos cruciais para que ocorresse o alcance dos resultados e o êxito do estudo. Reconhecemos e propomos o uso do estudo do meio como um dos instrumentos de ensino potencializadores da prática docente, mostrando que sua utilização é real e pertinente para a construção do conhecimento do educando.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleO estudo do meio como instrumento didático- pedagógico no ensino de geografia.pt_BR
dc.date.issued2018-12-12
dc.description.abstractThe work in question presents the potentialities of the teaching strategy called study of the environment as a primordial and necessary tool for the teaching of geography. The main purpose is to understand the importance of the study of the environment as mediating didactic methodology for teaching geography and its contribution to the construction of the geographical view of the students who make up the Secondary School of the State School Professor Crispim Coelho, located in the city of Cajazeiras-PB . We reflect on the main strategies that can be used in teaching and geography, emphasizing the study of the environment. We also know the different classifications of field activities and their uses. We theoretically explain the importance of the study of the environment and its contribution to the improvement of teaching practice, in addition to addressing its main stages and potentialities. We also analyze the main obstacles and impediments that compromise the concretization of this practice and the problems encountered by the teachers for the adoption of didactic strategies in this teaching environment. The accomplishment of the respective research was only possible thanks to the accomplishment of a careful bibliographical survey that was based on the reading and analysis of essential works for the treatment of the overlapping theme. The on-site investigation of the study area and the subjects who accepted to participate in the research process was also one of the crucial moments for the achievement of the results and the success of the study to occur. We acknowledge and propose the use of the study of the environment as one of the teaching instruments that enhances teaching practice, showing that its use is real and relevant for the construction of the student's knowledge.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10198
dc.date.accessioned2019-12-16T10:56:46Z
dc.date.available2019-12-16
dc.date.available2019-12-16T10:56:46Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectGeografia - estratégia de ensino.pt_BR
dc.subjectGeografia - prática de ensinopt_BR
dc.subjectEstudo do meiopt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectGeography- teaching strategy.pt_BR
dc.subjectGeography - teaching practicept_BR
dc.subjectMiddle studypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Cícero Gomes de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe study of the environment as a didactic-pedagogical instrument in the teaching of geography.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Cícero Gomes de. O estudo do meio como instrumento didático- pedagógico no ensino de geografia. 2018. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CICERO GOMES DE SOUZA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2018.pdfCicero Gomes de Souza. TCC. Licenciatura em Geografia.2018.768.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.