Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1020
Title: Balanço de energia e evapotranspiração do tomateiro em ambiente protegido.
Other Titles: Energy balance and evapotranspiration of tomato in a protected environment.
???metadata.dc.creator???: REIS, Lígia Sampaio.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AZEVEDO, Carlos Alberto Vieira de.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: SOUZA, José Leonaldo de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALMEIDA, Hermes Alves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ANDRADE, Alberício Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SILVA, Bernardo Babosa da.
???metadata.dc.contributor.referee4???: CHAVES, Lúcia Helena Garófalo.
Keywords: Cultivo em ambiente protegido;Cultura do tomate;Produção de tomate;Evapotranspiração;Evapotranspiration;Uso da água;Necessidade de água das culturas;Balanço de energia;Balanço de Radiação no ambiente protegido;Razão de Bowen;Resistência estomática;Método de Linacre;Método de radiação - FAO;Método de Penman-Monteith;Balanço Hídrico;Resistência aerodinâmica da cultura;Balanço Hídrico;Growing in protected environment
Issue Date: Dec-2006
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: REIS, Ligia Sampaio. Balanço de energia e evapotranspiração do tomateiro em ambiente protegido. 2006. 127f. (Tese de Doutorado em Engenharia Agrícola), Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola, Centro de Tecnologias e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2006.
???metadata.dc.description.resumo???: O conhecimento sobre o crescimento das espécies cultivadas permite planejar e manejar de forma racional os cultivos, contribuindo para que as espécies consigam expressar todo seu potencial, além de fornecer dados para a construção de modelos matemáticos capazes de descrever a necessidade de água das culturas, através do conhecimento da evapotranspiração. O objetivo principal deste trabalho foi a caracterização energética e hídrica no desenvolvimento do tomate caqui em ambiente protegido, visando determinação da necessidade de água. Foram feitas as seguintes determinações: fluxos de calor sensível e latente pelos métodos do balanço de energia de Bowen e pelo método de Penman- Monteith; coeficiente da cultura através dos métodos de Linacre, Penman-Monteith e radiação; e evapotranspiração pelos métodos do balanço hídrico e Penman-Monteith. Durante o período experimental, foram tomadas medidas semanais de altura das plantas e comprimento e largura das folhas. Foram ajustados modelos para determinação do índice de área foliar, em função da largura e comprimento das folhas. Comparado ao modelo de Penman-Monteith, o modelo de Linacre subestimou os valores de ETo, quando o saldo de radiação (Rn) foi superior a 7,0 MJ m ; por outro lado, quando Rn ocorreu na faixa de 4 MJ m2 o método de Linacre superestimou a ETo. O saldo de radiação foi consumido em 71% para o fluxo de calor latente no interior do ambiente protegido, e em 15% para o fluxo de calor sensível. Apesar do comportamento dos dois métodos serem os mesmos, os valores encontrados pelo método do balanço hídrico foram maiores que os encontrados pelo método de Penman-Monteith. A relação Rgi e Rge permaneceu constante durante o ciclo com transmissividade de 89%, mostrando, portanto, redução de 18%, provocada pela cobertura de polietileno. A Rg apesar de mostrar uma concordância elevada, apresentou um maior erro quando comparada aos outros elementos, mostrando que existem diferenças significativas entre as mediadas obtidas dentro da estufa e as estimadas pelos dados externos. O valor médio de frutos por planta foi de 21,5, com uma produção de 3,04 kg planta e uma produtividade de 7,6 kg m" , totalizando uma produtividade de 76 t ha" , valor este maior que a média Nacional. Verificou-se, que o maior consumo de água ocorreu na fase reprodutiva.
Keywords: Cultivo em ambiente protegido
Cultura do tomate
Produção de tomate
Evapotranspiração
Evapotranspiration
Uso da água
Necessidade de água das culturas
Balanço de energia
Balanço de Radiação no ambiente protegido
Razão de Bowen
Resistência estomática
Método de Linacre
Método de radiação - FAO
Método de Penman-Monteith
Balanço Hídrico
Resistência aerodinâmica da cultura
Balanço Hídrico
Growing in protected environment
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Agrícola.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1020
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia Agrícola.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIGIA SAMPAIO REIS - TESE PPGEA 2006..pdfLigia Sampaio Reis - Tese PPGEA 2006.38.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.