Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10201
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1IDALVES, C. C. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4727172806308807pt_BR
dc.contributor.referee1LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.
dc.contributor.referee2SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca.
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar a importância das novas tecnologias para o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia na turma do 2º Ano “A" na Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Joaquim Lacerda Leite município de São José de Piranhas-PB, o mesmo investigou os desafios encontrados pela professora de Geografia com a implantação das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem; identificou se os novos recursos tecnológicos estão sendo utilizados em sala de aula; e verificou a satisfação do professor e alunos com o uso das novas tecnologias. Assim, para a realização desta pesquisa utilizei o método quáli-quantitativo, onde investiguei através de questionários e observações como estão sendo utilizadas as novas tecnologias no ensino de Geografia na turma do 2º Ano “A”. Além desse método, realizei uma pesquisa descritiva, utilizando-se de pesquisas bibliográficas, tendo como suporte teórico referências bibliográficas como: Almeida, (2007); Brasil (1994); Castrogiovanni (2007); Freire (1996); Moran (2000); Pontuschka (2009); Santos (2012) entre outros. Analisando os resultados da pesquisa, observou-se que a professora de Geografia está sempre disposta a realizar uma aula diferente, utilizando-se dos recursos tecnológicos para expor documentários e filmes para melhorar o entendimento do conteúdo exposto, no intuito de melhorar o processo de ensino/aprendizagem. E os alunos demonstraram satisfação com a metodologia utilizada pela professora, mesmo que muitos ainda sim tiram dificuldade em lidar com as novas tecnologias, a grande maioria afirma que a utilização de recursos tecnológicos melhora o entendimento dos conteúdos. Contudo, sabemos que o uso das novas tecnologias em sala de aula ainda é um desafio para muitas escolas, pois nem todas as escolas possuem equipamentos destinados ao uso de tecnologias em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleO ensino de geografia e as novas tecnologias.pt_BR
dc.date.issued2016
dc.description.abstractThe purpose of this research is to analyze the importance of new technologies to the teaching and learning process on geography classes in the class 2 nd “A” (high school) that belongs to the Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Joaquim Lacerda Leite, city of São José de Piranhas it will also investigate the challenges that the geography teacher faced as a result of the implementation of new technologies on teaching-learning process, identify whether new technological resources are being or not used in the classroom; and verify the teacher and students’ satisfaction around the use of new technologies. Thus, for this research used the qualitative and quantitative method, which investigated through questionnaires and observations as they are being used new technologies in the teaching of geography in class of 2nd Year "a". in this method, performed a descriptive study , using literature searches, with the theoretical support references as Almeida (2007), Brazil (1994); Castrogiovanni (2007); Freire (1996); Moran (2000); Pontuschka (2009); Santos (2012) among others. Analyzing the results of the research, it was observed that the geography teacher is always willing to perform a different class, using the technological resources to expose documentaries and films to improve the understanding of the above content, in order to improve the teaching process /learning. And the students were satisfied with the methodology used by the teacher, even though many still sintiram difficulty dealing with new technologies, the majority states that the use of technological resources improves the understanding of the content. However, we know that the use of new technologies in the classroom is still a challenge for many schools, because not all schools have equipment for the use of technology in the classroom.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10201
dc.date.accessioned2019-12-16T11:21:50Z
dc.date.available2019-12-16
dc.date.available2019-12-16T11:21:50Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectTecnologia - ensino de geografiapt_BR
dc.subjectGeografia - novas tecnologiaspt_BR
dc.subjectAula de geografia - recursos tecnológicospt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectTechnology - Geography Teachingpt_BR
dc.subjectGeography - New Technologiespt_BR
dc.subjectGeography class - technological resourcespt_BR
dc.subjectTeaching practicespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Jackeline Oliveira da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of geography and new technologies.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Jackeline Oliveira da. O ensino de geografia e as novas tecnologias. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JACKELINE OLIVEIRA DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2016.pdfJackeline Oliveira da Silva. TCC. Licenciatura em Geografia.2016.271.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.