Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10216
Title: Um olhar sobre a dimensão educativa do cordel na geografia escolar: rimas que encantam, versos que ensinam.
Other Titles: A look at the educational dimension of the cord in school geography: rhymes that enchant, verses that teach.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Gizelia Ferreira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Josué Pereira da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRAGA , Elinaldo Menezes.
Keywords: Geografia e literatura de cordel;Ensino de geografia;Meio ambiente e literatura de cordel;Cordel Geography & Literature;Geography Teaching;Cordel literature and environment
Issue Date: 15-Apr-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Gizelia Ferreira da. Um olhar sobre a dimensão educativa do cordel na geografia escolar: rimas que encantam, versos que ensinam. 2015. 105f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo objetiva propor a utilização da literatura de cordel como instrumento didático-metodológico no ensino de Geografia. O cordel é uma literatura da poesia popular narrativa, rimada, impressa em livretos que difundem informações sobre diversos temas. Temas de cunho social e ambiental podem ser utilizados para a discussão e compreensão das categorias da Geografia, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem nesta disciplina. No decorrer da pesquisa, evidenciamos a possibilidade do estabelecimento de canais para a construção de novos saberes, através da interface entre o conhecimento escolar e o saber popular das narrativas. O objeto de estudo deste trabalho contempla quatro cordéis que tratam da temática ambiental analisando a sua importância na dimensão educativa, com outras produções científicas. Os temas apresentados nos cordéis foram contextualizados com os conteúdos escolares, referentes às questões ambientais. Correlacionando os textos dos cordéis aos conteúdos escolares foi possível apresentar e indicar propostas didáticas ao ensino de Geografia. A partir dos folhetos analisados, podemos evidenciar a dimensão interdisciplinar da poesia popular, sua potencialidade e viabilidade de uso em sala de aula, ao complementar e enriquecer as discussões dos conteúdos dos livros didáticos.
Abstract: This work aims to propose the use of Cordel literature as a didactic-methodological tool for teaching geography. Cordel is a popular narrative and rimed poetry, about diverse themes, printed in booklets. Themes about social and environmental issues might be used for the discussion and understanding of the Geography categories, contributing to the classes of this discipline. During this study, we evidenced the possibility to create links between the school and popular knowledge in the construction of new knowledge. The object of this study was four Cordel booklets which address environmental issues, analyzed together with other scientific productions. Correlating the Cordel booklets with the environment school subjects, we pointed out didactic proposals for using this material. Our analysis highlight the potential and viability use of the popular poetry from Cordel booklets to complement and enrich the scholar textbooks and as a tool for interdisciplinary classrooms.
Keywords: Geografia e literatura de cordel
Ensino de geografia
Meio ambiente e literatura de cordel
Cordel Geography & Literature
Geography Teaching
Cordel literature and environment
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10216
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GIZELIA FERREIRA DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2015.pdfGizelia Ferreira da Silva. TCC. Licenciatura em Geografia.2015.1.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.