Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10216
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, G. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1739000367042332pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Josué Pereira da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, J. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3157220705775685pt_BR
dc.contributor.referee1DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.referee2BRAGA , Elinaldo Menezes.
dc.description.resumoEste estudo objetiva propor a utilização da literatura de cordel como instrumento didático-metodológico no ensino de Geografia. O cordel é uma literatura da poesia popular narrativa, rimada, impressa em livretos que difundem informações sobre diversos temas. Temas de cunho social e ambiental podem ser utilizados para a discussão e compreensão das categorias da Geografia, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem nesta disciplina. No decorrer da pesquisa, evidenciamos a possibilidade do estabelecimento de canais para a construção de novos saberes, através da interface entre o conhecimento escolar e o saber popular das narrativas. O objeto de estudo deste trabalho contempla quatro cordéis que tratam da temática ambiental analisando a sua importância na dimensão educativa, com outras produções científicas. Os temas apresentados nos cordéis foram contextualizados com os conteúdos escolares, referentes às questões ambientais. Correlacionando os textos dos cordéis aos conteúdos escolares foi possível apresentar e indicar propostas didáticas ao ensino de Geografia. A partir dos folhetos analisados, podemos evidenciar a dimensão interdisciplinar da poesia popular, sua potencialidade e viabilidade de uso em sala de aula, ao complementar e enriquecer as discussões dos conteúdos dos livros didáticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleUm olhar sobre a dimensão educativa do cordel na geografia escolar: rimas que encantam, versos que ensinam.pt_BR
dc.date.issued2015-04-15
dc.description.abstractThis work aims to propose the use of Cordel literature as a didactic-methodological tool for teaching geography. Cordel is a popular narrative and rimed poetry, about diverse themes, printed in booklets. Themes about social and environmental issues might be used for the discussion and understanding of the Geography categories, contributing to the classes of this discipline. During this study, we evidenced the possibility to create links between the school and popular knowledge in the construction of new knowledge. The object of this study was four Cordel booklets which address environmental issues, analyzed together with other scientific productions. Correlating the Cordel booklets with the environment school subjects, we pointed out didactic proposals for using this material. Our analysis highlight the potential and viability use of the popular poetry from Cordel booklets to complement and enrich the scholar textbooks and as a tool for interdisciplinary classrooms.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10216
dc.date.accessioned2019-12-16T15:37:05Z
dc.date.available2019-12-16T15:37:05Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeografia e literatura de cordelpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectMeio ambiente e literatura de cordelpt_BR
dc.subjectCordel Geography & Literaturept_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectCordel literature and environmentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Gizelia Ferreira da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA look at the educational dimension of the cord in school geography: rhymes that enchant, verses that teach.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Gizelia Ferreira da. Um olhar sobre a dimensão educativa do cordel na geografia escolar: rimas que encantam, versos que ensinam. 2015. 105f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GIZELIA FERREIRA DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2015.pdfGizelia Ferreira da Silva. TCC. Licenciatura em Geografia.2015.979.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.