Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10224
Title: A metodologia de ensino de geografia: um estudo sobre as contribuições metodológicas de Delgado de Carvalho.
Other Titles: The teaching methodology of geography: a study on the methodological contributions of Delgado de Carvalho.
???metadata.dc.creator???: Souza, Fabrício Ribeiro de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.
Keywords: Ensino de geografia;Geografia - metodologia de ensino;Delgado de Carvalho, metodologia de ensino;Geography Teaching;Geography - teaching methodology;Delgado de Carvalho, teaching methodology
Issue Date: 12-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Fabrício Ribeiro de. A metodologia de ensino de geografia: um estudo sobre as contribuições metodológicas de Delgado de Carvalho. 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho contempla o tema metodologia de ensino de geografia e as contribuições metodológicas de Delgado de Carvalho. Tendo como base sua obra Methodologia do Ensino Geographico do ano de 1925. Trata-se de uma reflexão acerca da importância de se discutir o ensino de geografia e suas metodologias pautando-se nas propostas de Delgado de Carvalho que são tão influentes e presentes no cotidiano nas escolas do Brasil, que, ganhou força a partir da introdução da geografia moderna nas primeiras décadas do século XX. A escolha do tema surgiu da necessidade de se pensar a importância da metodologia de ensino, destacar o quanto Carvalho fora importante nessas questões e refletir sobre outras discussões que aportem os assuntos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, formação docente e espaços físicos escolares. Percebemos que o gostar e o aprender geografia não se limita apenas aos tipos de metodologias, mas, nas formas como são aplicadas, estas questões estão muitas vezes ligadas mais à formação docente, à estrutura da escola e a outros demais fatores que podem influir no processo de aprendizagem dos alunos. A introdução da geografia moderna no início do século XX significou importante período de transformações e renovações para a geografia escolar no Brasil, principalmente no que se refere à modernização do currículo de geografia, e como também, das metodologias de ensino. O caminho metodológico que caracteriza esta pesquisa parte de um levantamento bibliográfico em livros, artigos e principalmente na obra de Carvalho: Methodologia do Ensino Geographico-1925, que permitiu analisar, discutir, destacar e refletir a relevância da metodologia de ensino, que a partir de Delgado a geografia ganhou com uma série de métodos notáveis para o ensino desta disciplina. Contudo, nem sempre é preciso inovar ou apresentar metodologias inéditas em sala de aula para o êxito da aprendizagem em qualquer que seja a matéria escolar. O sucesso reside no conjunto de boa formação docente e bons recursos didáticos, que somados a metodologia aplicada e/ou adotada teremos uma aprendizagem mais efetiva.
Abstract: This work contemplates the theme methodology of geography teaching and the methodological contributions of Delgado de Carvalho. Based on his work Methodologia do Ensino Geographico of the year 1925. It is a reflection about the importance of discussing the teaching of geography and its methodologies based on the proposals of Delgado de Carvalho that are so influential and present in the daily life in Brazilian schools, which gained strength from the introduction of modern geography in the first decades of the twentieth century. The choice of topic arose from the need to think about the importance of teaching methodology, highlight how much Carvalho was important in these issues and reflect on other discussions that contribute to the issues related to the teaching-learning process, teacher training and school physical spaces. We note that the enjoyment and learning of geography is not only limited to the types of methodologies but, in the ways they are applied, these issues are often linked more to teacher training, school structure and other factors that may influence the process of student learning. The introduction of modern geography in the early twentieth century meant an important period of transformation and renewal for school geography in Brazil, especially in what concerns the modernization of the geography curriculum, as well as of teaching methodologies. The methodological path that characterizes this research starts from a bibliographical survey in books, articles and mainly in the work of Carvalho: Methodologia do Ensino Geographico-1925, that allowed to analyze, to discuss, to highlight and to reflect the relevance of the methodology of teaching, that from Delgado the geography won with a number of remarkable methods for teaching this discipline. However, it is not always necessary to innovate or present new methodologies in the classroom for the success of learning in whatever school matter. The success lies in the set of good teacher training and good didactic resources, which added to the methodology applied and / or adopted will have a more effective learning.
Keywords: Ensino de geografia
Geografia - metodologia de ensino
Delgado de Carvalho, metodologia de ensino
Geography Teaching
Geography - teaching methodology
Delgado de Carvalho, teaching methodology
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10224
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABRÍCIO RIBEIRO DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2018.pdfFabrício Ribeiro de Sousa. TCC. Licenciatura em Geografia.2018.489.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.