Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10226
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1IDPESSOA, Rodrigo Bezerra.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290402081480027pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Micaelle Amancio da.
dc.contributor.referee2ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo discutir a visibilidade e representação da África por meio do livro didático de Geografia do Ensino Fundamental sob a ótica da temática racial após a implementação da Lei 10.639/2003, a qual tornou obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira, com o propósito de abordagem do conteúdo África nos livros didáticos de Geografia na construção do conhecimento cultural africano. A Lei 10.639/2003 caracteriza uma conquista de suma importância no sentido de resistência e luta por reparação, direitos, e respeito para com a história e a diversidade cultural da população negra do país, sendo a principal legislação educacional vigente voltada para o combate ao racismo. Para se ajustar a nova realidade, os livros didáticos tiveram que excluir qualquer tipo de incitação ao racismo, sendo assim, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) ficou com a responsabilidade de analisar as obras destinadas às salas de aula. Foram analisados os critérios estabelecidos pela lei com relação ao conteúdo África em um exemplar destinado ao 8° ano do Ensino Fundamental, publicado no ano de 2015 ao qual este livro pertence à coleção Vontade de Saber Geografia da autora Neiva Torrezane. Por meio da pesquisa constatou-se que o livro de Geografia apresenta contradições à Lei e a resenha do livro didático deixando lacunas no que diz respeito às questões de combate ao racismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleDesfazendo estereótipos: uma nova abordagem da África nos livros didáticos de Geografia após a implementação da Lei 10.639/03.pt_BR
dc.date.issued2018-12-12
dc.description.abstractThis study aimed to discuss the visibility and representation of Africa through the textbooks of Geography of Elementary School from the point of view of racial themes after the implementation of Law 10.639/2003, which made it compulsory to teach African and Afro- Brazilian history and culture, with the purpose of approaching African content in the textbooks of Geography in the construction of African cultural knowledge. Law 10.639/2003 marks a major achievement in the sense of resistance and struggle for reparation, rights, and respect for the history and cultural diversity of Brazil’s black population, being the main educational legislation in order to combat racism. To adjust to the new reality, the textbooks had to exclude any kind of incitement to racism, so the Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) is responsible for supervising these educational books. We analized the changes about the African content in textbook for the 8th grade of Elementary School, published in 2015. Through this analyzes, it was verified that the Geography textbook presents contradictions to the Law 10.639/2003, and the PNDL review leaves gaps on the fight against racism.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10226
dc.date.accessioned2019-12-17T09:59:27Z
dc.date.available2019-12-17
dc.date.available2019-12-17T09:59:27Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeografia- livro didáticopt_BR
dc.subjectGeografia- ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectÁfricapt_BR
dc.subjectGeography- textbookpt_BR
dc.subjectGeography - Elementary Schoolpt_BR
dc.subjectLaw 10,639 / 2003pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Elisangela Ferreira da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUndoing Stereotypes: A New Approach to Africa in Geography Textbooks Following the Implementation of Law 10.639 / 03.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Elisangela Ferreira da. Desfazendo estereótipos: uma nova abordagem da África nos livros didáticos de Geografia após a implementação da Lei 10.639/03. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELISANGELA FERREIRA DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2018.pdfElisangela Ferreira da Silva. TCC. Licenciatura em Geografia.2018.519.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.