Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10227
Title: O estudo da cidade de Nazarezinho-PB a partir de fotografias: experiências de ensino-aprendizagem em Geografia no 6º ano do ensino fundamental.
Other Titles: The study of the city of Nazarezinho-PB from photographs: teaching-learning experiences in geography in the 6th grade fundamental.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Amanda Vieira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERREIRA, Joseane Abílio de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
Keywords: Geografia - ensino;Paisagem;Fotografias;Nazarezinho-PB;Geography - teaching;Landscape;Photographs
Issue Date: 6-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Amanda Vieira de. O estudo da cidade de Nazarezinho-PB a partir de fotografias: experiências de ensino-aprendizagem em Geografia no 6º ano do ensino fundamental. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho monográfico teve como objetivo principal, analisar a potencialidade da imagem fotográfica para o estudo da cidade de Nazarezinho-PB, com alunos do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria do Carmo Pedroza Mendes. Os procedimentos metodológicos resgataram estudos e discussões sobre o ensino de Geografia, paisagem e cidade, trabalho de campo. A metodologia do trabalho destaca o trabalho de campo em Geografia. Logo, houve observações das aulas de Geografia no 6º ano e realização de uma oficina pedagógica. O objetivo da oficina era conhecer e analisar através de imagens fotográficas a paisagem da cidade de Nazarezinho-PB. Os resultados foram satisfatórios, pois os alunos conheceram e analisaram as transformações das paisagens da cidade ao longo do tempo. Em virtude disso, chegamos à conclusão de que as imagens fotográficas como recurso didático auxiliam no processo de ensino-aprendizagem de Geografia e permitem um maior interesse nas aulas por parte dos alunos.
Abstract: The main objective of the present monographic work was to analyze the potential of the photographic image for the study of the city of Nazarezinho - PB, with students of the 6th year of the Municipal School of Primary Education Maria do CarmoPedroza Mendes. The methodological procedures rescued studies and discussions on the teaching of Geography, landscape and city, field work. The methodology of the work highlights the fieldwork in Geography. Right after, there were observations of the Geography classes in the 6th year and the realization of a pedagogical workshop. The objective of the workshop was to know and analyze through photographic images the landscape of the city of Nazarezinho - PB. The results were satisfactory, because the students knew and analyzed the transformations of the city's landscapes over time. By virtue of this, we conclude that the photographic images as a didactic resource assist in the teaching-learning process of Geography and permit a greater interest in the classes by the students.
Keywords: Geografia - ensino
Paisagem
Fotografias
Nazarezinho-PB
Geography - teaching
Landscape
Photographs
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10227
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMANDA VIEIRA DE SOUZA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2018.pdfAmanda Vieira de Sousa. TCC. Licenciatura em Geografia.2018. 4.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.