Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10231
Title: A mídia impressa (“O Jornal Mural”) no ensino de geografia: um estudo de caso no 8º ano do ensino fundamental II da E.E.E.F. Santa Maria Gorete .
Other Titles: The print media (“The Jornal Mural”) in the teaching of geography: a case study in the 8th grade of E.E.E.F. Santa Maria Gorete.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Ângela Maria de Lima da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ANSELMO, Maria da Glória.
???metadata.dc.contributor.referee2???: VASCONCELOS, Santiago Andrade.
Keywords: Ensino de Geografia - recursos midiáticos;Jornal impresso;Metodologia do ensino - uso do jornal impresso;Geografia - ensino fundamental;Mídia;Geography Teaching - media resources;Newspaper;Teaching Methodology - Use of the Printed Newspaper;Geography - Elementary School;Media
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Ângela Maria de Lima da. A mídia impressa (“O Jornal Mural”) no ensino de geografia: um estudo de caso no 8º ano do ensino fundamental II da E.E.E.F. Santa Maria Gorete. 2016. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente monografia tem como objetivo analisar as possibilidades de utilização das informações presentes no jornal impresso, como referência metodológica para a construção do conhecimento geográfico na sala de aula. A mesma discuti a importância dos recursos midiáticos, sua influência na sala de aula e suas possibilidades, buscando entender o processo de incorporação e utilização no ensino de Geografia, pois desde a construção da notícia até a chegada da mesma ao receptor, ela sofre influências de várias mediações, onde cada mediador utiliza suas próprias visões de mundo, logo é a mediação do professor, responsável pela construção do conhecimento a partir de um interdiscurso com a linguagem presente na mídia que irá contribuir para construção do conhecimento. A análise aqui empreendida se deu através da aplicação de questionários, bem como relatos da experiência do “jornal mural” desenvolvidos com os alunos do 8º ano “C” da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Maria Gorete, localizada em São José de Piranhas-PB, e os resultados obtidos por meio dessa prática pedagógica. Dialogando com os resultados podemos perceber que sendo o processo de ensino aprendizagem algo dinâmico que está em constantes mudanças faz-se necessário a ele incorporar novos recursos, a inserção do jornal impresso nas aulas de geografia possibilita aproximar os alunos da realidade na qual fazem parte e auxilia-los no entendimento da produção do espaço em suas diferentes escalas, promovendo a construção de conhecimentos geográficos.
Abstract: This monograph aims to analyze the possibilities of using the information in the printed newspaper as a methodological reference for the construction of geographical knowledge in the classroom. The same discussed the importance of media resources, its influence in the classroom and its possibilities, trying to understand the process of incorporation and use in the teaching of geography, because since the construction of the news until the arrival of the same to the receiver, it is influenced by several mediations, each agent uses its own views of the world, however it is the mediation of the teacher responsible for the construction of knowledge from a interdiscourse with this language in the media. This analysis undertaken was done through the use of questionnaires and reports the experience of the "wall newspaper" developed with the students of 8th grade "C" of the State Elementary School Santa Maria Gorete, located in São José de Piranhas-PB and the results obtained through this educational practice. Dialoguing with the results we can see that being the process of teaching learning something dynamic that is constantly changing it is necessary to him incorporate new features, the insertion of the printed newspaper in geography classes enables there is an approach students of reality in which they are part and assists them in understanding the production of space on different scales, promoting the construction of geographical knowledge.
Keywords: Ensino de Geografia - recursos midiáticos
Jornal impresso
Metodologia do ensino - uso do jornal impresso
Geografia - ensino fundamental
Mídia
Geography Teaching - media resources
Newspaper
Teaching Methodology - Use of the Printed Newspaper
Geography - Elementary School
Media
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10231
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANGELA MARIA DE LIMA DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2016.pdfAngela Maria de Lima da Silva. TCC. Licenciatura em Geografia.2016.934.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.