Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10231
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1IDALVES, C. C. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4727172806308807pt_BR
dc.contributor.referee1ANSELMO, Maria da Glória.
dc.contributor.referee2VASCONCELOS, Santiago Andrade.
dc.description.resumoA presente monografia tem como objetivo analisar as possibilidades de utilização das informações presentes no jornal impresso, como referência metodológica para a construção do conhecimento geográfico na sala de aula. A mesma discuti a importância dos recursos midiáticos, sua influência na sala de aula e suas possibilidades, buscando entender o processo de incorporação e utilização no ensino de Geografia, pois desde a construção da notícia até a chegada da mesma ao receptor, ela sofre influências de várias mediações, onde cada mediador utiliza suas próprias visões de mundo, logo é a mediação do professor, responsável pela construção do conhecimento a partir de um interdiscurso com a linguagem presente na mídia que irá contribuir para construção do conhecimento. A análise aqui empreendida se deu através da aplicação de questionários, bem como relatos da experiência do “jornal mural” desenvolvidos com os alunos do 8º ano “C” da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Maria Gorete, localizada em São José de Piranhas-PB, e os resultados obtidos por meio dessa prática pedagógica. Dialogando com os resultados podemos perceber que sendo o processo de ensino aprendizagem algo dinâmico que está em constantes mudanças faz-se necessário a ele incorporar novos recursos, a inserção do jornal impresso nas aulas de geografia possibilita aproximar os alunos da realidade na qual fazem parte e auxilia-los no entendimento da produção do espaço em suas diferentes escalas, promovendo a construção de conhecimentos geográficos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleA mídia impressa (“O Jornal Mural”) no ensino de geografia: um estudo de caso no 8º ano do ensino fundamental II da E.E.E.F. Santa Maria Gorete .pt_BR
dc.date.issued2016
dc.description.abstractThis monograph aims to analyze the possibilities of using the information in the printed newspaper as a methodological reference for the construction of geographical knowledge in the classroom. The same discussed the importance of media resources, its influence in the classroom and its possibilities, trying to understand the process of incorporation and use in the teaching of geography, because since the construction of the news until the arrival of the same to the receiver, it is influenced by several mediations, each agent uses its own views of the world, however it is the mediation of the teacher responsible for the construction of knowledge from a interdiscourse with this language in the media. This analysis undertaken was done through the use of questionnaires and reports the experience of the "wall newspaper" developed with the students of 8th grade "C" of the State Elementary School Santa Maria Gorete, located in São José de Piranhas-PB and the results obtained through this educational practice. Dialoguing with the results we can see that being the process of teaching learning something dynamic that is constantly changing it is necessary to him incorporate new features, the insertion of the printed newspaper in geography classes enables there is an approach students of reality in which they are part and assists them in understanding the production of space on different scales, promoting the construction of geographical knowledge.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10231
dc.date.accessioned2019-12-17T10:31:46Z
dc.date.available2019-12-17
dc.date.available2019-12-17T10:31:46Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografia - recursos midiáticospt_BR
dc.subjectJornal impressopt_BR
dc.subjectMetodologia do ensino - uso do jornal impressopt_BR
dc.subjectGeografia - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectGeography Teaching - media resourcespt_BR
dc.subjectNewspaperpt_BR
dc.subjectTeaching Methodology - Use of the Printed Newspaperpt_BR
dc.subjectGeography - Elementary Schoolpt_BR
dc.subjectMediapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Ângela Maria de Lima da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe print media (“The Jornal Mural”) in the teaching of geography: a case study in the 8th grade of E.E.E.F. Santa Maria Gorete.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Ângela Maria de Lima da. A mídia impressa (“O Jornal Mural”) no ensino de geografia: um estudo de caso no 8º ano do ensino fundamental II da E.E.E.F. Santa Maria Gorete. 2016. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANGELA MARIA DE LIMA DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2016.pdfAngela Maria de Lima da Silva. TCC. Licenciatura em Geografia.2016.934.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.