Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10236
Title: O uso da internet como recurso metodológico para o ensino de geografia nas escolas municipais da cidade de Cajazeiras-PB.
Other Titles: The use of the internet as a methodological resource for teaching geography in the municipal schools of Cajazeiras-PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, David Kennedy Tavares da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
Keywords: Geografia - ensino;Ensinagem;Métodos e ensino;Internet;Laboratórios de informática;Tecnologia;Geography- teaching;Teaching;Methods and teaching;Computer labs
Issue Date: 15-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, David Kennedy Tavares da. O uso da internet como recurso metodológico para o ensino de geografia nas escolas municipais da cidade de Cajazeiras. 2018. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Vivemos em uma sociedade mediada pelas tecnologias da informação onde muitos estão conectados, principalmente via internet. Sendo a internet capaz de congregar tudo e todos, seu uso é de importância diante do atual cenário da educação nacional, cenário este que busca melhorias nas formas de ensinar e aprender. Este trabalho surgiu das experiências vivenciadas nos estágios supervisionados em escolas públicas da cidade de Cajazeiras-PB, que nos inspiraram a nutrir um olhar mais atencioso para com a atual dinâmica escolar. Durante a vivência de cada etapa do Estágio Curricular Supervisionado em Geografia no período de fevereiro de 2016 a setembro de 2017, foi possível perceber que as escolas acolhedoras dispunham de laboratórios de informática, mas que durante o decorrer das atividades, não apresentavam sinais de usos por parte da comunidade escolar. Considerando a internet como facilitadora do processo de ensinagem, esse trabalho tem por objetivo investigar a existência e as formas de uso de laboratórios de informática na rede pública municipal de ensino da cidade de Cajazeiras-PB e, a partir destas o consequente uso da internet como ferramenta colaborativa no processo de ensinagem, nas aulas de Geografia. Selecionadas conforme o nível de ensino que trabalham, mapeamos as nove escolas da cidade que trabalham com os anos finais do fundamental, e em seguida, aplicamos dois modelos de questionários, um com os nove professores de Geografia e o outro com os nove gestores das respectivas escolas. Com os dados coletados, tratados e analisados e com o suporte teórico de vários autores, percebemos que nas escolas participantes da pesquisa o uso da internet como recurso metodológico é defasado, precisando assim, de um maior incentivo por parte da administração pública municipal. Sendo assim, a formação continuada acerca das TIC, a presença de técnicos nos laboratórios e recursos físicos em boas condições, são itens indispensáveis para que haja o uso da internet como recurso metodológico nas aulas de Geografia.
Abstract: We live in an information-mediated society where many are connected, mostly via the internet. As the internet is able to bring together all and all, its use is important in the current scenario of national education, a scenario that seeks improvements in ways of teaching and learning. This work emerged from the experiences of supervised internships in public schools in the city of Cajazeiras-PB, which inspired us to nurture a more attentive look at the current school dynamics. During the experience of each stage of the Supervised Geography Internship in the period from February 2016 to September 2017, it was possible to perceive that the welcoming schools had computer labs, but during the course of their activities they did not show signs of use by part of the school community. Considering the internet as a facilitator of the teaching process, this work aims to investigate the existence and the ways of using computer labs in the municipal public education network of the city of Cajazeiras-PB and, from these, the consequent use of the internet as collaborative tool in the teaching process, in Geography classes. Selected according to the level of education they work, we map out the nine schools in the city that work with the final years of the fundamental, and then apply two models of questionnaires, one with the nine teachers of geography and the other with the nine managers of the respective schools. With the data collected, treated and analyzed and with the theoretical support of several authors, we noticed that in the schools participating in the research, the use of the internet as a methodological resource is out of date, thus requiring a greater incentive from the municipal public administration. Thus, continuing training on TIC, the presence of technicians in laboratories and physical resources in good conditions, are indispensable items for the use of the internet as a methodological resource in Geography classes.
Keywords: Geografia - ensino
Ensinagem
Métodos e ensino
Internet
Laboratórios de informática
Tecnologia
Geography- teaching
Teaching
Methods and teaching
Computer labs
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10236
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAVID KENNEDY TAVARES DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2018.pdfDavid Kennedy Tavares da Silva. TCC. Licenciatura em Geografia.2018.1.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.