Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1024
Title: Contribuições de eco-inovações para a sustentabilidade da fruticultura de manga da região submédio São Francisco.
???metadata.dc.creator???: FARIAS, Adriana Salete Dantas de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA , Paulo César da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SICSÚ , Abraham Benzaquen.
???metadata.dc.contributor.referee3???: FREITAS , Lúcia Santana de.
???metadata.dc.contributor.referee4???: AZEVEDO, Pedro Vieira de.
Keywords: Eco-Inovações;IDS;Fruticultura de Manga;Região Submédio São Francisco;Eco-Innovations;Mango Production;Submédio São Francisco Region
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FARIAS, A. S. D. de. Contribuições de eco-inovações para a sustentabilidade da fruticultura de manga da região submédio São Francisco. 2014. 172 f. Tese (Doutorado em Recursos Naturais) – Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: A incorporação de eco-inovações nas atividades produtivas de uma empresa pode favorecer o alcance de benefícios econômicos, ambientais e/ou sociais. Tomando como referência as atividades agrícolas da fruticultura de manga desenvolvida na região Submédio São Francisco, que são realizadas, em grande medida, visando atender ao mercado externo, e que por isso necessitam ser realizadas de maneira eficiente e, ao mesmo tempo, devem observar critérios de qualidade para garantir a segurança do alimento e, critérios ambientais, para minimizar o impacto da atividade; considera-se que, a utilização de eco-inovações nas empresas produtoras de manga da região pode contribuir para a sustentabilidade dessa atividade. Nesse sentido, foi objetivo desta pesquisa analisar os benefícios das eco-inovações adotadas nas atividades de fruticultura de manga da região Submédio São Francisco e suas contribuições para a sustentabilidade dessa atividade agrícola. Para suportar as análises relativas, foram utilizados dois constructos: para identificação e tipificação de eco-inovações e de seus benefícios foi utilizada a tipologia de eco-inovações de Könnölä, Carrillo-Hermosilla e Gonzalez (2008); e, para analisar a sustentabilidade da fruticultura de manga da região, foi utilizada a metodologia de cálculo do Índice de Desenvolvimento Sustentável – IDS, de Sepúlveda (2008). A partir da adaptação desses modelos teóricos visando à aplicação nas atividades da fruticultura de manga, foi desenvolvido um instrumento de coleta de dados, tipo formulário semi-estruturado, para orientar as visitas a empresas do setor na região, a fim de coletar informações sobre as variáveis definidas para avaliação da relação entre adoção de eco-inovações e sustentabilidade dessa atividade agrícola. Foram visitadas dez empresas produtoras e exportadoras de manga para coleta de dados primários. De acordo com os parâmetros ou com a escala de ponderação definidos, esses dados foram submetidos a análises qualitativas e/ou quantitativas. Como resultados da aplicação do modelo de eco-inovações na fruticultura de manga da região Submédio São Francisco verificou-se que a quantidade de eco-inovações adotadas pelas empresas da pesquisa é baixa, em relação às possibilidades disponíveis nas cinco dimensões do modelo utilizado. O tipo de benefício das eco-inovações adotadas é predominantemente econômico. O resultado do índice do desenvolvimento sustentável- IDS para a fruticultura de manga na região, de 0,51, caracteriza o estado instável dessa atividade. Assim, verificou-se que há uma relação efetiva entre a presença de eco-inovações e o estado da sustentabilidade da fruticultura de manga na região porque, à medida que poucas eco-inovações foram adotadas, priorizando o alcance de benefícios econômicos, isso se refletiu na avaliação do IDS da atividade, que indicou o estado da fruticultura de manga na região como “instável”, em termos de sustentabilidade.
Keywords: Eco-Inovações
IDS
Fruticultura de Manga
Região Submédio São Francisco
Eco-Innovations
Mango Production
Submédio São Francisco Region
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências
Recursos Naturais
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1024
Appears in Collections:Doutorado em Recursos Naturais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADRIANA SALETE DANTAS DE FARIAS - TESE (PPGRN) 2014.pdf2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.